Como escalar processos logísticos? 6 dicas infalíveis

Aprenda a construir um negócio sustentável e competitivo por meio de processos logísticos escaláveis e eficientes.
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Você já pensou em produzir mais com menos? Esse pode ser o sonho de todo gestor de logística, mas construir processos logísticos escaláveis pode ser um desafio. Por onde começar, quais processos mudar, como capacitar os colaboradores são algumas das principais perguntas que podem surgir ao longo de um planejamento. 

Os processos logísticos podem ser considerados o coração da logística, por isso, encontrar maneiras de utilizá-los para atender as necessidades da empresa e dos clientes pode ser a maneira mais eficiente de crescer. 

Neste texto, reunimos algumas dicas práticas e infalíveis para ajudar você a manter a empresa competitiva, reduzindo custos e maximizando a produtividade. Confira!

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O que significa escalar uma empresa?

Muitos empreendedores e gestores querem construir um negócio escalável, mas afinal, o que é escalabilidade? 

Escalar uma empresa, nada mais é, do que um processo que aumenta a capacidade operacional de uma companhia. Em outras palavras, o conceito ilustra a capacidade que um negócio tem de crescer ou expandir usando a menor quantidade possível de recursos. Ou seja, cresce de maneira desproporcional aos custos.

Se faça uma pergunta: se o número de vendas do seu produto dobrasse amanhã, você conseguiria atender? Se a resposta for sim, provavelmente, o negócio é escalável. Simplificando, a escalabilidade acontece quando você pode aumentar a demanda de trabalho sem precisar investir. 

É possível escalar negócios do setor de logística e supply chain?

Geralmente, quando pensamos em aumentar o volume de demandas no setor de logística e supply chain, podemos nos referir a produtos físicos ou matérias-primas, o que afasta a ideia de escalabilidade vista para empresas nativas digitais que popularizaram o conceito. 

Por isso, quando a ideia é escalar empresas desse segmento, como transportadoras ou operadores logísticos, é preciso adaptar a ideia, pois ao pé da letra, seria necessário investir em infraestrutura, como um centro de distribuição maior ou até mais veículos, dependendo do caso. 

Nesse cenário, o que pode ser feito para escalar um negócio de logística é priorizar os processos logísticos, já que um dos maiores insumos do setor é o tempo. Ganhar produtividade e reduzir os custos são alguns dos maiores desafios das lideranças, que podem ser resolvidos por meio de processos escaláveis. 

Manter o prazo de entrega, realizar rotas inteligentes e manter uma boa experiência do cliente está sempre no topo da lista de prioridades, ao mesmo tempo, muitos armazéns têm tempos de espera altos, sem contar no layout do estoque ou processo de packing  pouco otimizados. 

Veículos parados e funcionários que perdem horas em atividades que poderiam ser aprimoradas significa desperdícios de recursos como tempo e dinheiro, pois isso, assim que entendemos que os processos são o coração da logística e podem ser escaláveis, é possível tornar uma empresa do setor de logística mais produtiva.

Como escalar processos logísticos na prática?

É quase impossível conciliar eficiência sem uma mentalidade de melhoria contínua. Portanto, as dicas práticas que separamos para te ajudar a criar processos escaláveis devem ser implementadas de maneira cíclica. Confira: 

Defina um processo para melhorar

Encontre um processo que esteja causando gargalos e ineficiências. O objetivo será desdobrar cada etapa e processo envolvido, entendendo os pontos mais problemáticos e quais devem ser melhorados. 

Faça um diagnóstico e elabore possíveis soluções

Após mapear os pontos fortes e fracos do processo, criando um diagnóstico detalhado, é hora de criar hipóteses e possíveis soluções para os problemas, como tempo de execução e falta de padronização. 

Implemente pequenas mudanças 

Uma vez que você compreendeu quais são os pontos de melhoria e estabeleceu um plano de ação com soluções, é hora de testar e entender se as hipóteses são verdadeiras. Não implemente uma transformação de ponta a ponta do processo, pelo contrário. Escolha alguma solução, implemente e valide (ou remodele), sempre coletando opiniões das pessoas diretamente envolvidas no processo.

Dica bônus

Lembre-se que o principal objetivo de escalar processos é fazer mais utilizando os mesmos recursos, seja tempo, dinheiro ou capital humano. Por isso, quando for propor melhorias e soluções, pense em maneiras de utilizar o que já tem disponível, principalmente de recursos tecnológicos para aprimorar as entregas da empresa.

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Dicas práticas para escalar processos logísticos

Automatize 

A automação ajuda a aumentar a eficiência, reduzir erros e liberar tempo dos funcionários para tarefas mais estratégicas. Um Sistema de Gestão de Armazéns (WMS) automatiza o controle de estoque e o gerenciamento de pedidos, reduzindo erros e melhorando a precisão.

Antes de implementar, avalie diferentes sistemas no mercado e escolha o que melhor se integra aos processos existentes. Além disso, é importante treinar a equipe para utilizar o sistema da melhor maneira, portanto, invista na criação de playbooks, capacitações e diálogos frequentes para entender como está ajudando e o que pode melhorar.

Aprimore a área de TI

A área de TI é essencial para gerenciar e escalar operações logísticas, afinal, os Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP) ajudam a integrar e automatizar diversos processos empresariais. Escolha um sistema que atenda as necessidades e implemente aos poucos, colhendo feedbacks dos funcionários e ajustando se necessário.

Além de ERP, utilizar big data pode fornecer insights valiosos sobre demandas futuras, além de otimização de rotas e gestão de estoques. Geralmente, ferramentas de análises são ideias para criar estratégias assertivas.

Otimize processos logísticos continuamente

A otimização contínua é crucial para manter a competitividade e a eficiência operacional. Adotar princípios de logística enxuta, também conhecida como Lean Logistics, ajuda a eliminar desperdícios e melhorar a eficiência dos processos. 

O primeiro passo é identificar áreas com desperdícios ou gargalos e implementar técnicas visando a melhoria contínua. Envolva o time no processo, afinal, eles estão envolvidos diariamente com a operação e podem identificar os pontos de dor mais facilmente, assim como eventuais soluções. 

Outra opção para otimizar processos é o método Kaizen, uma filosofia que ajuda a identificar oportunidades de melhoria contínua  e implementar mudanças incrementais. 

Faça uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos é um ponto central para uma gestão eficiente, principalmente porque garante a disponibilidade dos insumos e uma maior satisfação do cliente. Para mantê-la funcionando de maneira estratégica e harmoniosa, é interessante estabelecer relacionamento com fornecedores, visando a qualidade e o nível de serviço, como fez a Coca-Cola

Selecione parceiros e estabeleça um relacionamento com comunicação regular e transparente, priorizando sempre os mais altos padrões. Não deixe de diversificar as parcerias para não ficar restrito a um único fornecedor. 

Foque na sustentabilidade

Adorar práticas sustentáveis pode reduzir custos e ajudar a empresa a ganhar a preferência dos clientes, cada vez mais envolvidos em pautas de consumo consciente. Melhorar processos de logística reversa, criando um um sistema eficiente para a devolução de produtos, incluindo políticas claras e processos de reciclagem pode ser uma ótima maneira de ganhar eficiência operacional. 

Estabeleça colaborações e parcerias

Além de firmar parcerias com fornecedores, colaborar com outras empresas pode gerar economias e ganho de eficiência. Além de ser uma tendência da logística do futuro, a colaboração pode inspirar e despertar oportunidades de melhorias e boas práticas de logística, além de compartilhamento de recursos ou integração de rotas.

Para isso, busque parcerias com empresas que tenham necessidades similares, ocasionando compartilhamento de armazéns e transporte para reduzir custos. Escolha parceiros com boa reputação e experiência no setor, desenvolvendo mais inteligência de produto e mercado. 

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  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

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