A NRF 2024 chegou ao fim, mas as atrações do evento vão permanecer com o público ao longo de todo o ano. A feira que aconteceu entre os dias 14 e 16 de janeiro encerrou mais uma edição, e como de costume, encantou o público com as tendências e tecnologias mais disruptivas do setor de varejo.
Com mais de 175 painéis e cerca de 1200 expositores, grandes nomes do mercado apresentaram soluções inovadoras, além de compartilharem visões estratégicas essenciais para os próximos anos.
Leia também: NRF 2024: principais insights do primeiro dia de evento
A Imlog, em parceria com Caio Reina, CEO da RoutEasy, que está acompanhando o evento, trouxe um compilado com os principais highlights do segundo dia de evento, repleto de projetos sensacionais. Confira a seguir!
Soluções que fortalecem a conexão com o cliente tiveram destaque. O Google apresentou a AI generativa para fortalecer o relacionamento com o cliente, além de um novo Duet AI, um co-pilot para aumentar a produtividade das atividades de backoffice.
A parceria entre Walmart e Wing (propriedade da ALPHABET), também foi um marco durante o segundo dia da feira. Com a colaboração, será possível disponibilizar entregas de mercadorias via drones para os moradores de Dallas, nos Estados Unidos, ainda esse ano, contemplando cerca de 1,8 milhão de casas.
A Amazon também vem usando a tecnologia para integrar muito dos seus serviços, desde as soluções de entrega para e-commerce, passando por carrinhos de compras com automação de check-out até um conjunto de outras soluções de produtos específicos, em sua maioria, de outras startups de nicho adquiridas pela empresa.
Entre inúmeras soluções nichadas, a SAP apresentou um projeto que ajuda no trackeamento dos resultados de mídia em marketing de influência, possibilitando ter o resultado do engajamento medido e o acompanhamento dos investimentos.
Listada na Nasdaq e mirando crescer no mercado norte-americano, a VTEX apresentou um forte posicionamento, despontando como um dos principais players para soluções de e-commerce. Além de ter um stand central no evento, a empresa liderada por Mariano Gomide fez um evento exclusivo no Glasshouse com a presença do ícone do basquete Magic Johnson.
Durante o evento, foi possível observar diferentes aplicações da tecnologia, voltadas principalmente para a automação.
A empresa Sensei apresentou um conceito de automação com baixo atrito chamado autonomous store – um conjunto de câmeras internas utilizadas para fazer o tracking das pessoas na loja e sensores de pressão nas prateleiras para saber quando um produto foi pego.
Outro tema que ganhou destaque no segundo dia do evento foi a evolução do carrinho de mercado automático. Com uma solução externa para contagem dos produtos usando imagem learning, essa abordagem resulta numa experiência personalizada, afinal, é capaz de identificar por onde o cliente andou e quanto tempo permaneceu na loja.
Visando o varejo, a Microsoft apresentou uma automação de picking para aplicações em e-commerce através da Robotics. Um ponto interessante é a redução de custo que esse tipo de tecnologia proporciona: por 9 mil dólares é possível adquirir um sistema para 500 SKUs.
A visão computacional permite que os varejistas identifiquem e rastreiem dados demográficos, emoções e comportamento dos clientes na hora da compra online.
A Cisco apresentou uma solução que reconhece gênero, idade e outras informações de perfil. Seguindo a mesma linha de análise comportamental, a Adyen consegue proporcionar uma experiência personalizada de data-set oferecendo insights pontuais e especializados para os clientes durante sua navegação. A visão computacional também vem sendo utilizada no check-out pela empresa Lines.
Outro conceito que chamou a atenção foi o da Amazon Go. Chamada atualmente de walk store, utiliza a visão computacional para gestão de produtos em exposição.
A realidade aumentada é uma tecnologia que vem sendo amplamente adotada pelas empresas. Na feira, os destaques foram para a aplicação dos jogos Pokemon Go no varejo, e a XR Experience Reality, uma evolução da realidade aumentada apresentada pela Svarmoni.
Outras aplicações podem ser feitas, como um pickup capaz de acelerar os processos de fulfillment e a gestão de demanda através da previsão do tempo.
No espaço food service do evento, a robótica se fez presente com braços mecânicos robotizados para organização de produtos e atividades repetitivas. Teve até máquinas específicas para preparação de hambúrgueres, sem contar nos braços robotizados que fritavam batatas.
Um gigante americano do varejo também faz sua estreia como empresa de tecnologia. O Walmart entra no mundo do SaaS distribuindo sua plataforma proprietária conhecida como GoLocal, com soluções que possibilitam aos pequenos varejistas ofertar a compra online e retirada nas lojas.
O Walmart GoLocal oferece ampla cobertura dos EUA, especialmente áreas suburbanas e rurais, além de opções de entrega flexíveis (expressa, programada, no mesmo dia, grande e volumosa).
Este site utiliza cookies para proporcionar melhor desempenho.
Saiba Mais