Artigos

ESG: como a logística verde se tornou um critério de escolha nas entregas

Para que serve a sustentabilidade em um negócio? Conquistar clientes preocupados? Alcançar investidores exigentes? Economizar nos custos, fazer um bom marketing, agir com responsabilidade?

Todas essas alternativas são verdadeiras. Não é à toa que o ESG — Environmental, Social, and Corporate Governance — se tornou um termo tão comum no mundo corporativo.

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), 95% das empresas brasileiras afirmam nortear-se a partir dos valores ESG na hora de criar estratégias de negócios.

Não é uma preocupação apenas dos gestores, mas também do público. Valores ESG são ativamente procurados por consumidores na hora de escolherem produtos e serviços.

Uma pesquisa da Economist Intelligence Unit (EIU) com a WWF, de 2021, aponta que a busca por produtos sustentáveis cresceu 71% nos cinco anos anteriores.

O interesse também é observado de outras maneiras: em 2019, a cobertura jornalística de protestos ambientalistas cresceu 103%, ainda de acordo com a mesma pesquisa.

Ou seja: entre tantas empresas concorrentes nas mais diversas áreas, a conscientização pode ser, muitas vezes, o desempate para que alguém se torne cliente.

“Os PUDOs (Pick Up & Drop Off) , por exemplo, conseguem reduzir entre 30% e 50% a emissão de CO² comum ao processo logístico”

João Cristofolini
Cofundador da ImLog

Mas e na logística, especificamente?

Neste caso, a sustentabilidade traz todos os efeitos citados e também outro, de suma importância para qualquer empresa: competitividade

As pessoas estão buscando a logística verde para receber suas encomendas e estão escolhendo quem, de fato, promove ações sustentáveis dentro de seus processos.

O público quer a conscientização da área a respeito dos impactos que ela causa ao mundo e à população.

Mais do que isso, querem o “fazer algo a respeito”, que precisa acontecer agora, não depois, para que o meio ambiente ainda possa se recuperar de tantos impactos negativos causados pela humanidade ao longo de centenas de anos. 

Simultaneamente, os consumidores priorizam boas experiências. Velocidade na entrega e fretes econômicos seguem sendo muito relevantes e grandes critérios de escolha. Felizmente, é possível desenvolver uma logística verde, rápida e econômica — desde que se use as ferramentas certas.

João Cristofolini, cofundador da ImLog e fundador da Pegaki, logtech adquirida pela Intelipost, traz algumas informações pertinentes nesse sentido durante a Imersão Logística Executiva da ImLog: os PUDOs (Pick Up & Drop Off) , por exemplo, conseguem reduzir entre 30% e 50% a emissão de CO² comum ao processo logístico.

Ao mesmo tempo, esse é um sistema que facilita as rotas para o entregador e reduz o tempo de rua dos veículos, automaticamente barateando os custos para a empresa.

Outros pontos de atenção levantados por Cristofolini incluem cuidados com embalagens, fontes de combustíveis utilizados, estratégias de entrega reversa e tipos de veículos utilizados, entre outros.

Já existem estudos apontando até mesmo a tendência das bicicletas de carga como alternativa sustentável e mais eficiente de entrega, como o relatório “The Promise of LowCarbon Freight” realizado em parceria pelas organizações britânicas Possible, Active Travel Academy e KR Foundation.

Todos esses dados mostram que a logística verde não só é possível, como também é rentável, eficaz e cada vez mais se encaminha para ser imprescindível.

Uma boa estratégia ESG nesse departamento tem o potencial de trazer resultados exponenciais.

Não há razão alguma para que os clientes não optem por uma entrega mais sustentável, sendo ela também rápida e de alta qualidade.

Eventualmente, não fará sentido que exista outro tipo de entrega. E o que, hoje, ainda é um diferencial, logo se tornará um pilar para a logística mundial.

Para saber mais

ESG é tema de um dos módulos da Formação Log360o, da ImLog – A Escola da Nova Logística! Inscreva-se agora e tenha acesso a aulas online ao vivo com renomados e experientes profissionais do mercado!
Oportunidade única para ampliação de seu conhecimento e networking! Imperdível!

 

Participe da próxima Imersão Executiva!

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia

Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*

*horários sujeitos a mudanças

Últimas notícias

Post relacionado com o conteúdo
Tags: ESG

Este site utiliza cookies para proporcionar melhor desempenho.

Saiba Mais