Brado registra recorde de 10 mil contêineres movimentados em agosto

A companhia movimentou mais de 100 mil contêineres em 2022, considerando sua atuação no mercado interno, exportação e importação. O resultado correspondeu a uma alta de 26% considerando o mesmo período de 2021.
brado-registra-recorde-de-10-mil-conteineres-movimentados-em-agosto

A Brado, empresa de soluções logísticas de movimentação de contêineres, alcançou recorde ao movimentar 10.137 contêineres no mês de agosto, considerando a atuação nos mercados de exportação, importação e interno. As informações são do Mundo Logística.

De acordo com a empresa, o segundo melhor resultado mensal foi em agosto do ano passado, com 9.799 contêineres.

“É um resultado que demostra a constante evolução dos nossos negócios. Nossos processos são focados no cliente, na sustentabilidade e na eficiência da operação”, afirmou o CEO da Brado, Marcelo Saraiva.

De acordo com a empresa, o mercado externo puxou o crescimento, com alta nos Portos de Paranaguá (PR) e Santos (SP). Os principais destaques foram a movimentação de proteína congelada, papel e celulose, grãos e algodão.

No mercado interno, os produtos que apresentaram maior crescimento foram materiais de construção e bens de consumo, com destaque para as bebidas (cervejas, sucos e refrigerantes).

O transporte de produtos no mercado interno conecta principalmente a Região Sudeste ao mercado consumidor de Mato Grosso, no trecho entre Sumaré (SP) e Rondonópolis (MT).

A Brado também bateu recordes ano passado. A companhia movimentou mais de 100 mil contêineres em 2022, considerando sua atuação no mercado interno, exportação e importação. O resultado correspondeu a uma alta de 26% considerando o mesmo período de 2021.

Além dos contêineres: o transporte marítimo brasileiro

O transporte marítimo é medido pela movimentação nos portos brasileiros. De acordo com estatísticas da Antaq, de janeiro a abril de 2023, os portos privados e públicos movimentaram cerca de 377,9 milhões de toneladas, com expansão de 1,47% em relação ao mesmo período em 2022. 

A movimentação através da navegação de longo curso, que representa as exportações e importações, somou 259,1 milhões de toneladas, representando um aumento de 1,73, enquanto a cabotagem (navegação nacional), atingiu 65,9 milhões de toneladas, expandindo 0,46. 

O comércio exterior representa uma grande oportunidade para as empresas brasileiras, afinal, o país tem um papel mundial expressivo nas rotas de importação e exportação, que fazem circular bilhões de reais todos os meses.

Em 2020, as exportações brasileiras atingiram US$ 209,921 bilhões e as importações, US$ 158,926 bilhões. Hoje o Brasil é a 7.ª maior economia global, mas ocupa a 26ª posição entre os exportadores mundiais de bens.

O principal porto do país

Em 2022, o Porto de Santos bateu recorde histórico na movimentação de contêineres – foram  5 milhões de TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) no ano, um aumento de 21% em quatro anos e de 3,2% em relação a 2021. 

Em meio aos números expressivos, o Porto está chegando perto de sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, que é de 5,3 milhões de TEUs/ano. 

Para evitar problemas, por meio do último Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), aprovado em 2020, a SPA realizou 5 leilões e endereçou mais 6 projetos para atender as demandas do Porto. 

Entre estes projetos previstos está o novo terminal de contêineres, STS 10, que aumentará a capacidade para esta carga em 2,3 milhões TEU/ano, retirando o risco do Porto em operar no seu limite de capacidade para contêineres.

As principais cargas dão destaque para a força do agronegócio no país, principalmente a soja em grão (+9,6%), o milho (+80,8%), a celulose (+59%), sucos cítricos (+9,6%) e as carnes (+20%).

👉 Conheça a Imersão Executiva da ImLog e junte-se à maior comunidade de executivos de logística do país 👈

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!