Centro de Distribuição: benefícios e desafios da implementação

Os centros de distribuição são fundamentais para uma logística mais rápida e eficiente, e prometem se tornar um diferencial competitivo nos próximos anos.
centro de distribuiçao da amazon

Nesse artigo, vamos explorar quais são os principais benefícios de implementar um centro de distribuição na sua empresa, sem deixar de lado os desafios que podem surgir ao longo do processo.

O que é um centro de distribuição?

Centro de distribuição ou simplesmente CD, é um espaço físico que armazena as mercadorias que serão entregues ao consumidor final – seja ele o cliente ou o ponto de venda.

É importante diferenciar centro de distribuição de armazém, embora muitas pessoas os usem como sinônimos, não são. Enquanto o primeiro foca no cliente, o segundo tem como objetivo final o armazenamento – tanto de produtos quanto de matérias-primas. 

Dito isso, as principais funções de um CD são: 

  • Recebimento de mercadorias: organização das docas de descarga dos carros e caminhões, desde o trabalho manual à conferência da carga e da documentação;
  • Movimentação de produtos e armazenamento: limpeza e organização do espaço para facilitar a circulação de produtos e maquinário, simplificando o armazenamento e o cumprimento de prazos; 
  • Separação: separação de produtos e checagem de documentos antes de enviar para o cliente ou ponto de venda; 
  • Expedição: momento em que os produtos são levados até o cliente; 

Em suma, o centro de distribuição é o espaço em que o recebimento, armazenamento, separação e entrega convergem, portanto, quanto mais tecnológico, melhor.

Vale ressaltar, no entanto, que antes de implementar tecnologia de ponta a ponta, é preciso focar em fazer o básico bem-feito. Natália Di Pace, Fulfillment Operations Manager na Mercado Livre e mentora da ImLog, endossa como o setor logístico precisa de soluções inovadoras para continuar crescendo, no entanto, é preciso começar olhando para o dia a dia da operação, prezando pela qualidade:

“Muita gente está acostumada a pensar que inovação é ter um robô, e ainda falta um mundo antes de ter um robô. Eu sempre digo, vamos fazer o básico bem feito? Às vezes inovação é você conseguir diminuir duas etiquetas de expedição pra uma.” –  Natália Di Pace, Fulfillment Operations Manager na Mercado Livre e mentora da ImLog.

Porque investir em um CD: principais benefícios

Além de aumentar a agilidade na movimentação dos produtos, um CD bem estruturado contribui para para uma entrega mais rápida e de qualidade. Nesse sentido, o layout é essencial para a eficiência. De nada adianta ter um espaço projetado que não integre adequadamente recebimento, carregamento e estocagem. 

Implementado da maneira correta, os benefícios de investir em um CD incluem: 

Centralização do estoque

Ao reunir as atividades referentes à distribuição em um único local, o controle de estoque torna-se mais eficiente. Para isso, é essencial escolher a localização do CD estrategicamente. Estradas, tráfego, além de proximidade com fornecedores e clientes tornam a eficiência mais fácil de ser atingida.  

Melhor gestão de processos

Por centralizar a operação, o CD também melhora a gestão de processos, afinal padroniza o tipo de carga/local de entrega, uniformizando as etapas de conferência e validação dos produtos.  

Redução de custos

A concentração de etapas – alinhada à localização -, pode reduzir consideravelmente os custos com consumo de combustível, aluguel do galpão e frete, por exemplo.  Além disso, quando bem organizado, o CD garante um maior controle dos volumes de carga, evitando compras desnecessárias.  

CD: principais desafios na hora da implementação

Apesar dos benefícios, implementar um centro de distribuição envolvem alguns desafios que devem ser superados antes que se tornem um problema maior, com impacto negativo para toda a operação: 

#1 – Segurança

Na hora da checagem dos estoques, é mandatório priorizar a segurança dos funcionários. Em geral, essa etapa envolve uma série de deslocamentos, além de acesso a estantes altas. Invista em métodos que tornem a atividade eficiente, no entanto, segura.

#2 – Dados

Com um volume maior de dados, é fundamental utilizar ferramentas capazes de reunir e checar informações dos estoques, diminuindo erros na hora da separação de produtos. Além de priorizar a satisfação do cliente, o analisar dados adequadamente poupa tempo e recursos. 

#3 – Processamento

Mesmo com um grande volume de  informações, muitos centros de distribuição utilizam processos manuais para gerenciar o dia a dia. Escolher soluções mais tecnológicas tende a diminuir erros de pedidos e no inventário, aumentando a produtividade. 

#4 – Aumento da demanda 

A médio e longo prazo, a centralização otimiza uma série de processos, porém, em um primeiro momento, pode sobrecarregar a equipe. Equilibrar demanda e mão de obra é essencial para que os colaboradores assimilem novos processos, evitando erros desnecessários. Comunicar e acompanhar as mudanças é essencial. 

Centro de distribuição: aumente  a velocidade das entregas e a satisfação dos clientes

A implementação adequada de um centro de distribuição pode ser a resposta para clientes mais satisfeitos e fiéis. 

Segundo relatório da  Capterra, 49% dos entrevistados disseram que o prazo de entrega das suas compras online é o item mais importante, superando inclusive questões como preço. Das  1.063 pessoas ouvidas em todo país, 95% gostariam de encurtar o tempo de espera, elucidando a importância de uma entrega ágil.

Outra gigante que está olhando para a velocidade das entregas é a Amazon, que reformulou seu processo de entrega, focando principalmente em uma melhor distribuição.

Um dos grandes diferenciais da mudança foi encurtar o espaço entre os produtos e os consumidores, otimizando o atendimento, a classificação e a entrega dos produtos.

Com essa velocidade, consumidores que normalmente comprariam itens de lojas locais ou de outros grandes varejistas, estão considerando comprar os itens na Amazon, enxergando na entrega rápida uma vantagem atraente. Ou seja, ao investir em uma entrega mais rápida, a empresa fundada por Jeff Bezos está investindo na conquista da preferência dos consumidores. 

Quer saber mais sobre a Logística do Agora? Conheça a Imersão Executiva da ImLog e aprenda com quem já fez parte dessa transformação na prática.

  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!