Lalatech, holding da Lalamove, entra com pedido de IPO em Hong Kong

A empresa havia considerado um IPO nos Estados Unidos há dois anos, mas mudou o foco em meio à repressão tecnológica e à retirada de empresas chinesas das bolsas americanas.

A Lalatech Holdings, operadora de logística sob demanda e serviço de entrega conhecida como Lalamove, apresentou seu tão esperado pedido de abertura de capital na bolsa de valores de Hong Kong.

A empresa não especificou quanto pretende levantar com sua oferta pública inicial (IPO), nem indicou um cronograma para sua listagem. Goldman Sachs, BofA Securities e JPMorgan Chase serão os sponsers do IPO.

O pedido acontece quase dois anos depois que a operadora Lalamove entrou com pedido confidencial, em junho de 2021, para vender ações ao público nos Estados Unidos, com o objetivo de arrecadar pelo menos US$ 1 bilhão.

Mudança de rota

A companhia reconsiderou seus planos diante da repressão no setor de tecnologia na China e do furor relacionado à retirada de empresas chinesas das bolsas americanas.

Representantes da empresa disseram, em outubro, que Hong Kong seria sua primeira escolha se fosse fazer uma oferta pública de ações no futuro.

A Hong Kong Exchanges & Clearing, entidade que gerencia a bolsa de valores da cidade, anunciou regras mais flexíveis para a listagem de empresas de tecnologia unicórnios na cidade, e é nesse contexto que o plano foi elaborado.

A partir de 31 de março, empresas com pelo menos HK$10 bilhões (US$1,3 bilhão) em valor de mercado poderão vender ações ao público local, mesmo que ainda não tenham gerado um único dólar em vendas.

Setor de logística em alta

A bolsa de valores tem atraído diversas empresas de logística nos últimos anos. A concorrente GogoX Holdings se tornou pública no ano passado, marcando o retorno do “cerimonial gong” para novas IPOs em Hong Kong, após uma pausa de dois anos devido à pandemia de coronavírus.

A JD Logistics, unidade de logística da JD.com, também aproveitou os mercados de capital em Hong Kong. E a transportadora de carga Full Truck Alliance entrou na lista nos Estados Unidos nos últimos anos.

Para entender

A Lalamove, fundada em 2013 por Chow Shing-yuk, graduado em Stanford e ex-jogador profissional de pôquer, opera em mais de 400 cidades na Ásia e na América Latina.

A operadora teve um prejuízo líquido de US$ 49,1 milhões em 2022, depois de relatar perdas muito maiores em 2020 e 2021. Em uma base ajustada, a empresa afirmou que registrou lucro de US$ 53,2 milhões. A receita subiu 23% para US$ 1,04 bilhão, dos quais 90% vieram de seu negócio na China continental.

A Lalatech adota uma estrutura de direitos de voto ponderados, na qual Chow e seu fundo familiar seriam os acionistas controladores. Outros investidores-chaves antes do IPO incluem Hillhouse Capital, Sequoia Capital, MindWorks Capital, Crystal Stream Capital Management e Shunwei Capital Partners.

As informações são de matéria publicada na SCMP.

Faça parte da próxima turma

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia
06 e 07 de maio – das 08 as 20h*

*horários sujeiros a mudanças

Últimas notícias

Newsletter ImLog

Cadastre-se e conheça a logística sob um novo olhar

Mais lidos

Assine a Newsletter da Imlog

Esteja sempre antenado sobre as últimas notícias do universo logístico!