Caminhão faz teste com lubrificante da Shell e revela ser três vezes mais eficiente

A comparação é com a média dos caminhões Classe 8, nos EUA. O Starship 2.0 realizou duas viagens, percorrendo quase 6 mil km, com cerca de 21 toneladas de carga.
lubrificante da Shell caminhão de teste
lubrificante da Shell caminhão de teste

A Shell conduziu novos testes com o Starship 2.0, um caminhão desenvolvido para avaliar soluções em lubrificantes e sua eficiência energética.

Com cerca de 21 toneladas de carga, o veículo obteve uma média de consumo superior a 4,4 km/l.

O caminhão com motor a diesel percorreu quase 6 mil km, utilizando lubrificante da Shell. É importante ressaltar que o design também foi projetado para garantir a melhor eficiência possível.

O objetivo da marca é aplicar novas tecnologias em caminhões Classe 8 – modelos pesados voltados para operações de transporte rodoviário.

Em 790 km, consumo médio foi de 4,42 km/l de diesel

O Starship 2.0 realizou duas viagens. Uma partindo do centro de distribuição da Shell em Houston, Texas, com destino à unidade da companhia em Fontana, na Califórnia. A outra é deste ponto até a cidade de Atlanta, Geórgia.

No trecho de pouco mais de 790 km, entre Houston e Fontana, o caminhão teve um consumo médio de 4,42 km/l de diesel.

Esse resultado representa três vezes mais eficiência que a média dos caminhões Classe 8 nos EUA, levando em conta a relação entre a tonelada transportada e o consumo de combustível.

Durante a primeira viagem, o caminhão transportou mais de 21 toneladas de óleo para motores, equivalente a um trucado com implemento de três eixos.

Na segunda viagem, foi recarregado com 20,8 toneladas de produtos e seguiu para Atlanta.

Durante esse último trecho, o caminhão experimental manteve a boa eficiência energética, com um consumo médio ainda melhor do que no trecho anterior, rodando 4,64 km com um litro de diesel.

Novo Starship terá motor a gás

A Shell revelou, ainda, que tem planos ambiciosos para o futuro do Starship. Em maio, a empresa vai divulgar informações sobre a próxima geração do caminhão experimental.

O novo modelo terá motor a gás, o Cummins X15N Natural Gas, e o teste será realizado com um lubrificante da Shell específico. A empresa garante que as linhas da cabine serão ainda mais aerodinâmicas.

Além disso, o implemento, pneus, trem de força e transmissão serão mais eficientes, segundo o gerente geral global da Shell nos EUA, Tom Mueller.

Ele afirma que o aumento do fornecimento de gás natural e de locais públicos de abastecimento ajudará as frotas de longa distância a reconhecer os benefícios ambientais desse combustível.

“Além disso, há vantagens econômicas e operacionais, já que o gás é mais barato em comparação com o diesel”, ressalta.

Os caminhões a gás são uma alternativa mais sustentável e eficiente em relação aos caminhões movidos a diesel. Eles possuem baixo consumo de combustível e autonomia de até 1.700 km.

 

Com informações do Estradão.

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