Ao identificarem problemas no setor industrial em que trabalhavam, quatro amigos que se conheceram no curso de Engenharia Mecânica da UFBA viram uma oportunidade de empreender no setor de gestão de frotas.
“Notávamos que as empresas de transporte ainda faziam o controle de suas operações de forma pouco automatizada, manual até; no máximo, uma planilha de Excel”, relembra Victor Vilas Boas Cavalcanti, um dos fundadores e atual CEO da Infleet.
Foi assim que em 2018 a Infleet nasceu. A startup desenvolveu uma plataforma de gestão de frotas que permite o acompanhamento e a análise de dados dos veículos, por meio de um aplicativo para celular.
A startup já captou quase R$ 8 milhões em investimentos e atende clientes relevantes, entre os principais podemos destacar Vopak, Grupo SBF e Buser.
Como a Infleet funciona
A plataforma da Infleet permite que os frotistas tenham acesso a informações como localização, velocidade, consumo de combustível, quilometragem, manutenção e comportamento dos motoristas. A partir desse conjunto de informações, é possível reduzir custos, prevenir acidentes, aumentar a eficiência e o desempenho dos veículos.
O Super App de Gestão de Frotas da América Latina?
Com o objetivo de simplificar a logística, nos próximos anos, os amigos esperam estar liderando o maior Super App de Gestão de Frotas da América Latina, tornando o setor mais sustentável e inovador.
Victor Cavalcanti tem como sócios Henrique Lima, head de Vendas; Lucas Bastos, CPO; e Vitor Reis, COO.
Um dos marcos recentes aconteceu em abril de 2023 – a obtenção do aporte de R$ 5 milhões em rodada liderada pela Citrino Ventures, uma corporate venture capital, por meio do fundo CV Idexo. Em maio deste ano, a startup também anunciou um aporte de R$ 2,6 milhões, em rodada seed. O investimento teve participação de DOMO Invest e Bossanova, além de Américo Pereira Filho e Yves Nogueira.
Os investimentos confirmam a relevância de uma gestão de frotas mais inteligente. Além de economizar, uma boa gestão garante maior previsibilidade, reduz ociosidade e é menos desgastante para o motorista, afinal permite uma roteirização mais assertiva.
Além disso, assegurar uma entrega mais rápida e eficiente, tende a se tornar um diferencial competitivo relevante para os próximos anos.
Uma pesquisa do Capterra, divulgada antecipadamente a PEGN (Pequenas Empresas & Grandes Negócios, descobriu que 73% dos consumidores esperam que o e-commerce ofereça entregas ultrarrápidas e um quarto está disposto a trocar de loja se o prazo de entrega for mais curto.
Recentemente, a Amazon reformulou seu processo de entregas com o objetivo de reduzir ao máximo o tempo de entrega – entregando no mesmo dia ou no dia seguinte, buscando ganhar sobretudo, a preferência dos consumidores.
Conheça os processos e estratégias da Nova Logística na Imersão Executiva da ImLog. Além de mais de 20 horas de conteúdo com temas sobre gestão de times, customer experience, análise de dados e operação logística, você aprende com quem já fez parte dessa transformação na prática!
-
Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
Ver todos os posts