Com um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, encontrar um bom operador logístico é essencial para aumentar a produtividade da operação.
A complexidade da Nova Logística exige qualidade, eficiência e agilidade, focando em reduzir os custos e maximizar os ganhos, sem perder de vista a satisfação do cliente final. Como equilibrar tantos pratos?
Para ganhar a tão sonhada eficiência, contratar um operador logístico qualificado pode resultar em novas alavancas de crescimento, contribuindo para uma logística mais integrada.
A seguir, você vai entender o principal papel de um operador logístico, os benefícios de contratá-lo, além de cinco dicas que podem facilitar na hora da decisão. Confira!
O que são operadores logísticos?
Desde a compra de insumos, a produção e o transporte, todas as pessoas e recursos envolvidos na logística fazem parte de um processo que deve ser bem administrado, buscando sempre diminuir eventuais falhas e alcançar os melhores resultados.
É isso que operadores logísticos fazem!
Resumidamente, operadores logísticos são empresas que prestam serviços e soluções de logística para outras empresas, contemplando todas as etapas da cadeia de suprimentos.
De maneira mais específica, o operador logístico é responsável pela etapa de movimentação dos insumos para indústria, que compreende a organização da armazenagem e do transporte em diferentes modais, mas, principalmente o modal rodoviário.
Principais benefícios da contratação
Além de oferecer infraestrutura completa para atuar nas áreas de armazenagem e também de distribuição, um dos principais benefícios de um operador logístico é justamente sua ampla expertise, que passa a atuar em favor da sua empresa.
Alguns dos benefícios de contratar um operador logístico são:
- Mão de obra especializada e qualificada;
- Processos estruturados;
- Experiências de diversos nichos e segmentos de mercado;
- Fluxo de demandas melhor;
- Métodos que otimizam a operação;
- Aumento da performance;
- Redução de custos.
Vale pontuar que ao optar pela terceirização, é fundamental alinhar a decisão à sua estratégia de supply chain.
Em geral, empresas que terceirizam processos logísticos desejam aumentar a eficiência ao mesmo tempo que focam seus esforços internos em outras necessidades.Nesse sentido, buscam minimizar riscos operacionais e focar em seu core business.
No fim, a contratação ou não de um operador logístico depende das necessidades do negócio.
5 dicas para contratar um bom operador logístico
Como vimos, contratar um bom operador logístico aumenta a produtividade da operação, no entanto, é preciso estar atento na hora da contratação. Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar na hora de contratar a empresa ideal! Confira:
- Olhe para a credibilidade: além de conhecer o portfólio de serviços oferecidos, conhecer a opinião real de clientes (atuais e antigos) pode ser uma boa maneira de entender melhor a reputação da empresa antes de contratá-la. Visitar a operação e conhecer o time, comparando-os com outras opções é o ideal para tomar a melhor decisão.
- Verifique licenças e certificações: antes de tudo, é fundamental pesquisar se as licenças necessárias para operar estão em dia. Liberação de rodagens especiais e licenças municipais, são algumas das certificações imprescindíveis para a companhia.
- Busque por compatibilidade: além de buscar um serviço qualificado, é preciso procurar por um operador que comporte a estrutura do seu negócio, seja ela grande ou pequena. Verifique qualidade das instalações para armazenamento, quantidade de galpões,tamanho e perfil da frota etc. Nesse ponto, compatibilidade é a chave.
- Não deixe de verificar o potencial de inovação: a tecnologia aumenta a eficiência operacional, por isso, é fundamental entender quais programas e softwares a empresa utiliza e que serão capazes de aperfeiçoar seus próprios processos.
- Olhe estrategicamente para a posição geográfica: uma localização estratégica melhora a distribuição, tornando o transporte mais prático e econômico. Na hora de contratar, certifique-se de que a empresa tem uma boa atuação em sua área, afinal, ajudará a escalar a operação.
Operador logístico tradicional x operador logístico digital
A abordagem data-driven está ganhando cada vez mais espaço na Nova Logística, e essa visão também se aplica ao operador, que pode ter um viés mais tradicional ou não.
Enquanto um perfil mais tradicional foca em operacionalizar o dia a dia, um perfil mais tecnológico pensa em melhorar os resultados através da automação e inteligência de dados.
Em outras palavras, o operador tradicional trabalha menos com inovação e tecnologia, enquanto o operador digital fortalece seu trabalho com dados, o que tende a resultar em decisões mais inteligentes e fundamentadas.
Operador logístico é uma ótima opção para crescer de maneira sustentável
Um operador logístico atua administrando uma série de atividades complexas e interligadas, que muitas vezes uma empresa luta para gerenciar 100% sozinha. Afinal, se tornar líder de mercado exige processos ágeis e funcionais que nem sempre conseguem ter a prioridade necessária entre tantas atividades cotidianas.
Porém, antes de optar pela terceirização, estude seus processos e busque pela melhor alternativa. Quando a contratação é compatível, um operador logístico contribui para o crescimento sustentável do negócio, aumentando a economia e reduzindo falhas.
Lembre-se, a Nova Logística, além de digital, é um ecossistema, ou seja, buscar parcerias estratégicas é essencial para expandir.
Conheça a Imersão Executiva da ImLog e não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e sanar dúvidas diretamente com experts do setor!
-
Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
Ver todos os posts