5 dicas para contratar um bom operador logístico

Entenda o principal papel de um operador logístico, os benefícios de contratá-lo, e dicas para fazer a escolha mais adequada.
5 dicas para contratar um bom operador logístico

Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, encontrar um bom operador logístico é essencial para aumentar a produtividade da operação. 

A complexidade da Nova Logística exige qualidade, eficiência e agilidade, focando em reduzir os custos e maximizar os ganhos, sem perder de vista a satisfação do cliente final. Como equilibrar tantos pratos? 

Para ganhar a tão sonhada eficiência, contratar um operador logístico qualificado pode resultar em novas alavancas de crescimento, contribuindo para uma logística mais integrada.

A seguir, você vai entender o principal papel de um operador logístico, os benefícios de contratá-lo, além de cinco dicas que podem facilitar na hora da decisão. Confira!

O que são operadores logísticos? 

Desde a compra de insumos, a produção e o transporte, todas as pessoas e recursos envolvidos na logística fazem parte de um processo que deve ser bem administrado, buscando sempre diminuir eventuais falhas e alcançar os melhores resultados. 

É isso que operadores logísticos fazem! 

Resumidamente, operadores logísticos são empresas que prestam serviços e soluções de logística para outras empresas, contemplando todas as etapas da cadeia de suprimentos.

De maneira mais específica, o operador logístico é responsável pela etapa de movimentação dos insumos para indústria, que compreende a organização da armazenagem e do transporte em diferentes modais, mas, principalmente o modal rodoviário.

Principais benefícios da contratação 

Além de oferecer infraestrutura completa para atuar nas áreas de armazenagem e também de distribuição, um dos principais benefícios de um operador logístico é justamente sua ampla expertise, que passa a atuar em favor da sua empresa.

Alguns dos benefícios de contratar um operador logístico são: 

  • Mão de obra especializada e qualificada;
  • Processos estruturados;
  • Experiências de diversos nichos e segmentos de mercado;
  • Fluxo de demandas melhor;
  • Métodos que otimizam a operação;
  • Aumento da performance;
  • Redução de custos.

Vale pontuar que ao optar pela terceirização, é fundamental alinhar a decisão à sua estratégia de supply chain. 

Em geral, empresas que terceirizam processos logísticos desejam aumentar a eficiência ao mesmo tempo que focam seus esforços internos em outras necessidades.Nesse sentido, buscam minimizar riscos operacionais e focar em seu core business. 

No fim, a contratação ou não de um operador logístico depende das necessidades do negócio. 

5 dicas para contratar um bom operador logístico

Como vimos, contratar um bom operador logístico aumenta a produtividade da operação, no entanto, é preciso estar atento na hora da contratação. Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar na hora de contratar a empresa ideal! Confira: 

  1. Olhe para a credibilidade: além de conhecer o portfólio de serviços oferecidos, conhecer a opinião real de clientes (atuais e antigos) pode ser uma boa maneira de entender melhor a reputação da empresa antes de contratá-la. Visitar a operação e conhecer o time, comparando-os com outras opções é o ideal para tomar a melhor decisão.
  2. Verifique licenças e certificações: antes de tudo, é fundamental pesquisar se as licenças necessárias para operar estão em dia. Liberação de rodagens especiais e licenças municipais, são algumas das certificações imprescindíveis para a companhia.
  3. Busque por compatibilidade: além de buscar um serviço qualificado, é preciso procurar por um operador que comporte a estrutura do seu negócio, seja ela grande ou pequena. Verifique qualidade das instalações para armazenamento, quantidade de galpões,tamanho e perfil da frota etc. Nesse ponto, compatibilidade é a chave. 
  4. Não deixe de verificar o potencial de inovação: a tecnologia aumenta a eficiência operacional, por isso, é fundamental entender quais programas e softwares a empresa utiliza e que serão capazes de aperfeiçoar seus próprios processos.
  5. Olhe estrategicamente para a posição geográfica: uma localização estratégica melhora a distribuição, tornando o transporte mais prático e econômico. Na hora de contratar, certifique-se de que a empresa tem uma boa atuação em sua área, afinal, ajudará a escalar a operação.

Operador logístico tradicional x operador logístico digital 

A abordagem data-driven está ganhando cada vez mais espaço na Nova Logística, e essa visão também se aplica ao operador, que pode ter um viés mais tradicional ou não. 

Enquanto um perfil mais tradicional foca em operacionalizar o dia a dia, um perfil mais tecnológico pensa em melhorar os resultados através da automação e inteligência de dados.

Em outras palavras, o operador tradicional trabalha menos com inovação e tecnologia, enquanto o operador digital fortalece seu trabalho com dados, o que tende a resultar em decisões mais inteligentes e fundamentadas. 

Operador logístico é uma ótima opção para crescer de maneira sustentável

Um operador logístico atua administrando uma série de atividades complexas e interligadas, que muitas vezes uma empresa luta para gerenciar 100% sozinha. Afinal, se tornar líder de mercado exige processos ágeis e funcionais que nem sempre conseguem ter a prioridade necessária entre tantas atividades cotidianas.

Porém, antes de optar pela terceirização, estude seus processos e busque pela melhor alternativa. Quando a contratação é compatível, um operador logístico contribui para o crescimento sustentável do negócio, aumentando a economia e reduzindo falhas. 

Lembre-se, a Nova Logística, além de digital, é um ecossistema, ou seja, buscar parcerias estratégicas é essencial para expandir. 

Conheça a Imersão Executiva da ImLog e não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e sanar dúvidas diretamente com experts do setor!

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!