Digital Catapult lança projeto de transporte compartilhado para reduzir circulação de caminhões vazios e CO2

O Logistics Living Lab vai contribuir com a meta do Reino Unido de atingir a neutralidade de carbono até 2050. Lá, 25% dos caminhões ainda circulam vazios.
Digital Catapult empresa logo
transporte compartilhado mãos acordo parceria caminhões

Para reduzir as emissões de carbono de caminhões que circulam vazios e quase vazios nas estradas, a Digital Catapult, especializada em logística, anunciou um projeto ambicioso de transporte compartilhado: o Logistics Living Lab. 

O transporte rodoviário de cargas e os serviços de logística produziram 11,5 milhões de toneladas de dióxido de carbono em 2020, colocando em risco a meta do Reino Unido de atingir a neutralidade até 2050.

O projeto contará com tecnologias emergentes, como a tecnologia de registro distribuído (DLT), chamada de Tecnologia de Contabilidade Distribuída (TCD) em português, e a Internet das Coisas (IoT).

Ele reunirá cinco importantes inovadores digitais: Vodafone Digital Asset Broker, Microsoft, Yusen Logistics, Fuuse e Parity Technologies.

Compartilhamento e gerenciamento inteligente

O projeto Logistics Living Lab entrará em operação até setembro de 2024 e prevê o desenvolvimento de uma infraestrutura digital compartilhada para gerenciamento mais inteligente do espaço disponível nos caminhões, incluindo roteamento e rastreamento de veículos.

Com isso, permite que empresas concorrentes de logística compartilhem informações sobre os caminhões de suas frotas coletivas, sem que uma única empresa precise ter controle ou visibilidade total do sistema.

A infraestrutura, que terá como base a Tecnologia de Contabilidade Distribuída (TCD), visa proporcionar maior coordenação no setor de logística sem comprometer a sensibilidade comercial e a segurança dos dados, ao mesmo tempo em que permite maior eficiência operacional.

Sustentabilidade de todo o sistema

O projeto Logistics Living Lab faz parte do Digital Supply Chain Hub, da Made Smarter Innovation, que objetiva tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes, resilientes e sustentáveis, promovendo a adoção de tecnologias digitais avançadas nas cadeias de suprimentos em todo o Reino Unido.

Isso vem em um momento que é necessário adotar uma abordagem mais prática para enfrentar os desafios de manufatura e logística no Reino Unido. Estão incluídos aí: a redução do congestionamento nas estradas, o aprimoramento da experiência do cliente e a busca pela redução de emissão de carbono.

Pressões de custo e risco sem precedentes

Segundo Tim Lawrence, diretor do Digital Supply Chain Hub, os fabricantes estão enfrentando pressões de custo e risco sem precedentes em todas as áreas, especialmente em suas cadeias de suprimentos, devido ao aumento dos custos de energia, mão de obra e logística.

“Existe uma demanda crescente das empresas para tornar as cadeias de suprimentos mais sustentáveis, e esse projeto de logística pode desempenhar um papel fundamental em demonstrar os benefícios de trabalhar juntos para alcançar esse objetivo”, diz.

De acordo com Leo Pickford, responsável pela mudança de negócios na Yusen Logistics, seus clientes, que muitas vezes operam com margens muito estreitas, precisam encontrar maneiras de reduzir custos e cortar emissões.

Ele destaca que 25% dos caminhões ainda circulam vazios e grande parte do planejamento operacional é feita no último minuto. “Por isso, a otimização logística, especialmente o transporte compartilhado, é uma área-chave para alcançar a eficiência operacional.”

Segundo Pickford, este projeto permite que empresas de logística trabalhem juntas em benefício mútuo, reduzindo custos e trabalhando rumo a um futuro mais sustentável.

Para saber mais sobre esse projeto, acesse o Digital Supply Chain Hub.


Com informações do
Parcel and Postal Technology.

O que é Tecnologia de Contabilidade Distribuída?

A tecnologia de registro distribuído (DLT), chamada de Tecnologia de Contabilidade Distribuída (TCD) em português, é um tipo de sistema de banco de dados descentralizado que permite a criação e a manutenção de um registro compartilhado e imutável de transações e eventos.

Essa tecnologia permite que várias partes interessadas compartilhem dados e processos de forma transparente e confiável, sem a necessidade de intermediários ou autoridades centrais.

O TCD é usado para criar redes de blockchain, que são cadeias de blocos interligados que contêm informações criptografadas e validadas por uma rede de computadores. 

Esses blocos são adicionados à cadeia de blocos de forma imutável e sequencial, garantindo que as informações sejam seguras e verificáveis.

A tecnologia tem potencial para revolucionar setores como finanças, saúde, logística e governança, permitindo a criação de aplicativos descentralizados, transações seguras e transparentes, bem como a eliminação de intermediários e a redução de custos.

Transporte compartilhado de carga

O transporte de carga compartilhado, também conhecido como Shared User Transport (SUT), é uma prática que vem crescendo no Brasil nos últimos anos.

Essa modalidade consiste em reunir cargas de diferentes empresas em um mesmo veículo, o que possibilita a redução de custos e emissões de CO2, além de contribuir para a diminuição do tráfego nas estradas.

Empresas de logística têm investido em tecnologias para otimizar o transporte compartilhado, como a utilização de softwares de roteirização que identificam as melhores rotas e horários para a coleta e entrega das mercadorias.

Essa prática tem sido adotada principalmente por empresas que têm uma demanda menor de carga, tornando inviável a contratação de um veículo exclusivo para o transporte.

Além disso, o transporte compartilhado permite que empresas que atuam em segmentos distintos possam se unir para transportar suas cargas, gerando novas oportunidades de negócios e parcerias.

.
Assine a Newsletter da ImLog e não perca nenhum conteúdo interessante, como este!

 

Faça parte da próxima turma

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia
06 e 07 de maio – das 08 as 20h*

*horários sujeiros a mudanças

Últimas notícias

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!