ImLog completa um ano e planeja impactar 100% dos profissionais de logística do Brasil

EdTech focada em logística pretende dobrar a equipe e aumentar o leque de produtos, incluindo novas imersões presenciais, cursos online e uma comunidade exclusiva para alunos e ex-alunos.
ImLog 1 ano sócios
Imersão ImLog sócios
Os cofundadores da ImLog na sexta Imersão Logística Executiva: Luiz Vergueiro, Patrick Rocha e João Cristofolini

“A educação do mercado de logística não acompanhou a velocidade das entregas.” Foi de olho nesta necessidade que nasceu a ImLog, edTech focada em logística que completou seu primeiro ano de vida no dia 1 de maio.

A ImLog é fruto do sonho dos sócios Patrick Rocha (dLieve e VTEX), Luiz Vergueiro (Infracommerce e Mercado Livre) e João Cristofolini (Pegaki e Intelipost), que se uniram, a princípio, para realizar imersões presenciais. Porém, o negócio deu tão certo que evoluiu para outros produtos.

Um ano depois, a ImLog se tornou algo muito maior do que os sócios imaginavam. “A virada de chave aconteceu no final do ano passado, quando depois de algumas turmas presenciais e de receber alguns feedbacks positivos dos alunos, caiu a ficha de que realmente existia um grande problema: a falta de uma educação de qualidade em logística que acompanhasse o crescimento do mercado”, expõe Cristofolini. 

Na verdade, a ImLog nasceu como Imersão Logística, que era o nome do, até então, único curso oferecido. Mas, com o tempo, os sócios viram que era possível criar outros produtos e fizeram a troca. A mudança já anunciava o que estava por vir.

Tornar a logística “sexy”

Hoje, o evento presencial, chamado de Imersão Executiva Logística, é o carro-chefe da startup, reunindo em um fim de semana conteúdo especializado, cases de sucesso e rodadas de mentoria. Um dos seus objetivos, como sempre diz Vergueiro, é tentar deixar o setor tão “sexy” quanto o mercado de tecnologia.

O evento atrai profissionais de diversos setores, como Felipe Sessin, diretor de operações do Zé Delivery (Ambev). “Foram dois dias bastante interativos. No primeiro, os palestrantes buscaram entender as dores do mercado e sanar dúvidas. No segundo, a rodada com os mentores foi realmente produtiva, todos puderam fazer suas perguntas. Foi um fim de semana muito positivo, valeu a pena!”, ressaltou.

Também já participaram diretores, CEOs e gerentes de empresas como FedEx, Dow Química, Yusen Logistics, JSL, Patrus Transportes, Sequoia, Grupo Boticário, Via, Itaú e até da Usina de Itaipu.

“Nossos momentos com as turmas são de extrema troca. Neste ambiente, nenhum dos mentores está ali só para falar. Se a troca é constante, o aprendizado nem se fala. Todas as vezes que saio de um final de semana bem intenso, como é o do nosso evento, me sinto renovado com tudo que aprendi de novo”, descreve Vergueiro.

Objetivos audaciosos

O que move a ImLog é o seu BHAG (Big Hairy Audacious Goal), como conta Rocha. “Nosso objetivo audacioso e desafiador é impactar 100% dos profissionais de logística do Brasil até 2030. E como fazer isso? Por exemplo, com conteúdo gratuito e portal de notícias, não apenas com a comercialização de cursos. Seja motorista ou executivo de alto cargo, de alguma forma, em algum momento, temos de ter conteúdo e produto para cada público”, explica.

Pensando nisso, a ImLog está ampliando seus produtos educacionais e investiu em um site atualizado diariamente com notícias, artigos e matérias exclusivas. O site se complementa com a newsletter, enviada duas vezes por semana, com ainda mais informações que fazem a diferença no dia a dia de quem atua com logística.

Além disso, conta com uma rede social com postagens criativas que levam informações valiosas para os profissionais que querem conhecer conceitos e se manter atualizados com as mais recentes inovações do mercado.

A proposta da ImLog é trazer informações e cases atuais para este mercado tão tradicional e que vem passando por várias transformações em termos de tecnologia. “Todos os produtos que criamos têm o propósito de ajudar a trazer conteúdos práticos e reais, olhando principalmente para o presente e para o futuro”, diz Cristofolini.

Imersão ImLog alunos

Novidades e planos para o futuro

O time da ImLog, hoje composto por 15 pessoas, já começou a desenhar outros produtos, que estão em execução ou prestes a serem lançados. Entre eles, a formação online Log 360o, cuja primeira turma deste ano reuniu 100 alunos e que retorna com melhorias e mais interatividade, sendo totalmente ao vivo. 

Para o próximo semestre, o plano é dobrar a equipe e aumentar o leque de produtos, incluindo imersões com outros professores e mentores sobre temas específicos, como logística reversa e S&OP, conforme anunciou Rocha no webinar de 1 ano, realizado no dia 2 de maio.

Também está sendo preparada uma comunidade de alunos e ex-alunos para ampliar ainda mais o networking e facilitar a troca de experiências mesmo após o término do curso. 

“Olhando para trás, a partir de uma turma que surgiu meio despretensiosamente, construímos, um ano depois, um time dedicado e novos produtos, alcançando mais investidores e mentores parceiros”, destaca Cristofolini.

A ImLog em números

Neste um ano de vida, a ImLog realizou 8 turmas da Imersão Logística Executiva, totalizando 200 horas de aulas, e impactou cerca de 500 alunos, sendo que 56% deles fizeram negócio entre si, aproveitando o networking que o encontro presencial proporciona. 

Quase 200 empresas já participaram do evento, que tem como diferencial as rodadas de mentoria. A cada edição, três de 19 líderes parceiros de grandes empresas se revezam, como Ana Blanco, vice-presidente da DHL Supply Chain; Leandro Bassoi, COO na MadeiraMadeira; Guilherme Juliani, CEO do Grupo Move3; e Alexandre Felix, COO da Loggi. 

Nessas 8 imersões, foram apresentados 35 cases diferentes, de empresas que buscaram soluções para resolver alguma dor e obtiveram resultados significativos para seu crescimento. Entre elas, Amazon; Routeasy com Pão de Açúcar; GoodStorage com EREA; e Eu Entrego com Cobasi.

A ImLog também tem um forte compromisso com o desenvolvimento do ecossistema empreendedor, especialmente com as startups que atuam no setor logístico, dando espaço para elas apresentarem seus negócios durante as Imersões Executivas. Já passaram por lá empresas como Na Porta, GTI Plug e Abbiamo.

Participe da próxima Imersão Executiva!

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia

Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*

*horários sujeitos a mudanças

Últimas notícias

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!