A Logística Reversa tem conquistado espaço e reconhecimento em todo o mundo. Em 2022, as projeções indicavam que o mercado global de reversa atingiria a notável marca de US$ 664,9 bilhões e, até 2029, deve ultrapassar os US$ 954 bilhões, segundo dados do Statista.
Neste cenário, a Reverse Logistics Association é uma das principais organizações do mundo sobre o assunto, promovendo estudos, pesquisas e benchmarking sobre logística reversa. Operando desde 2002, a RLA tem-se concentrado cada vez mais na indústria do e-commerce, onde as devoluções ganham relevância. No início de 2023, a RLA foi adquirida pela NRF, que há anos organiza o maior evento de varejo do mundo.
Na semana passada, entre os dias 6 e 8 de fevereiro aconteceu em Las Vegas o evento mais importante do mercado de Logística Reversa em todo mundo, a RLA 2024. O evento abrange o tema nas mais diversas perspectivas como a da Indústria, varejo, liquidações etc. Contando com a presença de executivos dos principais players do setor como Amazon, Walmart, BestBuy, Mercado Livre, Dell, HP, entre outros.
Em 2023, apenas o mercado secundário de logística reversa dos EUA totalizou US$ 100 bilhões. A perspectiva geral compartilhada por todos os painelistas, desde executivos dos principais varejistas, indústrias, bem como pesquisadores de universidades que participaram, é que houve uma mudança relevante no comportamento do consumidor pós-pandemia e devido a esse novo comportamento, a logística reversa para o comércio eletrônico é uma condição que veio para ficar (e continuará a crescer).
A ImLog, em parceria com Fabio Escaleira, Head de Logística Reversa no Mercado Livre, acompanhou todo o evento e elaborou um conteúdo exclusivo repleto de insights sensacionais. Confira a seguir!
Do tratamento de dados a tecnologias emergentes como IA e machine learning, o setor está caminhando para uma automação cada vez maior.
Uma forte regulamentação vem definindo os responsáveis pelos dados dos clientes ao longo de toda a cadeia reversa, empurrando todos os players a investir em tecnologias e processos para eliminação de dados pessoais de clientes no processo de devolução. Esses dados vão desde simples fotos tiradas em celulares (que são posteriormente devolvidos), até dados complexos de servidores.
Os principais players estão buscando soluções para utilizar a multicanalidade com intuito de potencializar a taxa de recuperação para produtos de segunda vida. Inteligência artificial e machine learning são plenamente utilizados para definição de produtos que devem ir para reciclagem, venda por lote ou simplesmente voltar para a prateleira.
Proporcionalmente, estima-se que em 2023 houve o dobro de fraudes nas devoluções se comparado com 2018. Nesse cenário, o mercado está claramente dividindo os approaches para fraudes entre fraudadores eventuais – onde políticas e processos têm um papel central -, e fraudadores profissionais, onde novamente a AI e cruzamentos de dados complexos são a principal aposta.
Rentabilidade e otimização estão moldando o uso de tecnologias no setor, facilitando o processo de devolução e organização dos itens.
Muitas ferramentas de triagem as a service foram apresentadas na conferência. Os produtos observados tem bastante flexibilidade e podem ser utilizados para um grande range de categorias, desde celulares até roupas, por exemplo.
Começa a ser observada uma tendência para automatizar a triagem e grading de produtos altamente complexos como celulares, computadores e tablets. Além disso, esses robôs de triagem entregam no mesmo “pacote” processo de limpeza física e de dados para produtos de todas as marcas e fabricantes. Por enquanto, não estão claros os benefícios em termos de investimento vs custo operacional, mas em termos de qualidade, certamente aumentaria a confiança no processo.
Este é sem dúvida o campo onde a tecnologia parece estar mais desenvolvida. Fornecedores de liquidações, vendas por lotes e venda de produtos de segunda vida, correspondem a quase metade dos estandes presentes na feira. Inteligência Artificial e machine learning para definir o destino mais rentável para o produto parecem ser as novas fronteiras nessa área.
Este site utiliza cookies para proporcionar melhor desempenho.
Saiba Mais