A entrega no e-commerce é uma etapa crítica para a jornada do cliente. Além disso, no mundo do comércio eletrônico e varejo, a eficiência logística desempenha um papel crucial no sucesso de uma empresa. A gente sabe que desenvolver a otimização das operações de entrega pode ser uma missão desafiadora, mas essencial, para garantir que os produtos cheguem pontualmente às mãos dos consumidores.
Realizar as entregas dos produtos de forma rápida e econômica pode ser uma tarefa complexa, mas, felizmente, a inteligência artificial (IA) está crescendo como uma aliada poderosa para a otimização das rotas de entrega. O resultado são rotas mais rápidas e custos reduzidos.
No entanto, realizar entregas ágeis e econômicas pode parecer uma tarefa complexa à primeira vista. Felizmente, já é possível contar com a inteligência artificial (IA) na realização de tarefas onerosas e repetitivas, porém que são indispensáveis para qualquer operação logística.
Um levantamento da consultoria global Deloitte, feito com 501 empresas brasileiras, mostra que 70% das companhias irão investir em inteligência artificial ainda este ano, e que 20% já utilizam a tecnologia no cotidiano. Ao implementar a IA na logística, as empresas relatam economias consideráveis nos custos de entrega, ou seja, para quem busca eficiência na entrega no e-commerce, esse é um caminho para a definição de um diferencial competitivo.
O destaque da inteligência artificial no e-commerce ocorre principalmente pela capacidade de processar uma enorme quantidade de dados em tempo real. Com o uso de algoritmos avançados, que consideram vários fatores como distância, horários de entrega, restrições, com soluções de Inteligência Artificial é possível determinar as rotas mais eficientes e econômicas em instantes, algo que seria difícil de ser alcançado manualmente sem erros de cálculos.
A roteirização de entrega é parte importante nas entregas last mile – um dos principais gargalos da logística no e-commerce. A tecnologia proporciona o planejamento de rotas mais eficientes para os motoristas entregarem os produtos com por meio dos melhores parâmetros estabelecidos, o que gera entregas mais ágeis, uma operação mais eficiente, com maior segurança aos motoristas e maior satisfação dos consumidores.
Ela não apenas otimiza as rotas, mas também se adapta rapidamente a mudanças e imprevistos, o que possibilita tomar decisões de forma rápida, sem afetar os custos operacionais e a experiência do cliente.
Os benefícios do uso da inteligência artificial nas entregas no e-commerce são inegáveis, porém é importante contar com ferramentas de fácil integração, preferencialmente, para uma implantação bem-sucedida. Em todas as etapas, o planejamento deve ser cuidadoso para garantir o bom funcionamento e a segurança dos dados das partes envolvidas.
Como a IA depende de grandes volumes de dados, é necessário garantir a qualidade, a precisão e a integridade dessas informações. Além disso, as informações podem, muitas vezes, chegar incompletas ou desatualizadas, o que gera resultados imprecisos.
A implantação requer a integração com os sistemas existentes, como sistemas de gestão de entregas e rastreamento de cargas. O desafio, além da integração total, é personalizar os sistemas para atender as necessidades, o que requer conhecimento especializado para alcançar a melhor utilização dos dados históricos para melhores tomadas de decisão.
Outro desafio, como já falamos, é a segurança e privacidade dos dados sensíveis nas operações. É essencial garantir que esses dados sejam protegidos contra violações e acessos não autorizados.
Por fim, um dos principais desafios para a implantação de IA nas operações é a aceitação cultural e organizacional. Introduzir uma tecnologia nova pode gerar resistência inicial. É preciso investir em treinamento para maior capacitação das equipes, como um bom direcionamento ao time, que graças à tecnologia, poderá se dedicar mais aos aspectos estratégicos da logística. Adotar a logística como negócio dentro das empresas pode determinar a eficiência e o seu diferencial da concorrência.
A inteligência artificial oferece eficiência, economia e vantagem competitiva significativa para as empresas. Após a implantação e calibração dos parâmetros conforme necessário, a tecnologia trabalha praticamente sozinha para alcançar os objetivos traçados, o que reduz os esforços dos profissionais na operação e possibilita direcionar a atenção para ações mais estratégicas para o desenvolvimento do negócio.
Gestores e diretores de logística e e-commerce devem estar sempre atentos e dispostos a adotar tecnologias que otimizam e facilitam as operações logísticas. O investimento certo garante a qualidade das entregas e a satisfação do cliente final.
Este site utiliza cookies para proporcionar melhor desempenho.
Saiba Mais