Cases

Correios utiliza RFID para monitoramento de cargas postais e logística

Desenvolvido em parceria com a União Postal Universal (UPU), o projeto RFID dos Correios realiza o rastreamento de unitizadores e encomendas postais em âmbito nacional, de forma automatizada e sem contato manual, disponibilizando para os clientes informações mais detalhadas sobre o fluxo dos objetos.

Para isso, foram adquiridos e instalados 2.009 leitores nas entradas e saídas de carga dos centros de tratamento, terminais de carga, centros internacionais e nas principais unidades de distribuição do país.

O monitoramento por radiofrequência da estatal abrange tanto as postagens de grandes clientes com contrato como também as remessas de pessoas físicas, atendidas nas agências.

Quais as vantagens?

O projeto viabiliza o aprimoramento de processos de logística, tratamento e segurança mediante a possibilidade de ampliação de pontos de monitoramento, com baixo custo e sem a necessidade de dispêndio de tempo adicional para a leitura individual de códigos de barras, dentre outras vantagens.

Trata-se de uma implantação pioneira em nível mundial para o monitoramento de cargas postais e logística em larga escala, a qual em breve deverá ser estendida para os demais operadores postais membros da UPU.

Etiquetas de baixo custo com chip

O processo de rastreamento de objetos, produtos e até pessoas está cada vez mais comum e acessível à população, seja por ajuda de tecnologias como GPS, RFID, código de barras, entre outras.

A tecnologia RFID emprega etiquetas de baixo custo com chip e está sendo adotada por indústrias, defesa, farmacêuticos, transporte e varejo.

Reconhecimento

O case de sucesso do projeto RFID no Brasil levou os Correios a estar entre os três finalistas da categoria “Best Logistics/Supply Chain RFID/IoT Implementation”, no RFID Journal LIVE! 2023 Conference, que acontecerá de 9 a 11 de maio, em Orlando, Estados Unidos.

O RFID Journal LIVE! 2023 Conference é organizado pelo RFID Journal, empresa de mídia independente fundada em 2002, dedicada exclusivamente ao conteúdo relacionado a RFID, IoT e suas aplicações comerciais, sendo uma referência global no setor.

Segundo os Correios, a indicação ao prêmio ilustra a relevância da empresa para o uso da tecnologia em larga escala, beneficiando processos postais e logísticos, além de colocar a companhia e o país presentes no mapa da evolução da tecnologia mundial.

Participe da próxima Imersão Executiva!

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia

Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*

*horários sujeitos a mudanças

Últimas notícias

Post relacionado com o conteúdo

Este site utiliza cookies para proporcionar melhor desempenho.

Saiba Mais