JSL aposta em frota 6 vezes mais nova que a média nacional

JSL adota medidas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e se alinha aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU.
Frota de caminhões JSL
Frota de caminhões JSL
Fonte: JSL/Divulgação

Como signatária do Pacto Global da ONU desde 2014, a JSL – empresa 100% brasileira especializada em logística – implementou um programa robusto de gestão de emissões de gases de efeito estufa em observância ao ODS 13 (objetivo de desenvolvimento sustentável sobre ação contra a mudança climática). 

Nesse sentido, uma de suas principais iniciativas é a utilização de uma frota de caminhões com idade média de apenas 3,7 anos, significativamente menor do que a média nacional de mais de 23 anos, conforme relatado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

Essa renovação contínua da frota contribui para a redução de emissões poluentes, ao mesmo tempo em que garante maior eficiência e confiabilidade nas operações.

E mais…

Além disso, para impulsionar ainda mais uma cultura ESG, a JSL incentiva a troca de veículos entre seus parceiros e terceiros, oferecendo programas de treinamento para motoristas visando melhorar a eficiência e reduzir o consumo de combustível. Essas medidas demonstram o compromisso da empresa em aprimorar continuamente a eficiência operacional e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Outra iniciativa notável da JSL é sua parceria com a TruckPad, uma subsidiária da empresa, que utiliza tecnologia para otimizar rotas e minimizar viagens com cargas vazias. Essa abordagem inteligente não apenas reduz as emissões, mas também melhora a produtividade dos motoristas e a eficiência geral da logística.

Mais que isso, a companhia está empenhada em adotar veículos alternativos de baixa emissão, colaborando com seus clientes para viabilizar o seu uso e realizando extensos testes para coletar dados e avaliar sua viabilidade e eficácia – uma abordagem colaborativa para promover uma transição mais sustentável.

Outra estratégia importante é o desenvolvimento de programas de incentivo para motoristas e operadores, visando melhorar o desempenho e promover a adoção de práticas sustentáveis, monitorando as emissões de gases de efeito estufa seguindo as diretrizes do GHG Protocol e buscando continuamente aprimorar seu inventário de emissões, principalmente no Escopo 3, que engloba toda a cadeia de valor.

ESG, inovação e rentabilidade

Os resultados do compromisso da JSL com a sustentabilidade são divulgados anualmente no Registro Público de Emissões, verificado por organizações terceirizadas.

A empresa também fornece informações sobre a gestão das mudanças climáticas ao Carbon Disclosure Project (CDP), demonstrando, perante os seus stakeholders, o seu progresso ao longo dos anos, incluindo a obtenção de uma classificação B em 2022.

De fato, a dedicação da JSL à logística sustentável exemplifica seu compromisso com a responsabilidade ambiental e a busca de um futuro de baixo carbono.

Ao implementar estratégias inovadoras, adotar novas tecnologias e promover parcerias colaborativas, a empresa está não só se posicionando, como também abrindo caminho para um setor logístico mais verde e sustentável, atendendo às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras.

Participe da próxima Imersão Executiva!

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia

Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*

*horários sujeitos a mudanças

Últimas notícias

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!