A Shell conduziu novos testes com o Starship 2.0, um caminhão desenvolvido para avaliar soluções em lubrificantes e sua eficiência energética.
Com cerca de 21 toneladas de carga, o veículo obteve uma média de consumo superior a 4,4 km/l.
O caminhão com motor a diesel percorreu quase 6 mil km, utilizando lubrificante da Shell. É importante ressaltar que o design também foi projetado para garantir a melhor eficiência possível.
O objetivo da marca é aplicar novas tecnologias em caminhões Classe 8 – modelos pesados voltados para operações de transporte rodoviário.
Em 790 km, consumo médio foi de 4,42 km/l de diesel
O Starship 2.0 realizou duas viagens. Uma partindo do centro de distribuição da Shell em Houston, Texas, com destino à unidade da companhia em Fontana, na Califórnia. A outra é deste ponto até a cidade de Atlanta, Geórgia.
No trecho de pouco mais de 790 km, entre Houston e Fontana, o caminhão teve um consumo médio de 4,42 km/l de diesel.
Esse resultado representa três vezes mais eficiência que a média dos caminhões Classe 8 nos EUA, levando em conta a relação entre a tonelada transportada e o consumo de combustível.
Durante a primeira viagem, o caminhão transportou mais de 21 toneladas de óleo para motores, equivalente a um trucado com implemento de três eixos.
Na segunda viagem, foi recarregado com 20,8 toneladas de produtos e seguiu para Atlanta.
Durante esse último trecho, o caminhão experimental manteve a boa eficiência energética, com um consumo médio ainda melhor do que no trecho anterior, rodando 4,64 km com um litro de diesel.
Novo Starship terá motor a gás
A Shell revelou, ainda, que tem planos ambiciosos para o futuro do Starship. Em maio, a empresa vai divulgar informações sobre a próxima geração do caminhão experimental.
O novo modelo terá motor a gás, o Cummins X15N Natural Gas, e o teste será realizado com um lubrificante da Shell específico. A empresa garante que as linhas da cabine serão ainda mais aerodinâmicas.
Além disso, o implemento, pneus, trem de força e transmissão serão mais eficientes, segundo o gerente geral global da Shell nos EUA, Tom Mueller.
Ele afirma que o aumento do fornecimento de gás natural e de locais públicos de abastecimento ajudará as frotas de longa distância a reconhecer os benefícios ambientais desse combustível.
“Além disso, há vantagens econômicas e operacionais, já que o gás é mais barato em comparação com o diesel”, ressalta.
Os caminhões a gás são uma alternativa mais sustentável e eficiente em relação aos caminhões movidos a diesel. Eles possuem baixo consumo de combustível e autonomia de até 1.700 km.
Com informações do Estradão.
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