O transporte de cana-de-açúcar das fazendas até as usinas ganhou uma nova opção de equipamento. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) autorizou a transformação do rodotrem de nove eixos e 74 toneladas em super rodotrem de 11 eixos e 91 toneladas, através da Deliberação Nº 267.
A mudança exige a instalação de mais dois eixos no chassi plano do implemento, além de freios com ABS. O objetivo é aumentar a capacidade de carga e reduzir o número de viagens.
Requisitos necessários para os modelos em circulação
No entanto, o super rodotrem tem restrições para circular nas estradas. Ele precisa de Autorização Especial de Trânsito (AET), renovada anualmente, e só pode percorrer até 80 quilômetros entre a origem e o destino.
Além disso, ele deve trafegar apenas em vias com várias faixas de rolagem, à noite e com baixo fluxo de veículos. Em caso de pane, o veículo deve ser removido em até 24 horas.
O super rodotrem também tem limites de velocidade e ultrapassagem. Ele não pode passar dos 60 km/h e deve manter uma distância mínima de 300 metros dos demais veículos do mesmo tipo. A composição tem 4,40 m de altura e entre 28 m e 30 m de comprimento.
Por isso, ela requer um cavalo-mecânico com tração 6×4 e potência igual ou superior a 518,7 cv, conforme a relação peso-potência estabelecida pelo Inmetro.
Algumas marcas já oferecem modelos adequados para essa operação, como Scania, Volvo e Mercedes-Benz.
O Scania G 540 6×4 tem motor de seis-cilindros em linha com 540 cv e caixa automatizada Opticruise de 14 marchas.
O Volvo FMX 540 6×4 também tem motor de seis-cilindros em linha com 540 cv, mas caixa automatizada I-Shift de 12 marchas.
Já o Mercedes-Benz Arocs 3353 S tem motor de seis-cilindros em linha com 530 cv e caixa automatizada Powershift de 12 marchas.
O super rodotrem é uma alternativa para aumentar a eficiência do transporte de cana-de-açúcar, um dos principais produtos agrícolas do Brasil.
Segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), na safra 2020/2021 foram produzidas cerca de 665 milhões de toneladas de cana no país.
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Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
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