Como signatária do Pacto Global da ONU desde 2014, a JSL – empresa 100% brasileira especializada em logística – implementou um programa robusto de gestão de emissões de gases de efeito estufa em observância ao ODS 13 (objetivo de desenvolvimento sustentável sobre ação contra a mudança climática).
Nesse sentido, uma de suas principais iniciativas é a utilização de uma frota de caminhões com idade média de apenas 3,7 anos, significativamente menor do que a média nacional de mais de 23 anos, conforme relatado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Essa renovação contínua da frota contribui para a redução de emissões poluentes, ao mesmo tempo em que garante maior eficiência e confiabilidade nas operações.
E mais…
Além disso, para impulsionar ainda mais uma cultura ESG, a JSL incentiva a troca de veículos entre seus parceiros e terceiros, oferecendo programas de treinamento para motoristas visando melhorar a eficiência e reduzir o consumo de combustível. Essas medidas demonstram o compromisso da empresa em aprimorar continuamente a eficiência operacional e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.
Outra iniciativa notável da JSL é sua parceria com a TruckPad, uma subsidiária da empresa, que utiliza tecnologia para otimizar rotas e minimizar viagens com cargas vazias. Essa abordagem inteligente não apenas reduz as emissões, mas também melhora a produtividade dos motoristas e a eficiência geral da logística.
Mais que isso, a companhia está empenhada em adotar veículos alternativos de baixa emissão, colaborando com seus clientes para viabilizar o seu uso e realizando extensos testes para coletar dados e avaliar sua viabilidade e eficácia – uma abordagem colaborativa para promover uma transição mais sustentável.
Outra estratégia importante é o desenvolvimento de programas de incentivo para motoristas e operadores, visando melhorar o desempenho e promover a adoção de práticas sustentáveis, monitorando as emissões de gases de efeito estufa seguindo as diretrizes do GHG Protocol e buscando continuamente aprimorar seu inventário de emissões, principalmente no Escopo 3, que engloba toda a cadeia de valor.
ESG, inovação e rentabilidade
Os resultados do compromisso da JSL com a sustentabilidade são divulgados anualmente no Registro Público de Emissões, verificado por organizações terceirizadas.
A empresa também fornece informações sobre a gestão das mudanças climáticas ao Carbon Disclosure Project (CDP), demonstrando, perante os seus stakeholders, o seu progresso ao longo dos anos, incluindo a obtenção de uma classificação B em 2022.
De fato, a dedicação da JSL à logística sustentável exemplifica seu compromisso com a responsabilidade ambiental e a busca de um futuro de baixo carbono.
Ao implementar estratégias inovadoras, adotar novas tecnologias e promover parcerias colaborativas, a empresa está não só se posicionando, como também abrindo caminho para um setor logístico mais verde e sustentável, atendendo às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras.
Participe da próxima Imersão Executiva!
Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia
Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*
*horários sujeitos a mudanças
Últimas notícias
Fusão Sequoia/Move3 é um indício do que está por vir, avalia João Cristofolini, cofounder da Imlog
Com a IA generativa, Amazon pretende dar mais um passo rumo à integração do varejo online
-
Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
Ver todos os posts