A DHL Supply Chain acaba de lançar no Brasil o DHL Fulfillment Network (DFN), serviço inédito para suportar o crescimento das operações logísticas de vendas online para varejo, marketplaces e indústrias.
Mesmo com o forte retorno das atividades presenciais em 2022, o mercado de e-commerce brasileiro faturou R$ 258,5 bilhões (Nielsen\Ebit), com empresas e segmentos em diferentes níveis de maturidade.
A partir de um armazém multicliente dedicado em Barueri (grande São Paulo), o DFN dá acesso à infraestrutura de e-commerce da DHL Supply Chain no Brasil.
Hoje essa estrutura é formada por 13 fulfillment centers, 6,5 mil colaboradores dedicados, 55 hubs de transporte e 800 veículos diários.
Segundo a empresa, toda essa estrutura proporciona entregas no dia seguinte em nível nacional, além de agilidade de implantação e flexibilidade operacional.
O lançamento faz parte de um programa de R$ 800 milhões em investimentos da DHL Supply Chain no Brasil até 2025. Esse valor inclui outros projetos.
First mile, middle mile, triagem e integração
O serviço contempla atividades como:
- Transporte na primeira milha (indústria ou importador até o varejista)
- Armazéns avançados multicliente em áreas metropolitanas estratégicas
- Processos de transporte middle mile (transferências)
- Manuseio interno de produtos
- Triagem com operações próprias
- Integração com os principais softwares de gestão do mercado
Disponibiliza também visibilidade total em tempo real do trânsito dos produtos e entrega ao consumidor final em todo o Brasil.
De acordo com a empresa, além de elevados níveis de serviço em áreas-chave para atender à crescente demanda por entregas mais rápidas (às vezes até no mesmo dia), o DFN também possui vantagens como pay per use, melhor conectividade e gerenciamento proativo para o cliente.
Melhores níveis de serviço e escala
“Em resumo, o DFN permite que as empresas aproveitem a malha de transportes e armazenamento da DHL de uma forma flexível e adaptada às suas necessidades, tendo assim melhores níveis de serviço e escala”, explica Gabriela Guimarães, Vice-presidente de E-commerce da DHL Supply Chain Brasil.
Além disso, continua ela, contar com hubs de distribuição nas regiões metropolitanas, ou seja, próximos ao mercado consumidor, dá mais velocidade às entregas e aprimora a experiência de compra.
“Por fim, como o DFN é uma solução global, é possível, a partir da operação no Brasil, expandir os negócios para outros países”, acrescenta Gabriela.
A rede multicliente também oferece a opção de reduzir o risco de cadeias de suprimento ao ter acesso a hubs de atendimento em todo o país.
Isso garante que os canais de vendas e distribuição do vendedor sejam menos afetados em caso de imprevistos locais.
Suporte em toda a cadeia
“Podemos oferecer suporte aos clientes em toda a cadeia de suprimentos – desde manuseio e armazenamento de entrada, coleta e embalagem, entrega de última milha, bem como manuseio de devoluções, o que ajudará a acelerar e padronizar os prazos de entrega para seus consumidores finais, fator fundamental no concorrido mercado de vendas online brasileiro”, complementa Gabriela.
O DFN permite ainda a venda a partir de qualquer canal on-line, seja ele marketplace, digital ou e-store e, a partir daí, a DHL estará conectada para fornecer toda a execução operacional logística. “Com isso, a empresa poderá focar somente na venda”, finaliza.
Além do DFN, a companhia trabalha tanto com armazenagem e e-fulfillment para e-commerce, como com entregas ao longo do processo produtivo (first mile, insumos, middle mile, transferências intermediárias e last mile).
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