Cases

Após realizar a Imersão Executiva da ImLog, a Mega Compras tornou-se líder no segmento de toys e não para de crescer

Helcio Sobral foi aluno da segunda turma da Imersão Executiva e em entrevista exclusiva à ImLog, ele conta os maiores desafios que enfrentou ao longo de sua jornada e como conseguiu superá-los para alavancar o negócio.

Atualmente, a Mega Compras é líder no segmento de brinquedos, no entanto, para dar vazão à operação e suportar o crescimento, investiu em conhecimento. A seguir, você confere mais um case de sucesso inspirador da ImLog!

Sobre a Mega Compras

Filho de comerciante, Helcio Sobral sempre trabalhou no varejo e, com apenas 16 anos, fundou a Mega Compras. Com o passar do tempo, o negócio que atuava somente através de lojas físicas migrou para o e-commerce, onde logo se destacou tornando-se em 2017, parte do Grupo GMAC.

Com um escritório de desenvolvimento em Shenzhen, na China, 100% dos brinquedos são fabricação própria, que vem ganhando prêmios e reconhecimento no mercado. 

Após realizar a Imersão Executiva da ImLog, a empresa levou para casa o prêmio do Mercado Livre Experience (Meli XP) como líder na categoria de Toys – 2022,  e neste ano entrou na Amazon, onde também já bateu recordes de número de vendas na categoria.

“A ImLog aparece na vida da Mega Compras em 2022. A gente precisava estruturar logística, buscar conceitos e pessoas do mercado que sabiam o que estavam fazendo”. – Helcio Sobral, founder e CEO da Mega Compras 

A 2º edição da  Imersão Executiva contou com Patrick Rocha (dLieve e VTEX), Luiz Vergueiro (Infracommerce e Mercado Livre) e João Cristofolini (Pegaki e Intelipost), e teve  mentoria de Ana Blanco (DHL Supply Chain), Rodrigo Calderaro (Amazon/Shopee), Alexandre Felix (Loggi) e Caio Reina (RoutEasy).

👉 Conheça a Imersão Executiva da ImLog e junte-se à maior comunidade de executivos de logística do país 👈

Os principais desafios

“A dor do crescimento é sempre 100%”. Helcio Sobral, founder e CEO da Mega Compras

Em meados de 2021, em meio a uma estruturação de departamentos, Sobral decidiu contratar um gerente logístico experiente na área têxtil, mas logo, ambos sentiram a necessidade de buscar mais conhecimento, principalmente porque entenderam que cada segmento operava de maneira distinta.

“O mundo da logística no e-commerce é totalmente diferente de uma loja tradicional. O fluxo é outro, as demandas são outras… Eu vi que era necessário se aprofundar mais no tema, buscar conteúdo relacionado.” explica Sobral. Foi durante essa busca que encontrou a ImLog.

Sobral conta que participar da Imersão Executiva da ImLog foi um divisor de águas para a Mega Compras, principalmente no que diz respeito à criação e estruturação de processos. Ele destacou também a importância das mentorias, em especial o momento com Ana Blanco, vice-presidente da DHL Supply Chain – fundamental para ampliar seu olhar sobre o tema.

Como a ImLog ajudou a Mega Compras

Esse ano, durante o Amazon Prime Day, a Mega Compras teve o item mais vendido em volume de unidades e em GMV na categoria de Brinquedos (tanto em unidade quanto em faturamento), ultrapassando produtos populares como a Casa da Barbie – mas não para por aí.

A empresa não só bateu recordes de vendas como foi capaz de processar dezenas de pedidos no mesmo dia, que foi possível após os insights obtidos durante a imersão, que geraram implementação de novos processos e capacitação da equipe.

Hélcio Sobral, fundador e CEO da Mega Compras / Créditos: Mega Compras

Tamanha agilidade chamou a atenção da Amazon, que acabou convidando a empresa para contar o case de sucesso no Fórum E-Commerce Brasil 2023.

O brinquedo campeão de vendas foi o Construbots, um carrinho robô 5 em 1 que nasceu da pesquisa de mercados internacionais, ferramentas do varejo e tendências mapeadas e analisadas pela Mega Compras.

Construbots – carrinho robô 5 em 1 / Créditos: Mega Compras

Além de validar uma série de ideias que estruturam a operação logística da Mega Compras, tanto com alunos quanto com mentores experientes, após a Imersão da ImLog, Helcio investiu na criação de uma empresa focada em tecnologia que deve chegar ao mercado no próximo ano.

Ele também destaca o poder do networking com alunos e mentores da imersão que geraram parcerias e novos negócios: “fomos implantando as coisas e trocando com o pessoal da comunidade”, completa Helcio.

Mega Compras: crescer de maneira estruturada é o principal foco para os próximos anos

Mesmo estando no mercado desde 1998, a empresa tem uma grande pegada de startup e crescer é sempre o maior objetivo. No entanto, para suportar a expansão foi fundamental construir uma base sólida: “quando investimos em fazer o curso da ImLog foi para preparar a base da logística para ramificar e coordenar melhor a estrutura de crescimento”.

Hoje a empresa possui unidades em São Caetano do Sul/SP e em Pinhais/Paraná e atualmente, está montando um centro de distribuição em Extrema – Minas Gerais, o que comprova seu crescimento contínuo. 

Em suma, após mergulhar em uma série de conceitos e cases práticos na Imersão Executiva, a logística da Mega Compras passou a ser melhor estruturada, o que resultou no mapeamento de novas alavancas de crescimento.

Saiba mais

Networking e Conhecimento em um único lugar! Participe da Imersão Executiva da ImLog e conheça as estratégias, processos e tecnologias da Nova Logística, elevando os resultados do seu negócio. São 25 horas de conteúdo da Nova Logística, com temas sobre gestão de times, customer experience, análise de dados e operação logística. Mentoria com executivos das principais empresas do país, networking com mais de 300 executivos e mais.

Sobre a ImLog

A ImLog nasceu do sonho dos sócios Patrick Rocha (dLieve e VTEX), Luiz Vergueiro (Infracommerce e Mercado Livre) e João Cristofolini (Pegaki e Intelipost). Depois de criarem algumas empresas, darem start em diversas operações logísticas resolveram unir suas experiências e cases de sucesso para ajudar o mercado a realizar entregas com qualidade e acima de tudo encantando os clientes e consumidores.

👉 Conheça a Imersão Executiva da ImLog e junte-se à maior comunidade de executivos de logística do país 👈

  • Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.

    Ver todos os posts
Post relacionado com o conteúdo
Tags: Case

Este site utiliza cookies para proporcionar melhor desempenho.

Saiba Mais