G20: EUA, Índia, Arábia Saudita e UE anunciam acordo ferroviário e portuário 

Neste sábado (09/09), líderes globais anunciaram um acordo multinacional de ferrovias e portos ligando o Oriente Médio e o Sul da Ásia. As informações são do Money Times.
G20: EUA, Índia, Arábia Saudita e UE anunciam acordo ferroviário e portuário

O objetivo do acordo ferroviário e portuário é ligar os países do Oriente Médio por ferrovia e conectá-los à Índia por porto, ajudando o fluxo de energia e comércio do Golfo para a Europa, segundo autoridades dos EUA, reduzindo o tempo de transporte, custos e o uso de combustível.

Movimento estratégico por trás do acordo

O pacto surge como uma tentativa dos Estados Unidos de se apresentar como um parceiro e investidor alternativo para os países em desenvolvimento no grupo do G20, um contraponto ao Cinturão e Rota da China na infraestrutura global.

Conhecido pela sigla em inglês ICR, a iniciativa iniciada em 2013 construiu redes comerciais e de infraestrutura conectando a Ásia com a Europa e a África, dentro e fora das antigas rotas comerciais da Rota da Seda Marítima do século XXI.

Biden se referiu ao acordo como um  “grande negócio” que ligaria portos em dois continentes e levaria a um “Oriente Médio mais estável, mais próspero e integrado”. A parceria fortalece também os planos da Arábia Saudita para se tornar centro logístico global para Ásia, Europa e África.

Jon Finer, assessor adjunto de segurança nacional dos EUA, disse que o pacto beneficiará os países de baixa e média renda da região e possibilitará um papel fundamental para o Oriente Médio no comércio global. 

Um memorando de entendimento para o acordo ferroviário e portuário estava previsto para ser assinado pela União Europeia, Índia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, EUA e outros parceiros do G20.

Quer saber mais sobre a Logística do Agora? Conheça a Imersão Executiva da ImLog e aprenda com quem já fez parte dessa transformação na prática.

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!