Além da agilidade e bons preços para a entrega, outro ponto de atenção para a logística é dominar o conhecimento acerca do perfil do consumidor.
Não existe padrão para este tipo de compreensão: cada tipo de produto, região, segmento, etc, possui as suas especificidades e precisam ser estudados caso a caso. É o que atenta Patrick.
“Temos que analisar qual o tipo de produto, o perfil do comprador, a origem do despacho, o destino e até mesmo a idade do consumidor”, explica.
Para ele, os executivos precisam, antes de mais nada, atentarem-se aos perfis dos clientes, para depois definir suas estratégias de preço de frete.
Essa pode ser a chave para a excelência de um e-commerce: a aproximação das opiniões e impressões dos consumidores pode se dar por meio da observação de feedbacks dados nas plataformas, bem como dados e análises de redes sociais.
Toda e qualquer análise, seja com base na tecnologia ou não, que possa trazer insights para a marca, são bem-vindos e devem ser explorados.
A capacidade de entender as personas, com ênfase na entrega, e adaptar as opções logísticas para melhor atendê-las é o caminho para negócios mais rentáveis.
Com sua própria complexidade e missão, a logística tem, sim, papel fundamental e determinante no valor agregado de uma empresa.
Afinal, em tempos em que as marcas encontram consumidores mais exigentes e seletivos, apenas um bom marketing não garante a venda: é preciso integrar a esse pacote uma boa logística, que fará toda a diferença na hora de fechar um negócio.