Há 528 startups no setor marítimo e portuário em todo o mundo, segundo estudo da Wilson Sons

Mais de 40% do total das shiptechs mapeadas desenvolvem soluções com uso de Big Data & Analytics, seguido por Inteligência Artificial/Machine Learning e Internet das Coisas (IoT), Sensores & Monitoramento.
Startups do setor marítimo navio porto
Startups do setor marítimo navio porto

Existem hoje, em todo o mundo, 528 startups no setor marítimo e portuário ou com soluções que atendam diretamente a demandas dessa indústria, distribuídas por 45 países em cinco continentes.

Os Estados Unidos são o líder do ranking, com 81 startups, seguidos de Israel, com 67. O Brasil fica em oitavo lugar, com 22 startups, e à frente de países como França (19), Espanha (17) e Noruega (12).

Os dados são do estudo inédito Mapeamento de Startups Marítimas e Portuárias”, realizado pela Wilson Sons, com apoio do Cubo Maritime & Port, iniciativa do Cubo Itaú em parceria com Wilson Sons, Porto do Açu e Hidrovias do Brasil.

“Atualmente, existem cerca de 20 ecossistemas de inovação dedicados ao tema espalhados por todos os continentes, com destaque para EUA, Holanda, Israel, Reino Unido e Cingapura. No entanto, apesar da relevância, do potencial econômico e da forte demanda por soluções tecnológicas em nosso setor, entendemos que este número de startups ainda pode aumentar significativamente”, destaca o CEO da Wilson Sons, Fernando Salek.

90% do comércio global é aquaviário

Dados da Organização Mundial do Comércio (OMC) indicam que entre 80% e 90% do comércio global é feito pelo modal aquaviário, enquanto os produtos transportados somam cerca de US$ 5 trilhões em valor agregado.

Novas mudanças, que acontecem em larga escala, irão transformar o cenário global, com quatro tendências principais:

  • Proliferação de ship techs com soluções integradas;
  • Mudanças regulatórias focadas em descarbonização;
  • Colaboração e compartilhamento de dados (crowdsourcing);
  • Operações remotas ou autônomas de navios e equipamentos portuários.


No caso das startups, a maioria das empresas mapeadas pelo estudo oferece soluções para gestão e monitoramento de frota (155). Em segundo lugar vêm aquelas que
apoiam frete e comércio internacional (147).

Outras quatro categorias foram identificadas: serviços especializados (93), gestão de portos e terminais (64), ciber segurança e sustentabilidade (50) e construção e manutenção naval (18).

Destaque para o Big Data

Sobre Logística 4.0, no ranking por Tech Clusters, o destaque em tecnologias é o Big Data, com 214 startups (mais de 40% das shiptechs mapeadas). Ele é aplicado em manutenção preditiva, otimização de rotas, gestão de documentos, automatização de operações e construção de embarcações.

Depois, com 85 startups no total, estão: a Inteligência Artificial, que é utilizada para a otimização da programação de navios pelas empresas de navegação, e o Machine Learning, um subconjunto de IA, para prever o consumo de combustível e traçar rotas ideais para as embarcações.

Internet das Coisas, Sensores e Monitoramento (83) vem na sequência. Além desses, foram identificados, no ranking de Tech Clusters, Robótica & Drones (42 startups), Blockchain (20) e Realidade Virtual & Realidade Aumentada (12).

“Vivemos um momento inédito do setor, em que a adoção de novas tecnologias permitirá tornar as operações nos portos e o transporte aquaviário de carga cada vez mais eficientes, seguros e sustentáveis”, afirma o diretor de Transformação Digital da Wilson Sons, Eduardo Valença.

Para ele, é preciso aproveitar essa oportunidade e traduzir esse momento em ganhos de eficiência e uma atuação mais sustentável, promovendo o surgimento, o desenvolvimento e a proliferação de startups.

Apoio a startups

A Wilson Sons é investidora minoritária em três startups:

  • A israelense DockTech, que faz mapeamento do leito dos portos para tornar mais eficientes a navegação e a dragagem.
  • A brasileira Argonáutica, com a ferramenta de calado dinâmico que otimiza a carga dos navios e a atracação nos terminais.
  • A britânica AlDrivers, que atua na conversão de veículos e maquinários convencionais, como caminhões, em equipamentos autônomos.



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