Sextou com Marcello Bernabe: perguntas e respostas sobre logística de produtos esportivos e mais

Sexta-feira é dia dos mentores da ImLog responderem perguntas dos nossos seguidores do Instagram. Confira as respostas do COO da Estoca também sobre desafios, tracking e estratégias de entrega.
Marcello Bernabe sextou
Marcello Bernabe, COO da Estoca e mentor da ImLog, responde as perguntas dos nossos seguidores do Instagram.

 


1) Qual seu maior desafio na logística?

O maior desafio é conseguir balancear as entregas rápidas, same day e next day, principalmente nos grandes centros, com SLAs de entrega com alto padrão e alta confiabilidade. Operar com 97% ou 98% de forma consistente todos os dias, sem altos e baixos, junto aos transportadores e parceiros, em todas as regiões do Brasil. Este é um desafio grande para manter o nível de satisfação dos clientes alto e as reclamações consequentemente baixas em todo o e-commerce.  

 

2) Pensando em embarcador: qual melhor tecnologia para usar no tracking de cargas? 

Para o embarcador que conta com parceiros, é importante ter um TMS, com tracking on-line de cargas integrado. A API tem atualizações e integrações mais rápidas e confiáveis com os parceiros. 

Quando for uma logística própria, com mais corpo e volume, é importante ter uma empresa de tracking on-line de roteirização para as entregas. Com o live tracking você consegue saber onde o veículo está, quando foi entregue a mercadoria, o status online e ter o comprovante de entrega digital, como a RoutEasy faz. Assim, você tem gestão rápida, monitoramento online, confiabilidade das informações, comprovante digital com foto, assinatura e, agora, até com voz. E API com status para ter dados dentro de casa para poder disponibilizar também aos clientes.         

 

3) Que estratégias você recomenda para fazer entregas mais rápidas?

Basicamente três estratégias. Uma é usar as lojas físicas como estoque avançado, no caso de quem é varejista. Isso significa que, em vez de manter todo o estoque em um centro de distribuição centralizado, algumas mercadorias são armazenadas em lojas físicas próximas aos clientes. A Centauro, por exemplo, tem uma loja em Goiânia que consegue entregar same day e next day. É uma estratégia super válida que a Magalu também utiliza.

A segunda é ter CDs próximos de centros urbanos, equipados com pontos de cross docking ou service centers, onde a carga é consolidada e distribuída para entrega rápida. Em grandes cidades, como São Paulo e Rio de Janeiro, as operações de cross docking geralmente ocorrem durante a madrugada, com as entregas sendo realizadas no mesmo dia ou em poucas horas.

A terceira estratégia envolve o uso de parceiros para encurtar as distâncias, principalmente rodando durante a madrugada ou usando transporte aéreo com maior capacidade de carga. Esses parceiros permitem que as mercadorias sejam compartilhadas e transportadas para regiões mais distantes, como o Nordeste ou o Sudeste, de forma mais rápida e eficiente. Além disso, a malha logística projetada para encurtar as distâncias entre os CDs e os pontos de entrega permite reduzir os prazos de entrega.

 

4) As cargas de produtos esportivos são muito visadas? Como garantir a segurança na logística de produtos esportivos?

Sim, produtos de marcas esportivas, como Nike, são visados e, por isso, tem um apelo de segurança importante. Por exemplo, a SBF, proprietária das marcas Centauro e Nike, possui uma logística própria que lida com riscos de segurança. Nesse sentido, é importante ter um sistema de tracking que permita monitorar a localização das cargas, além de contar com parceiros que possuam uma boa gestão de riscos e monitoramento, bem como tecnologias que garantam a segurança. Também há a blindagem elétrica, que ajuda a proteger as cargas. Mas vivemos num país em que o contexto de segurança é mais amplo.   

 

5) O que os clientes desse setor mais exigem?

Ao olharmos para o setor esportivo, podemos identificar alguns pilares que são fundamentais para os consumidores. De acordo com o NPS, a confiabilidade e a entrega são essenciais, sendo que o prazo de entrega é o fator mais determinante para a insatisfação dos clientes.

Outra questão é a qualidade do produto em si e como ele corresponde às expectativas em relação a cor, tamanho e modelo anunciados no site. Além disso, o preço também é um fator importante, tanto referente ao frete quanto ao produto.

Os clientes do setor esportivo são bastante exigentes e, à medida que o ticket médio dos produtos aumenta, ou quando eles possuem tecnologia agregada, as expectativas também crescem bastante.


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