A RoutEasy é uma startup de logística que utiliza inteligência artificial em soluções de otimização e gestão de entregas. Com mais de 300 clientes no Brasil e na América Latina, a logtech aposta na inovação no tradicional setor de entregas.
Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, utilizados para otimizar e integrar processos.
Isso contribui para maior produtividade e menor custo de entrega e, assim, a startup gera economia real a seus clientes, que reúnem nomes como Mercado Livre, Grupo Pão de Açúcar, Royal Canin, Solistica, Magalu e DHL.
Em agosto de 2021, a RoutEasy recebeu um aporte liderado pelo Grupo Ultra (UVC) no valor de R$ 5,8 milhões. E, em dezembro de 2022, passou a integrar o ecossistema de soluções logísticas nstech.
A porcentagem de crescimento da empresa se manteve na casa dos 200%. Em 2020 (ano do aporte), foi 205%. Em 2021, chegou a 218%. E em 2022, 214%. Em um ano, a RoutEasy foi de 28 colaboradores para 88.
“Para 2023, nossa expectativa é continuar em crescimento frequente e aumentar a cartela de clientes. O foco é manter o modelo de negócio sólido e inovador, auxiliando parceiros a otimizarem processos, garantirem maior eficiência e reduzirem custos nas operações”, ressalta Caio Reina, CEO e fundador da logtech.
Os passos da empresa
A história da RoutEasy começou em 2009, durante o projeto de mestrado de Reina, no departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica da USP.
Ao desenvolver o algoritmo de roteirização, ele percebeu uma grande diminuição e otimização de tempo em alguns processos que antes demoravam horas.
Em 2016, após diversos testes e estudos, o algoritmo foi integrado à plataforma web e, então, nasceu a RoutEasy.
“Nossa missão é fazer com que todas as empresas tenham acesso a inovações tecnológicas que garantem mais previsibilidade, economia e agilidade nas operações logísticas, respeitando toda a singularidade de cada modelo de negócio”, comenta o fundador.
“Nossa missão é fazer com que todas as empresas tenham acesso a inovações tecnológicas que garantem mais previsibilidade, economia e agilidade nas operações logísticas”
Caio Reina
CEO e fundador da RoutEasy
Soluções e tecnologia de ponta
A RoutEasy trabalha por meio de três módulos: gestão, otimização e orquestração. Sua atuação é baseada em algoritmo genético, programação e inteligência artificial, utilizados para otimizar e integrar processos.
Com o módulo de gestão, a empresa consegue monitorar todas as etapas do abastecimento, receber alertas em tempo real e agir de forma mais rápida na hora das suas entregas, o que evita falhas e otimiza tempo.
Já o módulo de otimização permite uma roteirização mais inteligente, o que garante diminuição de custos e da distância total percorrida. Com essas tecnologias, além de reduzir os reais impactos ambientais, as empresas também possuem mais tempo para investir na parte social da sigla ESG.
Por sua vez, na orquestração do last mile, a utilização de inteligência artificial e machine learning garante eficiência e agilidade nas etapas de planejamento e atribuição de rotas, já que todo o fluxo de trabalho é 100% automatizado por meio de uma tecnologia própria, batizada de Maestro.
Esta tecnologia viabiliza o same day delivery e é ideal para organizações com altas demandas e diferentes hubs de distribuição.
Quer saber mais?
A RoutEasy vai apresentar um case de sucesso com seus clientes na Imersão Logística Executiva da ImLog.
Participe, não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e sanar dúvidas diretamente com experts do setor!
Faça parte da próxima turma
Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia
06 e 07 de maio – das 08 as 20h*
*horários sujeiros a mudanças