O e-commerce está com a corda toda e a tecnologia é a grande facilitadora. Afinal, ela permite otimizar processos, potencializar a experiência da jornada de compra e impulsionar vendas.
Segundo Rodolfo Alves, VP Business Development da Corebiz, investir nas tendências atreladas aos avanços tecnológicos ajuda a contornar os principais obstáculos encontrados no mercado.
Entre eles: incertezas econômicas, inflação nas alturas, conquista e fidelização de clientes, concorrência acirrada e diversificação de produtos.
De acordo com Alves, o planejamento estratégico de qualquer e-commerce deve abrir ainda mais espaço ao universo tech. Veja a seguir cinco dicas do que promete estar em alta em 2023.
1) Omnichannel
O crescimento das compras híbridas, que integram as lojas virtuais e físicas, está caindo de vez no gosto (e no bolso) dos consumidores.
“Não é à toa que 75% do público entrevistado em uma pesquisa de mercado da Corebiz revela o uso de diferentes canais antes de fazer uma compra”, expõe Alves.
Vale ressaltar que, desse número, 73% são compradores on-line. Ou seja, o omnichannel é valioso para o e-commerce: melhora a comunicação, promove mais agilidade e oferece melhores preços.
2) Pick-up store
E o nome dado à prática de comprar um produto on-line, mas retirá-lo na loja presencial – ou seja, um dos pilares da omnicalidade.
Essa tendência promete vir com tudo! Veja que as expectativas de faturamento no mercado de BOPIS (Buy on-line, Pick-up In Store) são de US$ 703 bilhões até 2027, em todo o mundo.
“Apostar nessa onda envolve um diferencial competitivo valioso: promove mais opções de interação entre o cliente e a marca, ponto-chave para estreitar vínculos”, acrescenta.
3) Múltiplos meios de pagamento
Carteiras digitais, gateways de pagamento, Pix, boleto, além das clássicas opções de cartão de crédito e débito, podem ser bem explorados por qualquer e-commerce para oferecer as melhores condições de pagamento aos seus clientes.
Inclusive, vale a pena dar atenção extra às carteiras digitais, que trazem mais segurança e praticidade tanto para os consumidores quanto para as lojas.
“O PayPal, por exemplo, já representa 60% da participação no mercado”, lembra Alves.
4) Customer service
Voltar a atenção para o atendimento ao consumidor é importante não apenas para oferecer um serviço personalizado ou garantir a fidelização do público, como também convencer o cliente a fechar uma compra.
“Para se ter uma ideia, 87% dos consumidores não se dispõem a gastar com marcas que não capricham no atendimento, conforme o levantamento da Corebiz”, conta.
5) Mobile commerce
Outro aspecto no qual todo e-commerce precisa prestar atenção é o recurso utilizado pelos clientes para fazer um pedido pela internet.
Só no Brasil, a quantidade de dispositivos móveis ativos é cerca de duas vezes maior que a população brasileira, segundo dados da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Não é à toa que o mobile commerce, comércio realizado por meio de smartphones, representa 61% das compras no e-commerce, ainda de acordo com a pesquisa da empresa.
Quando o assunto é tráfego, essa porcentagem aumenta para 71% do uso de aparelhos, como celulares e tablets em páginas de varejo.
“Esses números mostram a importância de adaptar o seu site para garantir uma boa usabilidade em diferentes aparelhos e sistemas operacionais. Além disso, investir em aplicativos é sempre uma boa ideia para escalar negócios digitais”, finaliza o VP Business Development da Corebiz.
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