A convencional caixa de papelão pode estar com os dias contados? Recentemente, a Amazon anunciou que pretende melhorar a velocidade e eficiência da entrega focando na embalagem, ou melhor, na ausência dela. As informações são da Fortune.
Em 2022, a empresa já havia reduzido o número de embalagens para diminuir os custos, agilizar a entrega e atingir metas sustentáveis. De acordo com o relatório de sustentabilidade da bigtech, no ano passado, cerca de 11% dos itens já foram enviados sem a caixa, entregues em suas embalagens originais.
Pat Lindner, vice-presidente de embalagem e inovação da Amazon, disse que “há uma necessidade significativa de nossa empresa dar o próximo passo na inovação em torno da embalagem” e afirmou que essa necessidade já está sendo acompanhada pela liderança sênior da companhia.
Para além das questões de sustentabilidade e otimização da logística de entrega, alguns consumidores temem que a nova prática aumente os roubos de mercadorias.
Desafios de segurança
Em 2022, cerca de 260 milhões de pacotes foram roubados, um aumento de aproximadamente 50 milhões em relação a 2021.
Segundo especialistas, os roubos de mercadoria tendem a ser imprevisíveis – com ou sem caixa. Enquanto uma embalagem pode conter um item valioso (ou não), a psicologia afirma que a imprevisibilidade torna a “recompensa” igualmente atrativa, pois a dopamina liberada de um item desconhecido tende a ser ainda maior.
Em comunicado, a Amazon afirmou que a grande maioria das entregas chega aos clientes sem problemas. “Se algo ocorrer, trabalhamos diretamente com os clientes para consertar. Temos várias maneiras de trabalhar com os clientes para fornecer visibilidade e opções para a entrega de pacotes. O atendimento ao cliente da Amazon também está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, para ajudar os clientes com qualquer assunto relacionado à entrega de pacotes.”
Boas práticas
Nem todo item será entregue sem caixa. De acordo com a empresa, itens considerados perigosos (com pontas afiadas), os que não estão incluídos no programa de segurança, colecionáveis ou íntimos, não sairão para entrega expostos.
Outros itens que podem chegar ao cliente final sem caixa passam por testes que envolvem compressão, vibrações e quedas de diferentes ângulos.
Além disso, a Amazon incentiva os fornecedores a melhorarem suas próprias embalagens, focando principalmente na resistência. Com embalagens mais fortes, não há necessidade de adicionar material extra para segurança, reduzindo custos e aumentando a sustentabilidade.
Apesar dos esforços para reduzir as caixas, os usuários continuarão tendo a opção de adicioná-las ao pedido sem nenhum custo adicional.
Conheça a Imersão Executiva da ImLog e não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e sanar dúvidas diretamente com experts do setor!
-
Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
Ver todos os posts