Veículo elétrico pode ter causado incêndio em navio transportando quase 3.000 carros

Incêndio levanta debate sobre maneiras mais seguras de transportar carros, visto que o incidente ocorrido na costa holandesa foi o mais recente de vários incêndios em transportes de automóveis nos últimos anos.
navio de carga pegando fogo na costa da holanda.

Na noite do dia 25/07 um incêndio atingiu um cargueiro na costa holandesa com quase 3.000 veículos a bordo, matando um membro da tripulação e ferindo vários outros. As chamas espalharam-se rapidamente, forçando os tripulantes a pularem no mar enquanto faziam a rota da Alemanha para o Egito. 

A causa do incêndio ainda é desconhecida, mas um porta-voz da guarda costeira relatou que pode ter começado perto de um carro elétrico. Cerca de 25 dos 2.857 veículos transportados eram elétricos.

Diante do número crescente de incêndios em navios cargueiros, a Organização Marítima Internacional planeja avaliar novas medidas para navios que transportam veículos elétricos no próximo ano.

Regulamentação

Acidentes marítimos envolvendo embarcações de cargas estão cada vez mais comuns. Segundo o relatório Safety and Shipping Review, da companhia de seguros Allianz, 27 navios de carga foram perdidos em grandes incidentes em 2021 — e 357, na última década.

Novas regras podem levar anos para serem implementadas, mas podem incluir especificações sobre os tipos de extintores de água disponíveis em barcos e limitações na quantidade de bateria que pode ser carregada, o que afeta a inflamabilidade.

Uwe-Peter Schieder, marinheiro mestre e representante da Associação Alemã de Seguros contou que “carros elétricos queimam tanto quanto os carros com motor de combustão. Quando as baterias superaquecem e ocorre o chamado ‘descontrole térmico’, fica perigoso”. 

Além de perigoso para a tripulação, acidentes como esse podem causar danos ambientais difíceis de reparar. O cargueiro parado na Holanda está no Mar do Norte, próximo da ilha de Ameland. A região é considerada patrimônio mundial da UNESCO por abrigar mais de 10 mil espécies de animais aquáticos e terrestres. 

Múltiplos incidentes

O incidente em terras holandesas  foi o mais recente, mas nos últimos anos,  aconteceram vários incêndios envolvendo transportadoras de automóveis.

No início de julho, dois bombeiros de Nova Jersey morreram enquanto cinco se feriram tentando conter um  incêndio em um cargueiro que transportava centenas de veículos. O cargueiro, no entanto, não continha veículos elétricos.

Em fevereiro do ano passado, outro navio na costa das ilhas portuguesas pegou fogo, destruindo milhares de carros de luxo, alguns elétricos e com baterias de íon-lítio.

Enquanto a regulamentação não é definida, tomar medidas de segurança é vital para diminuir os riscos. Entre as principais medidas, a manutenção regular da embarcação, assim como vistorias, são essenciais.

Desenvolva as habilidades necessárias para lidar com a Nova Logística, repleta de desafios que ainda precisam ser superados. Conheça a Imersão Executiva da ImLog e aprenda com quem já fez parte dessa transformação na prática.

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!