A Amazon decidiu abrir seu modelo logístico a todos os vendedores de São Paulo, permitindo que façam parte de sua plataforma de vendas. Essa é a primeira vez que a empresa abre seu sistema de armazenagem e entregas desde que anunciou sua implementação no país, em 2020.
Anteriormente, o sistema de logística própria da empresa, chamado “Fulfillment by Amazon” (FBA), estava disponível apenas para vendedores com conta registrada na Amazon e que optassem pelo Simples Nacional, tendo endereço e Inscrição Estadual nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro ou Paraná.
Em maio, a empresa contabilizava 50 mil vendedores brasileiros em sua plataforma. Apesar do crescimento recente – eram 40 mil ao final de 2022, um aumento de 25% em cinco meses –, ainda está abaixo dos números do Magazine Luiza e das Americanas.
A empresa agora permite o acesso ao FBA não apenas para vendedores do Simples Nacional, mas também para vendedores de grande porte em São Paulo que optarem pelos regimes tributários de Lucro Real e Lucro Presumido.
Tanto os vendedores de pequeno e médio porte quanto os de grande porte poderão se inscrever no FBA por conta própria, através do site da Amazon, algo que não era permitido anteriormente.
No entanto, a empresa ainda analisará os dados fornecidos pelos vendedores para verificar se eles atendem a certos critérios. Essa mudança pode acelerar o aumento da base de vendedores.
Anteriormente, um consultor de negócios precisava entrar em contato com cada vendedor que tentasse se inscrever no FBA, o que tornava o processo mais demorado.
No Rio de Janeiro e Paraná, as restrições continuam em vigor, permitindo apenas a adesão ao FBA para aqueles registrados no Simples Nacional, com uma receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.