A caixa de correio inteligente que facilita a entrega de encomendas na França

Conheça a BoksOne: a caixa de correio inteligente que facilita a vida dos consumidores e a entrega de encomendas na França.
Um homem colocando uma encomenda em uma caixa de correio inteligente da BoksOne.

Quem nunca passou pela situação de comprar algo pela internet e não estar em casa na hora da entrega? Ou de ter que ir até uma agência dos Correios ou uma loja parceira para retirar o seu pacote? Ou pior, ter a sua encomenda roubada ou extraviada por falta de segurança na sua caixa de correio?

Com o aumento do comércio eletrônico e dos desafios logísticos de inúmeras operações, muitas pessoas enfrentam esses problemas diariamente. E foi pensando em resolver esses inconvenientes que dois franceses criaram uma solução simples, mas inovadora: uma caixa de correio inteligente com um sistema de travamento digital e um tamanho maior.

Uma caixa de correio adaptada aos novos hábitos de consumo

Olivier de Rodellec e Adrien Oksman são os inventores da BoksOne, uma caixa de correio que tem quatro vezes o tamanho de uma caixa padrão e custa €359. Eles tiveram a ideia em 2016, quando perceberam que recebiam cada vez menos cartas e cada vez mais pacotes, e que as caixas convencionais não eram adequadas.

De acordo com Oliver, a dor de receber avisos dos Correios ou ter que se deslocar até lojas conveniadas para buscar as suas encomendas – o que geralmente significava correr para chegar antes que elas fechassem – gerou o insight de que essa poderia ser uma grande oportunidade de negócio.

Nesse sentido, a BoksOne funciona com um aplicativo que gera um código único a cada compra online. Esse código pode ser colado nas informações de entrega e impresso na etiqueta do pacote. Quando o entregador chega, ele digita o código no teclado da BoksOne e deposita a encomenda. O destinatário pode abri-la usando o teclado, o Bluetooth (via aplicativo) ou uma chave tradicional.

Além disso, é possível convidar familiares para usar a sua caixa de correio inteligente ou dar acesso temporário a um vizinho, já que ela não precisa de conexão elétrica ou wifi.

Uma solução segura e sustentável

As caixas de correio padrão na França, que vêm com chaves fornecidas aos funcionários dos Correios e às empresas de entrega confiáveis, estão disponíveis em todas as agências postais por €63.

No entanto, cada vez mais o tamanho tradicional (de 30cm x 30cm x 41cm) é pequeno demais para os pacotes recebidos. Além disso, a ampla disponibilidade de chaves para abri-las pode causar problemas de segurança.

Muitos moradores de Paris, por exemplo, reclamam que ladrões furtam as encomendas das fileiras de caixas encontradas na entrada de muitos prédios.

A BoksOne, por outro lado, é 5 vezes maior que uma caixa de correio tradicional e recebe mais de 97% das encomendas de e-commerce, sendo conectada e estando acessível a 100% das operadoras francesas, trazendo segurança e comodidade para os consumidores, graças a sua fechadura elétrica de alta segurança (com resistência a até 300kg de tração) e um sistema de criptografia assimétrica.

 Além disso, ela dispõe de um sistema de devolução integrada que permite fazer a logística reversa (trocas e devoluções) sem sair de casa, a partir do seu dispositivo móvel.

“A empresa precisa de um lugar onde possa receber facilmente as encomendas e onde os clientes possam, se quiserem, retirar os seus produtos. É aí que entramos.” – enfatizou Oliver.

A BoksOne não está sozinha neste mercado

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!