Shopify transfere negócios de logística para a Flexport

Com essa aliança, a Shopify receberá ações que representam cerca de 13% de participação na Flexport, buscando competir com rivais do comércio eletrônico, como Amazon e Walmart.
Shopify fachada
Shopify fachada

A Shopify anunciou nesta quinta, 4/5, a venda de sua unidade logística para a Flexport, empresa de tecnologia focada em supply chain.

A unidade inclui a startup de entrega de última milha Deliverr, que a Shopify comprou em maio passado por US$ 2,1 bilhões, sua maior aquisição da história.

Como parte do acordo, a Shopify receberá ações que representam cerca de 13% de participação acionária na Flexport, “levando-nos a uma participação de alta de dois dígitos”, disse a empresa em comunicado.

O anúncio reforça a parceria entre ambas, tendo em vista que a Shopify busca competir com rivais do comércio eletrônico, como Amazon e Walmart.

Cada um no seu quadrado

Em fevereiro, ambas as marcas anunciaram uma parceria que concede aos comerciantes da Shopify acesso aos serviços de frete da Flexport, incluindo reserva de remessas internacionais de fornecedores para seus depósitos. A Flexport também conta com a Shopify como investidora.

O presidente da Shopify, Harley Finkelstein, disse em entrevista que, após embarcar em uma “missão paralela” para desenvolver os próprios negócios de atendimento e logística da empresa, ficou claro que poderia oferecer esses serviços de maneira mais eficaz integrando-se à Flexport.

“Isso permite que ambas executem o que fazem de melhor. Com a parceria, a Shopify pode voltar a desenvolver exclusivamente softwares para comércio eletrônico”, disse Finkelstein.

Uma das startups de logística mais valiosas

A Flexport, que liderou a lista CNBC Disruptor 50 do ano passado, tornou-se uma das startups de logística mais valiosas depois de levantar cerca de US$ 2,3 bilhões.

Os serviços de frete marítimo, aéreo, rodoviário e ferroviário tornaram-se ferramentas importantes para lidar com os gargalos de cadeia de suprimentos que abalaram a economia global no ano passado.

Vale lembrar que Flexport vem reforçando sua lista de executivos ex-Amazon, incluindo a contratação, em junho passado, do seu CEO, Dave Clark, que passou quase duas décadas na Amazon e construiu a unidade de transporte e logística da marca.

Clark disse em entrevista que a aquisição permitirá à Flexport aumentar a capacidade de envio que pode oferecer para comerciantes da Shopify e outras empresas on-line.

“A grande diferença entre o que vamos oferecer e o que a logística da Amazon ou talvez da Walmart oferecem é que não é apenas para um sistema, loja ou plataforma. Temos uma visão muito parecida com a da Shopify. Estamos falando do sucesso do comerciante e de nossos clientes, não nos importamos se eles vendem em suas lojas, na Amazon ou na Walmart”, disse Clark.

Provedor oficial de logística

A Flexport será o provedor oficial de logística da Shopify e um parceiro preferencial para o “Shop Promise”, um selo exibido nas listagens de comerciantes da Shopify que garante a entrega em um ou dois dias, semelhante à promessa de entrega Prime da Amazon.

A Shopify também manterá seu aplicativo Shopify Fulfillment Network, onde os vendedores gerenciam seu processo de logística.


Com informações da
CNBC.

Participe da próxima Imersão Executiva!

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia

Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*

*horários sujeitos a mudanças

Últimas notícias

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!