Para comemorar o Dia Nacional da Caatinga em 28/04, que é o único bioma exclusivo do Brasil, a Casas Bahia anunciou uma nova parceria importante em seu e-commerce sustentável, o Meu Mandacaru.
O projeto reúne produtos feitos à mão por artesãs do Piauí e valoriza o trabalho dessas mulheres, que criam desde itens de decoração a acessórios inspirados na planta Mandacaru.
Essa planta é um símbolo da resiliência sertaneja e representa o fim das secas em terras áridas quando floresce. A iniciativa impulsiona a cultura local e gera renda por meio da produção artística.
A coleção já está disponível no e-commerce sustentável da Casas Bahia, que é resultado da parceria com a Pangeia, um ecossistema de negócios sustentáveis.
A receita líquida das vendas será revertida para projetos sociais do Instituto Novo Sertão, ONG responsável pelo projeto que fomenta o empreendedorismo feminino e movimenta a economia de Betânia do Piauí (PI), dando visibilidade às mulheres artesãs da cidade.
Desenvolvimento social e ambiental
Vanessa Romero, gerente de sustentabilidade da Via, dona da Casas Bahia, conta que desde janeiro de 2022, quando a rede e a Pangeia se uniram para criar um e-commerce sustentável, a companhia tem a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento social e ambiental de várias regiões do país.
“A Pangeia se tornou uma importante parceira da jornada de ESG da Via e mais uma vez nos aproxima de ações com propósito verdadeiro. Essa iniciativa em especial leva prosperidade para mulheres do sertão que valorizam o bioma e a cultura regional”, diz Vanessa.
Gustavo Peixoto, fundador da Pangeia, explica que o principal objetivo do ecossistema é promover o impacto socioambiental de forma simples, concreta e mensurável.
“Ao lado de parceiros fortes que vibram como nós, conseguimos materializar sonhos de empreendedores, gerar prosperidade para pequenos e médios produtores, e incentivar cada vez mais empresas a atuarem de forma integrada e colaborativa”, completa.
30 marcas e mais de 500 itens
Atualmente, o e-commerce Pangeia na Casas Bahia reúne cerca de 30 marcas e disponibiliza mais de 500 itens, entre eles, utensílios, roupas, acessórios, cuidados pessoais e alimentos fabricados, todos desenvolvidos por produtores responsáveis.
A entrega desses produtos também tem compensação de carbono, aferida pela Moss, climatech líder global na comercialização de créditos de carbono em blockchain.
Novas parcerias do e-commerce sustentável
Além do projeto Meu Mandacaru, mais seis marcas com responsabilidade socioambiental chegaram recentemente para aumentar o portfólio do e-commerce sustentável da Casas Bahia. São elas:
Ankur: marca de empreendedoras criativas que desenvolveram uma fórmula para produzir embalagens biodegradáveis com resíduo de trigo impermeável.
Deveras: geleias naturais de frutas da Amazônia. A arte de transformar saberes em sabores.
Make de Diva: batons naturais que foram inspirados em flores. Embalagem 70% em papel.
Ecoart: móveis feitos à mão com madeira de reflorestamento.
Papelão Joia: revestimentos de parede sustentáveis feitos com resíduos de papelões, serragem e papel.
Flor da Lua: produtos para o autocuidado do corpo e da alma. Home spray, incenso natural (sálvia branca), absorventes ecológicos, entre outros.
A conexão entre sustentabilidade, logística e venda de produtos de pequenos produtores é uma oportunidade para aprimorar a gestão dos recursos naturais, incentivar a economia local e atender às demandas de consumidores que buscam produtos mais éticos e sustentáveis.
Participe da próxima Imersão Executiva!
Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia
Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*
*horários sujeitos a mudanças