Processos logísticos eficientes são o coração da logística empresarial. A gestão eficiente e estratégica do fluxo de materiais, informações e recursos, é o que garante que os produtos alcancem seu destino no prazo estabelecido.
Todo gestor de logística está em busca de mais produtividade e redução de custos, e para alcançar essa dupla imbatível busca práticas estratégicas para implementar na operação.
Além do lado financeiro de qualquer negócio, investir na otimização de processos impacta diretamente a satisfação dos clientes, que recebem suas encomendas mais rápido e sem avarias.
Neste artigo, você compreenderá os fundamentos para criar processos logísticos que funcionam, utilizando novas tecnologias e ferramentas que impulsionam o fluxo logístico, gerando resultados consistentes.
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Os processos logísticos são diversas etapas que compõem a cadeia de suprimentos. Tido como uma sequência de atividades interligadas, utilizam uma abordagem sistemática que permite uma visão abrangente e estruturada das operações logísticas.
Uma vez que as empresas compreendem sua relevância, conseguem ganhar produtividade e reduzir custos.
A supply chain está cada vez mais dinâmica e ágil, o que indica que quanto mais uma empresa entende sobre processos, mais preparada ela está para identificar gargalos e oportunidades de melhoria. Na logística, cada etapa conta.
A seguir, você compreende quais são os principais processos logísticos e suas funções:
Envolve a verificação e registro minuciosos dos produtos recebidos, garantindo a concordância com as especificações quantitativas e qualitativas do que foi pedido. No momento em que matérias-primas chegam à empresa, a equipe de recebimento deve realizar uma conferência minuciosa, verificando a qualidade e quantidade dos produtos e conferindo se está conforme o pedido.
Esse processo aloca os produtos em estruturas de armazenagem estratégicas, considerando fatores como demanda sazonal, velocidade de movimentação e características específicas dos itens, elementos essenciais da logística de armazenagem.
A gestão de estoque envolve a checagem constante dos níveis de inventário, evitando excessos ou faltas, além de otimizar a utilização do espaço no armazém.
Essa etapa envolve recebimento, análise e preparação de pedidos para envio, garantindo rapidez e precisão no atendimento ao cliente.
Enquanto o picking realiza a coleta eficiente dos produtos no estoque, o packing prepara os itens para o transporte, embalando de modo que cheguem com o mínimo de avaria.
Uma das etapas mais conhecidas da logística, a gestão do transporte cuida para que os produtos cheguem aos clientes, seja por terra, mar, ar ou ferrovia.
A gestão de fornecedores estabelece e mantém relações estratégicas com fornecedores, assegurando a qualidade e pontualidade das entregas. Estabelecer uma comunicação eficiente é crucial.
Responsável pela roteirização eficiente, pensa no transporte e rotas inteligentes para entregar produtos aos clientes finais, minimizando custos e prazos. Assim como na armazenagem, esta etapa busca fazer uma distribuição inteligente dos produtos.
A logística reversa gerencia o retorno de produtos, seja por devoluções, reciclagem ou descarte adequado, tornando-se uma prática cada vez mais comum entre empresas.
Esse processo utiliza tecnologias para fornecer visibilidade em tempo real sobre a localização e status dos produtos na cadeia de suprimentos.
Entenda como os processos bem definidos impulsionam os resultados.
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Na era do e-commerce, o público está esperando entregas quase instantâneas, o que exige não apenas organização, mas também eficiência.
Para ajudar você a ganhar agilidade no dia a dia, separamos algumas dicas que vão ajudar a construir um fluxo logístico otimizado, que ajudará a empresa a se diferenciar da concorrência. Confira.economia
O mapeamento de processos é o primeiro passo para criar um fluxo eficiente. Para ter uma visão abrangente, mapeie todas as atividades, do recebimento até a entrega final para os clientes.
Após ter esse diagnóstico completo, identifique problemas e gargalos que estão drenando a produtividade e que podem representar oportunidades de melhoria.
Toda mudança deve estar pautada em um objetivo claro. Definir KPIs que vão ajudar a entender se os processos estão mesmo otimizados.
Estabeleça metas mensuráveis que vão guiar o novo fluxo logístico. Pode ser que sua empresa precise reduzir custos ou aumentar a taxa de entregas no prazo, e uma vez que esse objetivo é definido é possível criar estratégias para alcançá-lo.
Além disso, é preciso unir os objetivos logísticos aos objetivos empresariais, alinhando-os à estratégia macro da empresa, afinal, a logística é vital para o sucesso comercial de qualquer negócio.
Não esqueça de comunicar as metas e objetivos para toda a equipe, garantindo que todos estejam na mesma página e saibam como contribuir.
Do recebimento de pedidos ao monitoramento de transporte e entrega, otimizar cada etapa do processo é essencial para ter um fluxo logístico eficiente.
Automatizar ajudará a reduzir erros manuais, organização, aumentará a produtividade e vai contribuir com os prazos de entrega.
Utilizar tecnologias como pickers para automatizar a seleção e packing, além de investir em monitoramento e rastreamento de entregas proporciona velocidade e transparência para a empresa e os clientes.
Algumas das tecnologias que estão transformando o mercado de logística e supply chain estão sendo adotadas por empresas de vários portes. Confira algumas opções:
A gestão de pessoas é essencial para impulsionar uma empresa, afinal, as pessoas são o maior ativo de qualquer negócio. Após escolher o modelo de gestão ideal para suas necessidades, é possível investir em treinamento e capacitação dos funcionários, garantindo que todos utilizem as ferramentas de maneira assertiva.
Além disso, criar um ambiente de trabalho saudável e que fomente a inovação deve ser uma prioridade. Para isso, crie rituais de gestão de pessoas para aproximar o time e as lideranças, e busque ferramentas de gestão que melhorem a comunicação e a produtividade.
Implementar uma abordagem de melhoria contínua, identificando oportunidades de melhoria e baseada em indicadores de desempenho ajudará a desenvolver uma mentalidade de aprimoramento constante.
Isso ajudará a identificar padrões, tendências e áreas que podem ser aperfeiçoados considerando a experiência do cliente.
Criar uma cultura de feedback também é essencial para incentivar a equipe a colaborar e encontrar soluções.
Procurar parcerias estratégicas pode ajudar qualquer empresa a se desenvolver, aprendendo sobre outras técnicas de gestão de negócios e até mesmo operar de maneira colaborativa.
Essa visão inclui não apenas outros negócios, mas também fornecedores. Por meio de parcerias estratégicas é possível manter a qualidade dos serviços com um melhor custo-benefício.
Não deixei de realizar benchmarking com empresas que são referência para mapear boas práticas e como adaptá-las ao seu negócio.
A inteligência artificial vem transformando o mundo dos negócios e com o setor logístico não é diferente. Com a aplicação de algoritmos avançados e análises de dados, as possibilidades de melhoria se expandiram, impactando desde o recebimento de matérias-primas até a entrega final.
Uma mudança poderosa trazida pela tecnologia foi a diminuição da dependência de processos manuais, experiência humana e planejamento baseado em estimativas. Com o uso de sistemas de informação e de dados, é possível promover e criar processos mais eficientes e confiáveis.
A IA pode analisar padrões históricos e tendências de mercado, permitindo que as empresas ajustem seus estoques a fim de evitar excessos ou faltas.
Utilizando dados de tráfego e clima, por exemplo, é possível determinar as rotas de entrega mais inteligentes, reduzindo custos e tempo de transporte.
A IA pode automatizar tarefas repetitivas, liberando tempo para que os colaboradores possam se concentrar em atividades que exigem uma visão mais estratégica.
Com um amplo acesso a dados, previsões e análises de risco, os gestores podem tomar decisões mais rápidas e embasadas, encontrando padrões que podem não ser tão claros aos olhos humanos.
A IA facilita a implementação de uma abordagem customer centric. Aproveitando sistemas de personalização e de atendimento, como o SAC 4.0, as empresas podem desenvolver chatbots para responder perguntas básicas e estar disponível 24h. Além de economizar o tempo e até reduzir a equipe de atendimento, é possível colocar em prática o conceito de omnicanalidade, uma das maiores tendências da nova logística.
As ferramentas no-code criam aplicações e automações de maneira intuitiva, tornando-se opções ideias para empresas que ainda não podem investir em um profissional especializado.
Com elas é possível criar chatbots de IA generativa, além de dashboards para acompanhar KPIs de logística e impulsionar o desempenho operacional. Algumas opções populares, são:
Plataforma SaaS da Microsoft para otimizar e automatizar fluxos de trabalho e processos de negócios. Faz parte da linha de produtos Microsoft Power Platform, que inclui Power Apps e Power BI.
Essa é uma ferramenta de análise preditiva e automação de processos de vendas e marketing oferecida dentro da Salesforce. Com ela, é possível criar aplicativos com inteligência artificial para funcionários e clientes, acessando uma plataforma completa de IA.
Jestor é uma plataforma que possibilita a criação de processos complexos, além de permitir a gestão integrada de negócios de ponta a ponta, incluindo CRM, vendas, finanças e operações.
Com o Zapier é possível realizar a automação de fluxos de trabalho e integração entre diferentes aplicativos e plataformas. É conhecido por funcionar de forma simples e intuitiva.
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