Dia da Terra traz lembrete a varejista e consumidor: suas atitudes no e-commerce são sustentáveis?

A prática de comprar itens de tamanhos diferentes porque as instruções da página não são claras – e depois devolvê-los – impacta toda a cadeia e demanda investimento em logística reversa. Você faz a sua parte?
devolução homem caixas
devolução homem caixas

A celebração do Dia da Terra (22 de abril) é um lembrete anual para fazermos nossa parte com relação à proteção do planeta. Seja varejista ou consumidor.

Para os varejistas, essa data tem um significado especial, afinal, suas operações impactam significativamente o planeta, desde a fabricação de mercadorias até o envio de produtos para lojas, armazéns ou consumidor final, indo até o descarte de todos os tipos imagináveis ​​de itens em aterros sanitários em todo o mundo. Isso sem falar no impacto ambiental das devoluções.

Em 2022, os consumidores dos Estados Unidos devolveram itens que totalizaram US$ 816 bilhões contra US$ 4,95 trilhões em vendas, de acordo com o relatório “Consumer Returns in the Retail Industry”, de 2022.

As devoluções vindas do comércio eletrônico representam 26% de todas as devoluções, somando US$ 212 bilhões em 2022; desse total, 10,4% eram fraudulentas.

As devoluções on-line têm grande impacto no meio ambiente devido à liberação de gases de efeito estufa, poluição do solo e da água causadas pela logística reversa, embalagem adicional e descarte de mercadorias inutilizáveis devolvidas ​​em aterros sanitários.

Os varejistas têm a obrigação de desenvolver estratégias de logística reversa mais sustentáveis ​​para evitar esse tipo de problema.  

Ao mesmo tempo, consumidores e proprietários de empresas estão ficando mais conscientes dos padrões ambientais, sociais e de governança (ESG) relacionados à proteção ambiental.

De acordo com a pesquisa do Yale Program on Climate Change Communication, realizada em setembro de 2021, 41% dos americanos indicaram que pretendiam recompensar as empresas que estão tomando medidas para reduzir o aquecimento global com mais frequência. 

Como ajudar a minimizar as devoluções

Impressionantemente, 40% dos compradores devolvem itens devido a problemas de tamanho, de acordo com o relatório Omnichannel Returns Index, de 2023.

Boa parte das devoluções de roupas se deve ao “size bracketing” – uma tática que os consumidores usam quando as informações de tamanho sobre o produto não são claras o suficiente para garantir a seleção do tamanho certo.

Isso envolve comprar dois ou mais tamanhos diferentes do mesmo produto, com a intenção de manter o que melhor se encaixa e devolver os outros.

É uma forma de mitigar o risco de comprar um produto que possa não caber corretamente, mas acaba resultando em um número significativo de devoluções e desperdício de produtos.

Imagine a redução no impacto ambiental que poderia ser alcançada simplesmente ajudando os consumidores a escolher o tamanho certo na primeira vez, eliminando totalmente as devoluções ou trocas.

Quer comprem roupas, artigos domésticos, hardware ou outros itens, as pessoas esperam que os varejistas forneçam ferramentas digitais interativas, como descrições detalhadas de produtos, vídeos, comparações entre produtos, avaliações, classificações, ferramentas de dimensionamento e o que mais puder para ajudá-las a comprar com sabedoria.

Além disso, as empresas devem aproveitar as ferramentas de software sofisticadas que utilizam inteligência artificial (IA) e machine learning para detectar quando o size bracketing e outras táticas estão sendo usadas pelos consumidores para se proteger contra a compra do item errado.

Alternativas de devolução no varejo

Grande parte do impacto ambiental das devoluções do comércio eletrônico vem da logística reversa, devido ao envio de itens de volta ao varejista, incluindo os efeitos nocivos no transporte de retorno. 

Até mesmo a poluição do ar causada pelos consumidores que dirigem para uma loja próxima contribui.

No entanto, uma preocupação maior vem do excesso de embalagens necessárias para devoluções online.

Alguns varejistas, como a Amazon, aceitam devoluções não embaladas em PUDOS para minimizar o uso de caixas de papelão ondulado e materiais de embalagem adicionais.

Assim, as devoluções de vários consumidores são agrupadas para reduzir os impactos e custos de transporte.

Não há melhor maneira de abraçar o tema do Dia da Terra deste ano do que criar uma estratégia de devolução de varejo mais robusta e ecológica.

Aqui, novamente, um software assistido por IA pode ser usado para oferecer aos consumidores opções em tempo real para devolver o item a uma loja ou PUDO.

Reduzir devoluções fraudulentas

Como já foi dito, 10,7% das devoluções de comércio eletrônico são fraudulentas, somando quase US$ 23 bilhões.

Alguns consumidores aproveitam as políticas de devolução brandas para obter reembolso ou reenvio e, em seguida, devolvem uma caixa vazia ou um item completamente diferente. 

Assim, o varejista não arca apenas com o valor do item, mas também com o custo e o impacto ambiental da logística reversa da devolução.

Mais uma vez, um software com tecnologia de IA pode ajudar os varejistas a controlar o processo para minimizar as devoluções fraudulentas.

Que essas estratégias possam ser rotina entre varejistas e consumidores, em prol de todo o planeta. Você já pensou na importância de sua atitude?


Com informações da
Appriss Retail.

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