O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio em geral e, principalmente, para o comércio eletrônico.
Para atender à demanda, é fundamental que o e-commerce conte com uma logística eficiente, desde o processo de armazenagem dos produtos até a entrega ao cliente.
Por isso, as empresas do setor precisam contar com um sistema de gerenciamento de estoques e entregas bem planejado, além de uma equipe capacitada para lidar com possíveis imprevistos, como atrasos na entrega ou problemas com a mercadoria.
Em 2022, a data já mostrava grandes resultados depois de um período de incertezas por conta da pandemia e seus desdobramentos, chegando a um crescimento de 18% comparado a 2021, segundo pesquisa da Voxus, AdTech de mídia programática.
Para 2023, a expectativa é que as vendas no e-commerce brasileiro, na semana de 7 a 14 de maio, tenham um aumento de 5% a 7% em relação a 2022.
Especialistas da Voxus apontam que, no caso de marcas e empresas que investirem em ações direcionadas para a data, o crescimento pode ser ainda maior, com potencial de aumento em torno de 30%. Os destaques são os setores de vestuário, saúde e beleza (como cosméticos) e eletrônicos.
Veja a seguir, entrevistas exclusivas da ImLog com especialistas em negócios, logística e flores!
Desafios logísticos
Segundo o Dr. Rodolpho Weishaupt Ruiz, professor do curso de administração da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, o aumento da demanda impacta fortemente a logística de entrega.
“As dificuldades incluem: valor do frete que será cobrado, produtos em estoque, embalagem adequada e entrega pontual. Um grande erro é fazer a entrega do item com atraso ou, pior ainda, fazer a entrega de um produto errado”, diz.
A dica é ter o controle firme do estoque, uma embalagem atrativa e resistente ao transporte e checagem eficiente, para que o produto certo seja entregue.
Para flores, por exemplo, é preciso ter uma logística fria com equipamentos que assegurem que elas não cheguem ao destino murchas. Com cosméticos, atenção especial com as documentações necessárias.
“Vestuário em geral, calçados e acessórios são mais tranquilos. Para vestuário existem caminhões com transporte cabideiro. Alguns eletroeletrônicos e eletrodomésticos são transportados na posição vertical e bem protegidos contra batidas no manuseio”, explica.
Ruiz destaca a importância da comunicação em todo o processo logístico durante períodos de maior demanda, garantindo que a entrega seja satisfatória para o cliente. Além disso, é fundamental ter estoques adequados às demandas previstas e oferecer produtos inovadores.
Para garantir uma entrega eficiente, pode-se utilizar empresas especializadas ou frota própria, com um romaneio bem planejado e a utilização do sistema “o primeiro que entra no caminhão será o último a sair”.
Também é possível oferecer ao cliente a opção de retirar o produto na loja ou em parceiros (PUDOS), especialmente para vendas realizadas por e-commerce. Outra estratégia eficiente é a utilização de “smart lockers”, onde o cliente pode retirar o produto em um armário dedicado a qualquer hora.
Sobre tecnologias, Ruiz cita QRCode, radiofrequência (RFID) e código de barras, que podem ajudar na identificação, separação e entrega do item. “A identificação auxilia aqueles que montarão o pacote, fazendo o romaneio e na hora da entrega. O rastreamento via geolocalização da frota também é importante”, acrescenta.
“Nosso maior desafio é o alto volume de pedidos que recebemos em um curto espaço de tempo para entrega em um único dia”
Clóvis Souza
CEO e fundador da Giuliana Flores
A logística das flores
A Giuliana Flores é uma das maiores empresas de e-commerce de flores e presentes do Brasil, e o Dia das Mães é uma das datas mais importantes para ela.
Segundo Clóvis Souza, CEO e fundador da empresa, em datas sazonais, a marca cria um portfólio reduzido, de produtos especiais, específicos para a data. “Dessa forma conseguimos ganhar agilidade na produção, o que adianta a parte logística também. Temos parceiros importantes que fazem com que nossa entrega ocorra mais rápido, inclusive em regiões mais afastadas”, garante.
Em relação às expectativas de entregas, Souza afirma que a empresa espera atender o maior número de pedidos de forma eficiente e assertiva, com um crescimento de 10% em comparação com o ano anterior.
O Dia das Mães conta com algumas vantagens comparado com as demais datas por acontecer em um domingo. Com isso, a empresa ganha em questões como trânsito e até em conseguir realizar a entrega para a presenteada, porque é mais fácil de encontrá-la em casa.
“Porém, ainda assim, nosso maior desafio é o alto volume de pedidos que recebemos em um curto espaço de tempo para entrega em um único dia”, revela o CEO.
Por isso, através da parceria com seus fornecedores, a Giuliana Flores faz o planejamento de vendas com bastante antecedência e já deixa a entrega e o recebimento agendados. “Com as transportadoras também já traçamos nossa previsão de entrega e deixamos acordados horários de coleta e prazos de entrega”, explica.
Por fim, Souza destaca que a logística é a ponta final do trabalho para que tudo aconteça perfeitamente e um dos estágios mais importantes, pois se a entrega não acontece no momento e da forma esperada, todo o serviço perde o valor.
Para medir o sucesso das iniciativas logísticas, a empresa monitora vários indicadores, como agilidade e pontualidade na entrega por transportadoras e regiões, e traça metas que são acompanhadas de perto para garantir que tudo ocorra da melhor forma possível.
“Para este ano, esperamos uma volta mais forte das vendas presenciais, mas com o e-commerce mantendo ainda níveis elevados de vendas”
Gabriela Guimarães
Vice-presidente de varejo e e-commerce da DHL Supply Chain
Questão de planejamento
Com a proximidade do Dia das Mães, a DHL Supply Chain tem se preparado para garantir que os produtos cheguem a tempo para os consumidores.
De acordo com Gabriela Guimarães, vice-presidente de varejo e e-commerce da empresa no Brasil, o primeiro fator fundamental é uma questão de planejamento, ou seja, fazer uma boa previsão de demanda, prazos de entrega e frota, considerando a experiência adquirida em anos anteriores.
“Neste plano, prevemos também o aumento de capacidade, se necessário, e alternativas para imprevistos e entregas emergenciais”, explica.
Nos últimos anos, a empresa tem usado cada vez mais tecnologia neste processo, principalmente big data para antever movimentos, principalmente na área de e-commerce.
Com relação ao aumento da demanda durante o período, a DHL Supply Chain se prepara com antecedência, deslocando equipes de outras áreas e ocupando mais espaços de armazenagem e na malha de entregas.
Esse processo é feito com cerca de 90 dias de antecedência, garantindo que os produtos estejam nas lojas ou armazéns avançados com tempo hábil para venda ou entrega.
“Para este ano, esperamos uma volta mais forte das vendas presenciais, devido ao arrefecimento da pandemia, mas com o e-commerce mantendo ainda níveis elevados de vendas”, expõe Gabriela.
Além do uso de big data e RPA, a empresa está realizando testes de equipamentos semiautônomos para movimentação e seleção de itens em centros de distribuição.
Em abril, a DHL Supply Chain trouxe para o Brasil sua rede de fulfillments e micro fulfillments, que irá apoiar os clientes para garantir que seu estoque esteja disponível mais perto do público consumidor, além de centralizar o estoque de milhares de sellers que vendem em diferentes marketplaces e seus canais digitais.
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