Você já pensou qual o nosso papel na transformação digital na logística? Essa área está em constante mudança, mas é construída sobre uma premissa imutável: qualidade, do insumo ao last mile.
Entre atividades primárias e secundárias, a evolução da logística é a nossa própria evolução!
Nesse artigo, vamos entender os desafios e oportunidades da transformação digital na logística e seu papel enquanto profissional em meio a tantas transformações.
“A complexidade das cadeias logísticas aumentou e o desafio é garantir que os fluxos físicos andem na mesma velocidade da transformação digital.”
Fernando Sartori – Founder da Uello e mentor da ImLog
O que é a transformação digital?
Se nos anos 60 as funções logísticas eram fragmentadas e separadas, com o avanço da internet em meados dos anos 90, passamos a ter uma gestão mais unificada, no entanto, ainda longe de se tornar o que é hoje: digitalizada e automatizada.
Isso só foi possível através da transformação digital, que nada mais é do que o uso da tecnologia em processos, com o objetivo de potencializar o desempenho.
Mais que uma abordagem ou conceito, a transformação digital é uma mentalidade de gestão. Uma vez que é aplicada em processos, muda radicalmente a estrutura organizacional, principalmente quando ultrapassa a barreira superficial de seu uso e passa a desempenhar um papel estratégico.
Uma pesquisa publicada pela Transparency Market Research (TMR), concluiu que mais de 92 bilhões de toneladas de mercadorias circulam ao redor do mundo, comprovando que o uso da tecnologia é mais essencial para gerenciar uma cadeia que tende a ser cada vez mais complexa.
Conectividade e interação: principais benefícios da transformação digital no setor logístico
Para estar no centro da estratégia empresarial, a logística deve ser tratada como uma área integrada, jamais compartimentada. Uma vez que une a operação de ponta a ponta, a tecnologia é capaz de destravar oportunidades únicas. A seguir, listamos alguns dos principais benefícios da transformação digital na área:
- Maior escalabilidade
- Melhora da experiência do cliente
- Maior previsibilidade da demanda
- Roteirização mais dinâmica
- Aumento da eficiência
- Menos desperdício e mais sustentabilidade
- Novas formas de entrega
- Mais flexibilidade para testar, iterar e realizar
Principais desafios: enquanto a tecnologia avança, a complexidade de implementá-la também
Apesar de aprimorar a cadeia logística, a transformação digital ainda precisa enfrentar desafios complexos, em sua maioria, voltados à adesão de novas tecnologias:
- Cultura organizacional pouco voltada à inovação
- Resistência a transformações
- Capacitação inadequada
- Falta de integração entre tecnologia e sistemas logísticos
- Segurança de dados
- Investimento
Impactos da tecnologia na área logística
Independente dos desafios ou benefícios, a transformação digital veio para ficar, e já está impactando o setor. Por agilizar processos, como estoque e transporte, a tecnologia tende a melhorar a qualidade dos serviços e aumentar a produtividade da operação – é a chamada logística 4.0! Os principais impactos são:
Economia
A implementação de softwares ajuda a evitar desperdícios e custos desnecessários, otimizando o orçamento. O abastecimento, por exemplo, representa um aspecto importante do faturamento de muitas empresas e com um controle mais aprimorado (no caso, tecnológico), é mais fácil desenhar uma meta de consumo e ganhar previsibilidade na hora de abastecer.
Gestão
Com a tecnologia é possível fazer uma gestão de frota mais integrada e eficaz. Utilizando recursos digitais, a empresa pode organizar a operação e ter acesso a dados em tempo real, lidando com imprevistos e otimizando eventuais gargalos que diminuam a eficiência.
Eficiência
A automatização diminui os erros e falhas técnicas, evitando retrabalho e economizando recursos. No entanto, para alcançar a tão sonhada eficiência é fundamental conhecer profundamente os processos, utilizando ferramentas e softwares para melhorá-los.
Com a tecnologia, o processo logístico torna-se fonte de oportunidades
Recentemente, a Amazon reformulou todo o seu processo de entrega, anunciando que entregou cerca de 1,8 bilhão de unidades no mesmo dia ou no dia seguinte – um diferencial estratégico importante a longo prazo.
No entanto, isso só foi possível porque houve um grande investimento na área de tecnologia, especificamente no que envolve machine learning. Dessa forma, foi possível melhorar a previsão de onde e quanto estoque é colocado nos armazéns.
Em um mundo em constante evolução, nosso papel na transformação logística é acompanhar as mudanças, dispostos a aprender novas habilidades – abertos a inovar um pouco mais a cada dia – principalmente nos micro processos.
Afinal, muitas vezes são eles que estão repletos de ineficiência e com uma ferramenta simples, podem mudar toda a operação.
Para tratar a logística como elemento estratégico, capacitar-se é fundamental. Conheça a LOG 360º, nossa formação para líderes e profissionais no setor e prepare-se para a Nova Logística.
-
Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
Ver todos os posts