Com a média da taxa de crescimento anual composta (CAGR) a 8,8%, a cadeia de suprimentos gerou US$ 6 bilhões em 2021 e deve atingir US$ 13,4 bilhões até 2031, de acordo com o relatório realizado pela Allied Market Research.
Em meio a uma pandemia global e o avanço do trabalho remoto, buscar por novas tecnologias foi a maneira que o mercado encontrou de continuar operando – e também crescendo!
A implementação de tecnologias como inteligência artificial, blockchain nas transações e monitoramento via smartphones no supply chain foram alguns dos grandes impulsionadores do crescimento do setor para os próximos 10 anos.
Fatores de crescimento
O mercado global de supply chain está se expandindo, fruto do aumento do desenvolvimento técnico, dos investimentos e da demanda por serviços e software de administração da cadeia de suprimentos em vários negócios e indústrias.
Além disso, o aumento do uso de software tem um efeito benéfico na expansão do mercado de gestão da cadeia de abastecimento. No entanto, a falta de conhecimento sobre a tecnologia de gestão da cadeia de abastecimento e o aumento das preocupações com a privacidade e a segurança entre as empresas estão a impedir a expansão do mercado.
Por outro lado, prevê-se que ao longo do período projetado, um aumento na tecnologia moderna para comunicação e informação apresentaria oportunidades lucrativas para o avanço desse mercado.
O que você precisa saber sobre tecnologia no supply chain
A palavra “eficiência” se tornou uma “buzzword” no mundo da logística, no entanto, integrar processos de maneira eficaz não é uma tarefa simples.
Da compra ao armazenamento, do transporte a entrega, administrar todos esses estágios vem se tornando um desafio para muitas empresas, principalmente quando começam a crescer, o que faz com que a relação entre eficiência e custo se intensifique.
Nesse cenário, a tecnologia aplicada à cadeia de suprimentos oferece integração e agilidade através da automação de processos, sistemas de gestão e recursos de análise de dados, só para citar alguns.
Considerando que cada produto tem sua própria jornada – além de diferentes necessidades ao longo do percurso -, a tecnologia permite um caminho mais previsível, garantindo que a empresa tenha mais controle e informações disponíveis sobre cada etapa, melhorando inclusive a gestão.
Aplicação de novas tecnologias na cadeia de suprimentos
Que a tecnologia está moldando a cadeia de suprimentos você já sabe, mas agora deve estar se perguntando: que tecnologias são essas?
A seguir, separamos algumas das principais tendências tecnológicas da área logística e como cada uma dela está transformando o supply chain:
- Big Data
- Internet das Coisas (IoT)
- Wearables devices
- Armazenamento e fog computing
- Robótica e automação no last mile
👉 Quer saber mais sobre a Logística do Agora? Conheça a Imersão Executiva da ImLog e aprenda com quem já fez parte dessa transformação na prática 👈
-
Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
Ver todos os posts