Entrega rápida e preço justo. Hoje, os consumidores querem o melhor dos dois mundos, porém, é preciso entender as variáveis que envolvem a cobrança do frete para não sair no prejuízo.
Nesse artigo, você vai entender como calcular o frete de maneira economicamente viável, prezando pela qualidade da entrega e a experiência do cliente.
O frete impacta diretamente na conversão. Segundo pesquisa da Econsultancy, 40% dos entrevistados desistem da compra quando as informações de custo e de frete não estão óbvias ou de fácil acesso. Além disso, para 55% dos respondentes, os altos custos do frete são um fator determinante na hora de decidir pela compra ou não.
Portanto, para diminuir o abandono de carrinho no e-commerce, é fundamental entender como calcular o frete de maneira eficiente. Ademais, oferecer múltiplas opções de é essencial. Mais do que nunca, o cliente busca autonomia, praticidade e poder de escolha na hora da compra.
Do ponto de vista dos negócios, calcular o valor do frete é fundamental, impactando diretamente na competitividade, eficiência operacional e rentabilidade. Aqui estão algumas razões pelas quais calcular o frete é importante:
Fornecer informações claras sobre o custo do frete cria transparência e constrói confiança com os clientes.
A taxa de frete compreende ao transporte de mercadorias do ponto A ao ponto B e antes de pensar na melhor estratégia, é preciso entender alguns dos principais elementos que um operador logístico ou transportadora, consideram na hora de colocar essa conta no papel:
É importante destacar que o cálculo do frete pode ser feito pelas transportadoras e também pelos Correios. A lista acima contempla os elementos utilizados pela maioria das transportadoras. Já o cálculo feito pelos Correios considera os seguintes pontos:
Essas são as duas principais formas de calcular o frete.
A seguir, separamos o passo a passo de como você pode calcular o valor do frete:
Vamos considerar que você precisa despachar um produto que pesa 400 gramas, enviado em uma embalagem com as seguintes medidas: 19 x 14,5 x 10 cm.
Tanto os Correios quanto as transportadoras utilizam o peso cúbico em seus cálculos. A fórmula utilizada é:
Peso cúbico = Comprimento x Largura x Altura / 6000
Conta:
Peso cúbico = 19 x 14,5 x 10 cm / 6000
Peso cúbico = 2.755 / 6000
Peso cúbico = 0,4591 kg
Para calcular o frete, utilizamos o peso cúbico de 459g, maior que o peso bruto de 400g.
As transportadoras costumam cobrar um valor específico por quilômetro, e esse valor varia de acordo com o peso cúbico, taxas e seguro da mercadoria.
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Uma vez que você já tem as dimensões do pacote e a distância percorrida, pode orçar o valor do frete nos Correios e transportadoras.
Os Correios calculam o frete automaticamente, basta acessar a página de cálculo de preços e prazos de entrega da empresa e preencher as informações solicitadas – normalmente CEP de origem e destino, peso, formato e medidas do pacote e tipo de serviço (PAC, Sedex, carta registrada, Sedex 10 etc).
No caso das transportadoras, muitas utilizam calculadoras personalizadas ou fazem um orçamento para cada cliente utilizando sua própria tabela de preços – levando em conta os elementos que já citamos e que também podem variar de empresa para empresa.
Tanto os Correios quanto as transportadoras disponibilizam contratos específicos, que podem conter preços mais atrativos e serviços exclusivos.
Leia também: Como calcular o frete por km rodado [com passo a passo]
Como vimos, o valor do frete pode influenciar e muito na conversão, principalmente se tem um baixo custo para os consumidores. Essa demanda por economia foi um dos grandes impulsionadores do frete grátis, tática utilizada por empresas como a Amazon para conquistar os clientes.
Além do preço, a empresa fundada por Jeff Bezos é uma referência quando se trata de inovação na hora da entrega. Em 2023, a bigtech anunciou parcerias tecnológicas estratégicas para acelerar a entrega nas comunidades de São Paulo, e mais recentemente, começou a entregar produtos sem caixa para aumentar a eficiência.
Apesar de aumentar a preferência dos consumidores, o benefício do frete grátis deve ser pensado estrategicamente – não é para todos os produtos, nem para todas as situações de compra.
“Por exemplo, uma empresa de entrega de bebidas, tem um bar do lado do outro, a empresa enche um caminhão inteiro todos os dias para entregar nesse bar. É a melhor condição nessa região, vai rapidamente esvaziar o produto, frete grátis pode ser viável aqui. Agora, numa empresa de e-commerce, que faz uma entrega num bairro, outra entrega em outro bairro, tem poucas entregas. A conta dela já é mais difícil. Talvez agregando outros transportadores, mas é complexo”
Luiz Augusto Vergueiro, cofundador da ImLog e Diretor de Operações do Mercado Livre
Uma coisa é certa, o frete é importante para a empresa porque é importante para o consumidor. Independentemente da gratuidade ou não, saber calculá-lo é essencial para não perder vendas e ganhar a fidelidade dos consumidores.
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