Com a expectativa de faturamento acima dos R$ 3,1 bilhões em vendas registrado em 2022, a Black Friday 2023 é uma grande oportunidade para as empresas, mas apesar das vantagens, o momento tem seus desafios, principalmente logísticos.
Garantir que os pedidos cheguem aos clientes a tempo e sem avarias, por exemplo, demanda preparação e planejamento, sem contar com uma infraestrutura adequada, que pode compreender desde um depósito bem organizado até o veículo de transporte que realiza as entregas.
Em caso de falta de recursos internos para realizar todos esses ajustes, o ideal é buscar uma empresa de serviços logísticos especializada. Em geral, existem muitas soluções personalizadas do mercado, que atendem a inúmeras necessidades, inclusive, as sazonais.
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A seguir, separamos algumas dicas para ajudá-lo não só a aumentar as vendas, mas a conquistar novos clientes. Confira!
7 dicas estratégicas de logística para não perder vendas na Black Friday 2023
Sinônimo de ofertas e promoções para os consumidores, a Black Friday é o momento que seu negócio pode movimentar o estoque, estreitar a comunicação com a base de clientes, e caso faça um bom planejamento, impulsionar as vendas de fim de ano.
Mas para que seja uma oportunidade tão boa quanto é para o cliente, é preciso investir em um plano estruturado. Para ajudá-lo nessa verdadeira missão, separamos 7 dicas indispensáveis para ter uma boa Black Friday:
1. Invista em Infraestrutura
Não deixe para pensar em armazenamento na última hora. Planeje com antecedência e tenha os recursos necessários para armazenar, embalar e transportar sua mercadoria, sem esquecer do transporte.
2. Planejamento financeiro
Entender como funciona gastos com frente, por exemplo, é uma ótima maneira de começar a planejar o orçamento para a logística. O foco é assegurar que a operação funcionará de maneira sustentável e segura.
3. Parcerias estratégicas
Caso falte recursos internos, parcerias estratégicas são fundamentais para não perder vendas. frota adequada e a contratação de plataformas confiáveis de logística são uma prioridade. O ideal é buscar por empresas com experiência na gestão da demanda da Black Friday.
4. Plataforma de e-commerce
Certifique-se de que a plataforma de e-commerce utilizada é confiável para vender seus produtos online, capaz de suportar uma grande quantidade de acessos. Durante esse intenso período de ofertas, uma experiência do usuário segura e sem atrito faz total diferença na hora da conversão.
5. Contingência planejada
Adaptabilidade faz parte dos negócios, e na Black Friday não é diferente, portanto esteja pronto para adaptar suas estratégias caso seja necessário. Nesse sentido, ter mais de um plano é essencial.
6. Capacite a equipe:
O time também deve estar preparado para atender ao aumento da demanda. Invista em treinamento e capacitação para que o atendimento seja eficaz e com qualidade, prezando pelo nível de serviço. Lembre-se que a Black Friday é uma oportunidade não apenas de atingir novos público, mas fazer com que eles voltem a comprar depois.
7. Seja claro e transparente:
Não deixe de manter a comunicação com o cliente ativa. Certifique-se de informar os planos de entrega, sendo claro e honesto em relação a prazos. Além de minimizar possíveis frustrações e reclamações, demonstra cuidado com o consumidor. Disponibilizar o código de rastreio também tende a aumentar a confiança e a satisfação dos consumidores.
Panorama Black Friday 2023: tudo o que você precisa saber sobre o consumidor brasileiro
Separamos alguns dos principais dados do Panorama do Consumo na Black Friday 2023, para ajudá-lo a entender as expectativas do consumidor para esse ano. A pesquisa feita pela Globo em parceria com a PiniOn, contou com uma amostra de 2000 respondentes e foi aplicada em maio de 2023:
- Quase 50% das pessoas se preparam para a Black Friday.Elas se inscrevem em listas vip, baixam o app da loja com antecedência, tudo para estar pronto para aproveitar as ofertas.
Quando começam a se preparar para a Black Friday:
Quem pretende comprar:
- 62% dos respondentes da classe AB pretendem comprar na Black Friday, é o maior índice entre as classes.
- 81% disseram que para encontrar um bom preço, é importante pesquisar bastante.
Onde pesquisam? (principais respostas):
- 27% fazem pesquisa em sites de busca
- 25% através das redes sociais
- 24% procuram por sites especializados
- 24% costumam visitar uma ou mais lojas físicas
Segundo a pesquisa, a quantidade de pessoas que citam sites especializados ou aplicativos são extremamente relevantes.
- Daqueles que instalaram o aplicativo especialmente para a Black Friday, 86% mantiveram ele instalado após a data.
Além dos aplicativos, outros canais de compra também tiveram um papel importante. A loja física teve um papel de relevância quando olhada individualmente, mas o canal digital ainda segue com grande destaque para a data.
Principais motivos de compra por formato:
- Loja física 43% | Principal motivo: foi mais prático e rápido,
- Loja online 41% | Principal motivo: preços melhores
- Aplicativo da loja 33% | Principal motivo: foi mais prático e rápido
O que possivelmente compraria na Black Friday deste ano?
- Smartphones (24%)
- Calçados (22%)
- Roupas e acessórios (21%)
Como reter os clientes conquistados na Black Friday?
Assim como a Black Friday é uma oportunidade para o seu negócio, é para muitos outros. Em um cenário de competição acirrada, o que pode diferenciá-lo de todas as outras lojas que estão oferecendo preços competitivos e entrega rápida?
De acordo com uma pesquisa da consultoria McKinsey, empresas que melhoram a experiência de compra aumentam as receitas de vendas de 2% a 7% e a lucratividade de 1% a 2%. Além disso, melhora a satisfação do cliente entre 10-20% e aumenta a conversão entre 10-15%.
Portanto, focar na experiência do cliente é uma ótima maneira de conquistá-los, além de ser rentável.
Recomendações personalizadas e um excelente atendimento ao cliente, são algumas estratégias básicas que podem ajudar na retenção de clientes.
Site e UX
Na Black Friday, o site tem um papel estratégico, e é essencial garantir que os clientes queiram voltar para ele. Portanto, aplicar conceitos de User Experience além de segurança nas transações, são grandes passos rumo a direção certa.
Além disso, garantir rapidez no carregamento das páginas é super importante. De acordo com dados citados em um artigo da Zendesk, os consumidores tendem a finalizar suas compras em sites mais rápidos.
Diminuir o tempo de carregamento em 0,1 segundo, por exemplo, traz um aumento médio de 8,4% nas taxas de conversão para um e-commerce de varejo e o ticket médio para pedidos aumenta 9,2%.
Uma vez que você tem todos os itens citados acima funcionando, é hora de entender quem é seu público-alvo.
Encontre seu cliente ideal
Lembre-se, quem vende para todo mundo, acaba sem vender para ninguém, por isso, saber quem é seu cliente ideal irá ajudá-lo a investir tempo e energia nos consumidores certos.
O cliente ideal, além de ter mais chances de indicar o seu negócio para amigos e familiares, tende a ter um bom LTV.
Mas como descobrir seu público ideal? Existem alguns caminhos. A análise de cohort retention e pesquisas, podem ajudá-lo a criar esses grupos.
No primeiro caso, a empresa pode basear-se em uma característica comum e analisá-la durante um período de tempo determinado (ticket médio gasto durante o período promocional, por exemplo), e começar a encontrar padrões que te ajudarão a entender melhor o perfil de compra.
Você também pode realizar pesquisas por e-mail, além de ter acesso a dados demográficos e socioeconômicos através das informações de contato usadas para fazer os pedidos, por exemplo.
A Black Friday 2023 pode ser uma ótima maneira de atingir novos públicos e aumentar o faturamento, mas com a estratégia certa, seu negócio transforma uma oportunidade única de venda, em várias.
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Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
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