De acordo com especialistas, o principal desafio do Porto de Santos é o desenvolvimento de acessos – terrestres e marítimos. Mesmo que haja expectativa em utilizar os recursos do Novo PAC, o projeto ainda não tem diretores ou lideranças técnicas confirmadas.
No mundo ideal, a solução deve levar em conta os acessos rodoviário, ferroviário e aquaviário (inclusive as hidrovias da Baixada Santista), visando o desenvolvimento de um sistema integrado e eficiente.
Recentemente, o novo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, assinou três termos de compromisso para obras de infraestrutura no Porto de Santos. Os documentos contemplaram:
Dentre as três, a segunda fase da avenida perimental foi classificada entre as obras prioritárias, sendo essencial para o escoamento de produtos pela margem esquerda do complexo portuário.
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A nova versão do programa prevê R$ 60 bilhões em investimentos federais ao longo dos próximos quatro anos, totalizando R$ 240 bilhões durante o terceiro mandato de Lula. Embora o volume de investimento seja menor que as edições anteriores, há maior possibilidade de participação da iniciativa privada através de parcerias.
Segundo o governo, o programa contempla a retomada de obras paradas e estímulo às que já estão em andamento, como também novos projetos – olhando para a transição ecológica.
A logística é uma das áreas que será impactada pelo novo PAC .Embora os projetos ainda estejam sendo fechados, entre os principais, já podemos citar:
De acordo com o governo federal, o novo Programa de Aceleração do Crescimento contemplará pelo menos uma grande obra em cada estado brasileiro.
O Porto de Santos está localizado a 70 km do maior centro produtor e consumidor da América Latina, São Paulo. Além disso, conecta-se a uma ampla rede de infraestrutura de transportes, o que viabiliza a movimentação anual de milhões de toneladas de bens e mercadorias.
Em 2022, o Porto de Santos bateu recorde histórico na movimentação de contêineres. Foram 5 milhões de TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) no ano, um aumento de 21% em quatro anos e de 3,2% em relação a 2021.
Em meio aos números expressivos, o Porto está chegando perto de sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, que é de 5,3 milhões de TEUs/ano.
Para evitar problemas, a SPA (Santos Port Authority) realizou 5 leilões e endereçou mais 6 projetos para atender as demandas do Porto. Isso foi possível por meio do último Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ), aprovado em 2020.
Entre estes projetos previstos está o novo terminal de contêineres, STS 10. O projeto aumentará a capacidade para esta carga em 2,3 milhões TEU/ano, retirando o risco do Porto em operar no seu limite de capacidade para contêineres.
As principais cargas dão destaque para o agronegócio, principalmente a soja em grão (+9,6%), o milho (+80,8%), a celulose (+59%), sucos cítricos (+9,6%) e as carnes (+20%).
O transporte marítimo é medido pela movimentação nos portos brasileiros. De acordo com estatísticas da Antaq, de janeiro a abril de 2023, os portos privados e públicos movimentaram cerca de 377,9 milhões de toneladas com expansão de 1,47% em relação ao mesmo período em 2022.
A movimentação através da navegação de longo curso, que representa as exportações e importações, somou 259,1 milhões de toneladas. Isso representa um aumento de 1,73, enquanto a cabotagem (navegação nacional), atingiu 65,9 milhões de toneladas, expandindo 0,46.
O comércio exterior é uma grande oportunidade para as empresas brasileiras e o país tem um papel mundial expressivo nas rotas de importação e exportação, que fazem circular bilhões de reais todos os meses.
Em 2020, as exportações brasileiras atingiram US$ 209,921 bilhões e as importações, US$ 158,926 bilhões. Hoje o Brasil é a 7.ª maior economia global, mas ocupa a 26ª posição entre os exportadores mundiais de bens.
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