Após completar três anos de operação, a Logtech CargOn, primeiro operador logístico digital do mundo, com sede em Curitiba, anuncia recebimento de aportes de mais de R$ 5 milhões.
São recursos aplicados pela TechInvestor, fundo do Grupo Viasoft, e pela plataforma de Crowdfunding EqSeed.
Com isso, a startup projeta dobrar o faturamento, dos R$ 14,9 milhões registrados em 2022, para R$ 30 milhões anuais, até abril de 2024.
Com o aporte da TechInvestor, o Grupo Viasoft amplia para quase 30% sua participação na CargOn. Por meio da própria Viasoft, em rodada de investimento anterior, o grupo já detinha 15,66%.
Agora, pela TechInvestor, foram adquiridos outros 13,43%, até então pertencentes a investidores-anjo, realizando o movimento de “exit” (saída) – quando um determinado empreendimento alcança certo estágio de solidez, assegurando o retorno aos investidores.
O valuation (valor de mercado) da CargOn, na operação, foi de R$ 47,5 milhões.
Sustentabilidade, qualificação e capacidade
Pelo menos três razões motivaram o aporte, segundo o presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola, CEO da TechInvestor: a sustentabilidade financeira da CargOn, a qualificação técnica e profissional de sua equipe e a capacidade da startup em oferecer soluções para problemas reais do setor de logística do Brasil.
De acordo com Viola, a empresa, em pouco mais de dois anos, atingiu seu ponto de equilíbrio, portanto, os recursos recebidos poderão ser aplicados em seu crescimento, e não na manutenção de sua estrutura atual.
“Além disso, tem uma visão muito maior que outras Logtechs: tem soluções para problemas de fato; não é um business que se foca em problemas que o mercado não reconhece”, expõe.
Modalidade Equity Crowdfunding
Já os aportes da EqSeed ultrapassaram os R$ 3 milhões, realizados em rodada na modalidade Equity Crowdfunding (aportes diretos de grupo de investidores).
O CEO da CargOn, Denny Mews, informa que a startup se posiciona como a maior do país até hoje a se utilizar desse modelo de investimento.
O sócio-diretor da EqSeed, Igor Swinerd, enxerga na CargOn uma startup com soluções assertivas para a área de logística.
Ele também destaca a expertise do corpo de colaboradores da logtech. “Outro aspecto fundamental na nossa decisão foi o time executivo da empresa, com profissionais com vasta experiência no setor de logística e formação em tecnologia – combinando, portanto, conhecimento da realidade e das ferramentas para as soluções”, afirma.
Swinerd assinala que a logística é um “problema crônico no Brasil”, embora seja um mercado gigantesco, “que movimenta R$ 750 bilhões por ano”.
Expansão
De acordo com o CEO da CargOn, pelo menos 70% dos recursos recebidos serão aplicados em projetos voltados à expansão da empresa.
“Já temos produto e estratégia montada. Nosso foco agora é, principalmente, comercial. Devemos aplicar 41% dos recursos em crescimento da empresa e outros 30% para a evolução da tecnologia que desenvolvemos. O restante será destinado a ações internas e operações”, adianta Mews.
História
Com grande experiência como executivo do mercado de logística e tecnologia, Mews começou a criar a CargOn em 2019.
Em março de 2020, a empresa foi aberta e iniciou a operação no auge da pandemia da Covid-19.
No primeiro ano, o faturamento foi de R$ 394 mil, montante que cresceu mais de 16 vezes em 2021, chegando a R$ 6,5 milhões. Em 2022, novo salto, com faturamento alcançando R$ 14,9 milhões.
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