Processos logísticos: construa um fluxo de trabalho infalível

Aprenda a criar processos logísticos que funcionam, utilizando novas tecnologias e ferramentas que vão impulsionar o fluxo de trabalho.
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Processos logísticos eficientes são o coração da logística empresarial. A gestão eficiente e estratégica do fluxo de materiais, informações e recursos, é o que garante que os produtos alcancem seu destino no prazo estabelecido.

Todo gestor de logística está em busca de mais produtividade e redução de custos, e para alcançar essa dupla imbatível busca práticas estratégicas para implementar na operação. 

Além do lado financeiro de qualquer negócio, investir na otimização de processos impacta diretamente a satisfação dos clientes, que recebem suas encomendas mais rápido e sem avarias.

Neste artigo, você compreenderá os fundamentos para criar processos logísticos que funcionam, utilizando novas tecnologias e ferramentas que impulsionam o fluxo logístico, gerando resultados consistentes.

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O que são processos logísticos?

Os processos logísticos são diversas etapas que compõem a cadeia de suprimentos. Tido como uma sequência de atividades interligadas, utilizam uma abordagem sistemática que permite uma visão abrangente e estruturada das operações logísticas.

Uma vez que as empresas compreendem sua relevância, conseguem ganhar produtividade e reduzir custos.

Quais são os principais processos logísticos?

A supply chain está cada vez mais dinâmica e ágil, o que indica que quanto mais uma empresa entende sobre processos, mais preparada ela está para identificar gargalos e oportunidades de melhoria. Na logística, cada etapa conta. 

A seguir, você compreende quais são os principais processos logísticos e suas funções:

Recebimento de materiais

Envolve a verificação e registro minuciosos dos produtos recebidos, garantindo a concordância com as especificações quantitativas e qualitativas do que foi pedido. No momento em que matérias-primas chegam à empresa, a equipe de recebimento deve realizar uma conferência minuciosa, verificando a qualidade e quantidade dos produtos e conferindo se está conforme o pedido.

Armazenagem

Esse processo aloca os produtos em estruturas de armazenagem estratégicas, considerando fatores como demanda sazonal, velocidade de movimentação e características específicas dos itens, elementos essenciais da logística de armazenagem.

Gestão de estoque

A gestão de estoque envolve a checagem constante dos níveis de inventário, evitando excessos ou faltas, além de otimizar a utilização do espaço no armazém.

Processamento de pedidos

Essa etapa envolve recebimento, análise e preparação de pedidos para envio, garantindo rapidez e precisão no atendimento ao cliente.

Picking e packing

Enquanto o picking realiza a coleta eficiente dos produtos no estoque, o packing prepara os itens para o transporte, embalando de modo que cheguem com o mínimo de avaria.

Transporte

Uma das etapas mais conhecidas da logística, a gestão do transporte cuida para que os produtos cheguem aos clientes, seja por terra, mar, ar ou ferrovia.

Gestão de fornecedores

A gestão de fornecedores estabelece e mantém relações estratégicas com fornecedores, assegurando a qualidade e pontualidade das entregas. Estabelecer uma comunicação eficiente é crucial.

Distribuição

Responsável pela roteirização eficiente, pensa no transporte e rotas inteligentes para entregar produtos aos clientes finais, minimizando custos e prazos. Assim como na armazenagem, esta etapa busca fazer uma distribuição inteligente dos produtos.

Logística reversa

A logística reversa gerencia o retorno de produtos, seja por devoluções, reciclagem ou descarte adequado, tornando-se uma prática cada vez mais comum entre empresas.

Monitoramento e rastreamento

Esse processo utiliza tecnologias para fornecer visibilidade em tempo real sobre a localização e status dos produtos na cadeia de suprimentos.

Principais benefícios dos processos logísticos

Entenda como os processos bem definidos impulsionam os resultados.

  • Redução de desperdícios.
  • Abordagem de melhoria contínua.
  • Redução de custos operacionais.
  • Gestão eficiente dos prazos de entrega. 
  • Adaptação rápida às mudanças do mercado.
  • Aumento da flexibilidade e adaptabilidade. 

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Passo a passo para criar um fluxo de trabalho que funciona

Na era do e-commerce, o público está esperando entregas quase instantâneas, o que exige não apenas organização, mas também eficiência. 

Para ajudar você a ganhar agilidade no dia a dia, separamos algumas dicas que vão ajudar a construir um fluxo logístico otimizado, que ajudará a empresa a se diferenciar da concorrência. Confira.economia 

Mapeie o fluxo atual

O mapeamento de processos é o primeiro passo para criar um fluxo eficiente. Para ter uma visão abrangente, mapeie todas as atividades, do recebimento até a entrega final para os clientes.

Após ter esse diagnóstico completo, identifique problemas e gargalos que estão drenando a produtividade e que podem representar oportunidades de melhoria.

Defina metas e objetivos claros

Toda mudança deve estar pautada em um objetivo claro. Definir KPIs que vão ajudar a entender se os processos estão mesmo otimizados. 

Estabeleça metas mensuráveis que vão guiar o novo fluxo logístico. Pode ser que sua empresa precise reduzir custos ou aumentar a taxa de entregas no prazo, e uma vez que esse objetivo é definido é possível criar estratégias para alcançá-lo. 

Além disso, é preciso unir os objetivos logísticos aos objetivos empresariais, alinhando-os à estratégia macro da empresa, afinal, a logística é vital para o sucesso comercial de qualquer negócio. 

Não esqueça de comunicar as metas e objetivos para toda a equipe, garantindo que todos estejam na mesma página e saibam como contribuir.

Otimize cada etapa do processo

Do recebimento de pedidos ao monitoramento de transporte e entrega, otimizar cada etapa do processo é essencial para ter um fluxo logístico eficiente.

Automatizar ajudará a reduzir erros manuais, organização, aumentará a produtividade e vai contribuir com os prazos de entrega. 

Utilizar tecnologias como pickers para automatizar a seleção e packing, além de investir em monitoramento e rastreamento de entregas proporciona velocidade e transparência para a empresa e os clientes.

Adote tecnologias inovadoras

Algumas das tecnologias que estão transformando o mercado de logística e supply chain estão sendo adotadas por empresas de vários portes. Confira algumas opções: 

  • WMS e TMS: Softwares de WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transportation Management System) são ideais para automatizar e otimizar os processos logísticos.
  • RFID e IoT: tecnologias como RFID (Radio Frequency Identification) e IoT ajudam a rastrear produtos, monitorar condições ambientais e coletar dados para otimização.
  • Inteligência artificial: algoritmos de inteligência artificial ajudar no processo de tomada de decisão fornecendo dados embasados.

Invista na gestão de pessoas

A gestão de pessoas é essencial para impulsionar uma empresa, afinal, as pessoas são o maior ativo de qualquer negócio. Após escolher o modelo de gestão ideal para suas necessidades, é possível investir em treinamento e capacitação dos funcionários, garantindo que todos utilizem as ferramentas de maneira assertiva. 

Além disso, criar um ambiente de trabalho saudável e que fomente a inovação deve ser uma prioridade. Para isso, crie rituais de gestão de pessoas para aproximar o time e as lideranças, e busque ferramentas de gestão que melhorem a comunicação e a produtividade.

Melhoria contínua

Implementar uma abordagem de melhoria contínua, identificando oportunidades de melhoria e baseada em indicadores de desempenho ajudará a desenvolver uma mentalidade de aprimoramento constante. 

Isso ajudará a identificar padrões, tendências e áreas que podem ser aperfeiçoados considerando a experiência do cliente.

Criar uma cultura de feedback também é essencial para incentivar a equipe a colaborar e encontrar soluções.

Busque parcerias estratégicas

Procurar parcerias estratégicas pode ajudar qualquer empresa a se desenvolver, aprendendo sobre outras técnicas de gestão de negócios e até mesmo operar de maneira colaborativa. 

Essa visão inclui não apenas outros negócios, mas também fornecedores. Por meio de parcerias estratégicas é possível manter a qualidade dos serviços com um melhor custo-benefício. 

Não deixei de realizar benchmarking com empresas que são referência para mapear boas práticas e como adaptá-las ao seu negócio.

Como otimizar processos com inteligência artificial

A inteligência artificial vem transformando o mundo dos negócios e com o setor logístico não é diferente. Com a aplicação de algoritmos avançados e análises de dados, as possibilidades de melhoria se expandiram, impactando desde o recebimento de matérias-primas até a entrega final.

Uma mudança poderosa trazida pela tecnologia foi a diminuição da dependência de processos manuais, experiência humana e planejamento baseado em estimativas. Com o uso de sistemas de informação e de dados, é possível promover e criar processos mais eficientes e confiáveis. 

Previsão de demanda

A IA pode analisar padrões históricos e tendências de mercado, permitindo que as empresas ajustem seus estoques a fim de evitar excessos ou faltas.

Otimização de rotas

Utilizando dados de tráfego e clima, por exemplo, é possível determinar as rotas de entrega mais inteligentes, reduzindo custos e tempo de transporte.

Automatização de tarefas

A IA pode automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para que os colaboradores possam se concentrar em atividades que exigem uma visão mais estratégica.

Processo de tomada de decisão assertivo

Com um amplo acesso a dados, previsões e análises de risco, os gestores podem tomar decisões mais rápidas e embasadas, encontrando padrões que podem não ser tão claros aos olhos humanos.

Suporte eficiente

A IA facilita a implementação de uma abordagem customer centric. Aproveitando sistemas de personalização e de atendimento, como o SAC 4.0, as empresas podem desenvolver chatbots para responder perguntas básicas e estar disponível 24h. Além de economizar o tempo e até reduzir a equipe de atendimento, é possível colocar em prática o conceito de omnicanalidade, uma das maiores tendências da nova logística.

4 ferramentas no-code para melhorar processos

As ferramentas no-code criam aplicações e automações de maneira intuitiva, tornando-se opções ideias para empresas que ainda não podem investir em um profissional especializado.

Com elas é possível criar chatbots de IA generativa, além de dashboards para acompanhar KPIs de logística e impulsionar o desempenho operacional. Algumas opções populares, são:

Microsoft Power Automate

Plataforma SaaS da Microsoft para otimizar e automatizar fluxos de trabalho e processos de negócios. Faz parte da linha de produtos Microsoft Power Platform, que inclui Power Apps e Power BI.

Salesforce Einstein 

Essa é uma ferramenta de análise preditiva e automação de processos de vendas e marketing oferecida dentro da Salesforce. Com ela, é possível criar aplicativos com inteligência artificial para funcionários e clientes, acessando uma plataforma completa de IA.

Jestor

Jestor é uma plataforma que possibilita a criação de processos complexos, além de permitir a gestão integrada de negócios de ponta a ponta, incluindo CRM, vendas, finanças e operações.

Zapier

Com o Zapier é possível realizar a automação de fluxos de trabalho e integração entre diferentes aplicativos e plataformas. É conhecido por funcionar de forma simples e intuitiva.

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  • Amanda Moura

    Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

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