Walmart vai direcionar 90% dos investimentos para robôs e e-commerce

A gigante do varejo espera que em três anos 55% do volume de seu centro de distribuição tenha instalações automatizadas e que 65% de suas lojas sejam automatizadas em algum nível.
Walmart loja califórnia

Nos próximos cinco anos, quase 90% dos investimentos do Walmart estarão direcionados para robôs e e-commerce, além de supply chain e aprimoramento das lojas.

Até o final de 2026, espera-se que cerca de 65% das lojas tenham capacidade de automação, 55% do volume movimentado no centro de distribuição passe por instalações automatizadas e que o custo médio por unidade dos produtos caia cerca de 20%.

Essa queda no custo médio pode se traduzir em preços mais baixos para o consumidor final ou em uma maior margem de lucro para a empresa, dependendo da estratégia adotada.

Robôs para tudo

Em sua reunião anual com investidores, o Walmart apresentou a um grupo de analistas um centro de distribuição totalmente automatizado em Brooksville, Flórida.

Dois robôs têm capacidade para movimentar cerca de 3.400 pacotes. Antes de serem transportados, as encomendas são separadas por sensores e outros robôs.

Os robôs são capazes de montar paletes com 130 caixas, enquanto os paletes montados manualmente têm em média 75 caixas.

Mais robôs são usados na armazenagem e coleta, assim como empilhadeiras autônomas.

A tecnologia poderá ajudar a empresa a melhorar a produção, a precisão e até mesmo a reduzir a demanda por trabalho nos centros de distribuição ao longo do tempo.

Segundo analistas, metade dos paletes montados por robôs são diretamente enviados para as lojas, permitindo que os funcionários trabalhem com mais eficiência no chão de fábrica.

Omnicanalidade

Embora a empresa veja um enorme potencial no e-commerce e esteja direcionando grande parte de seus investimentos para impulsionar as vendas online, a rede de lojas físicas ainda é crucial para o seu sucesso.

“As lojas são elementos essenciais em nossa operação omnichannel”, disse o CEO da Walmart nos EUA, John Furner.

De acordo com ele, os clientes buscam rapidez na entrega de seus pedidos e a empresa sabe que o custo do last mile é mais alto do que o do middle mile, que, por sua vez, é mais caro do que o do first mile.

Nesse sentido, a Walmart, que possui 4.700 pontos de distribuição, utiliza suas lojas como pontos estratégicos para encurtar a última milha, reduzir o tempo de entrega e diminuir os custos logísticos.

Mais empregos

Apesar de ter notificado vários estados sobre a demissão de 2.300 funcionários em suas instalações que atendem o comércio eletrônico, a empresa informou que pretende contratar mais trabalhadores no longo prazo.

Os executivos destacaram que serão empregos de melhor qualidade, com salários mais elevados, já que a empresa será maior e mais lucrativa.

“Direcionar adequadamente os investimentos permitirá o aumento do lucro nos próximos cinco anos”, disse o diretor financeiro, John David Rainey.

Aumento nas vendas

Para este ano fiscal, o Walmart espera que as vendas líquidas aumentem de 2,5% a 3,0%; as vendas nos EUA aumentem de 2% a 2,5%; e as vendas do Sam’s Club nos EUA aumentem 5% (ambas excluindo as vendas de combustível).

Espera-se, ainda, que os custos se mantenham estáveis em relação ao ano anterior, podendo aumentar ligeiramente ano a ano. No ano passado, chegaram a US$ 16,9 bilhões.

Durante o encontro com investidores e analistas, Rainey destacou que a alocação de capital é pautada pela busca do melhor retorno financeiro.

Segundo ele, cada dólar investido deve competir pela melhor taxa de retorno, e os gastos são analisados considerando o retorno sobre o investimento.

Rainey enfatizou que os aportes feitos nos últimos anos em tecnologias e automação da cadeia de suprimentos estão tendo rendimento superior ao que foi inicialmente previsto.



Com informações do
Supply Chain Dive.

Na ponta da língua: First mile, middle mile e last mile

Esses termos são usados na logística para descrever as etapas do processo de transporte de mercadorias, desde o ponto de origem até o destino final.

O que você sabe sobre eles? Confira abaixo!

First mile (primeira milha)

Refere-se à primeira etapa do processo de transporte, que consiste em coletar a mercadoria no ponto de origem e levá-la até o centro de distribuição ou ponto de transferência.

Essa fase é fundamental para garantir que a mercadoria seja coletada adequadamente e que todas as informações necessárias sejam registradas corretamente.

Por exemplo, a primeira milha de uma entrega pode ser o transporte de produtos de uma fábrica até um centro de distribuição.

Middle mile (milha intermediária)

É a fase do transporte que ocorre entre o centro de distribuição e o ponto de entrega final.

Essa etapa envolve o transporte da mercadoria em grandes volumes, geralmente em caminhões ou trens, até os centros de distribuição regionais ou locais.

Por exemplo, a milha intermediária de uma entrega pode ser o transporte de um caminhão carregado de produtos de um centro de distribuição para uma loja ou armazém.

Last mile (última milha)

É a fase final do processo de transporte, que consiste em levar a mercadoria do centro de distribuição ou ponto de transferência até o destino final, que pode ser uma casa, empresa ou ponto de coleta.

Essa fase é crucial para garantir que a mercadoria chegue ao destino correto e no prazo acordado.

Por exemplo, a última milha de uma entrega pode ser o transporte de um pacote do centro de distribuição de uma empresa de e-commerce até a casa do consumidor final.

Esses termos são úteis para entender como funciona a logística de uma cadeia de suprimentos e para identificar possíveis pontos de melhoria no processo de transporte.

Cada etapa possui suas próprias complexidades e desafios logísticos, e é importante gerenciá-las de forma eficiente para garantir a satisfação do cliente e o sucesso do negócio.

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