Notícias

RaiaDrogasil utiliza logística compartilhada para reduzir emissão de carbono e resíduos

Maior ecossistema de saúde integral farmacêutico do país, a RaiaDrogasil está utilizando um sistema de logística compartilhada de pooling de paletes da CHEP para ajudar a reduzir de emissões de carbono e resíduos e o uso de madeira envolvida no transporte das mercadorias que chegam em suas lojas.

Para abastecer seus 11 centros de distribuição com medicamentos e produtos de saúde, beleza e bem-estar, a RaiaDrogasil movimenta cerca de 113 mil paletes anualmente, utilizando a logística compartilhada. 

O pooling de paletes é um modelo de economia circular utilizado em cadeias de suprimentos e logística. Em vez de uma única empresa possuir e gerenciar seus próprios paletes, o pooling envolve várias empresas compartilhando e utilizando os mesmos, numa cadeia colaborativa e sustentável.

Nesse modelo, uma empresa especializada em gestão de paletes, no caso a CHEP, é responsável por fornecer e manter as paletes em bom estado, bem como gerenciar a logística de coleta e entrega dos itens aos diferentes usuários.

Cada empresa paga apenas pelo uso das paletes que utiliza, em vez de ter que arcar com o custo total de possuir e gerenciar suas próprias paletes.

O pooling de paletes pode oferecer vantagens, como redução de custos de aquisição e manutenção de paletes, maior eficiência na gestão de paletes e menor impacto ambiental.

88 voltas ao mundo de caminhão

Desde 2013, quanto tiveram início as operações com a CHEP, o sistema de pooling de paletes diminuiu as emissões de CO2 da cadeia logística da RaiaDrogasil em um equivalente a 88 voltas ao mundo de caminhão.

A adoção do pooling também reduziu o uso de madeira com 11.031 árvores salvas e diminuiu o descarte de resíduos com 931 caminhões de lixo a menos.

A operação se dá por meio do contato entre os fornecedores da RaiaDrogasil – companhias farmacêuticas e fabricantes de cosméticos, por exemplo – e a CHEP.

No transporte das cargas, os produtos da indústria vão até os centros de distribuição do varejista em paletes da CHEP, que leva os itens e os deixa lá até que sejam retirados pela CHEP. 

Essa logística compartilhada é gerida pela empresa e operacionalizada por seus parceiros de transporte. Isso diminui o gasto com espaços de armazenamento de containers, paletes ou similares, já que eles não permanecem nos centros de distribuição.

Uma vez que o palete é coletado, ele passa por uma inspeção e volta ao ponto inicial da distribuição, tornando o processo menos trabalhoso para o receptor final do produto, nesse caso, a RaiaDrogasil.

Sem necessidade de gastos com ativos

Devido à tecnologia presente nos paletes, sua durabilidade se mantém mais tempo do que os paletes brancos ou os de madeira tradicionais, e não há necessidade de gastos com ativos, já que o sistema de pooling engloba o aluguel do serviço de uso, reparo e transporte de paletes, e não a compra.

“A logística compartilhada gerida pela CHEP garante a manutenção e entrega segura dos produtos que comercializamos. Além disso, nos apoia no objetivo de realizar uma operação mais sustentável do começo ao fim da nossa cadeia de varejo e alinhada aos objetivos e metas ESG da nossa empresa”, comenta Ana Clara Rossetto, da área de Sustentabilidade da RaiaDrogasil.

Segundo André Cardoso, Country Manager da CHEP Brasil, ter uma empresa com a capilaridade e a presença de mercado da RaiaDrogasil entre as empresas beneficiadas comprova a eficácia do sistema, “que é utilizado no mundo todo com alto índice de produtividade e economia de recursos”, garante.

Certificado de logística sustentável

Neste ano, a RaiaDrogasil recebeu um Certificado de Sustentabilidade, após terem sido mensurados os ganhos ambientais com a utilização dos paletes por meio da economia circular e da logística compartilhada.

Este documento, emitido com metodologia da consultoria ambiental RDC Environment, sediada na Bélgica, mostra um impacto ambiental com economia de 1.379.878 dm³ de madeira e de 465.201 kg em apenas um ano.

Mais de 750 centros de serviço

A CHEP possui aproximadamente 360 milhões de paletes, caixas e containers em uma rede de mais de 750 centros de serviço, suportando mais de 500.000 pontos de contato de clientes para marcas globais como Procter & Gamble, Sysco e Nestlé. 

Participe da próxima Imersão Executiva!

Hotel Grand Mercure, São Paulo – Vila Olímpia

Sábado (01/07) das 7:30h às 21:30*
Domingo (02/07) das 7:30h às 17h*

*horários sujeitos a mudanças

Últimas notícias

Post relacionado com o conteúdo
Tags: CaseESG

Este site utiliza cookies para proporcionar melhor desempenho.

Saiba Mais