PepsiCo utiliza inteligência artificial para escanear produtos de forma mais eficiente
A PepsiCo fechou parceria com a KoiReader Technologies para melhorar a eficiência e a precisão operacional em seus centros de distribuição usando inteligência artificial.
A gigante de alimentos e bebidas está implantando uma solução avançada de machine vision que lê etiquetas e códigos de barras de forma precisa e rápida para otimizar suas operações logísticas.
A tecnologia da KoiReader já está em operação em um centro de distribuição da PepsiCo na região de Dallas-Fort Worth, com expansão prevista para o final deste ano.
De qualquer tamanho
Em entrevista ao Supply Chain Dive, Ashutosh Prasad, fundador e CEO da KoiReader, disse que a tecnologia pode identificar e rastrear códigos de barras e etiquetas de qualquer tamanho ou ângulo em ambientes de alta velocidade, como uma esteira transportadora, ou mesmo etiquetas que tenham sido parcialmente danificadas.
A tecnologia também rastreia produtos com formatos regulares ou irregulares e computa quanto tempo os funcionários levam para embalar caixas e retirar itens.
“Na cadeia de suprimentos, nada se movimenta sem etiquetas”, disse Prasad. Ele explica que existem produtos de formatos regulares que possuem etiquetas e podem ser escaneados. Mas há outros, como o Red Bull, que não podem ser escaneados porque são vendidos em caixas com seis unidades. “Caso você faça uma separação desses itens nos paletes, corre o risco de perdas no inventário.”
Redução de custos
No final, tudo se resume a reduzir custos, segundo Prasad. “Se você está fazendo varreduras em esteiras transportadoras e sua tecnologia de escaneamento de etiquetas não for precisa, terá que frequentemente enviar pessoas para lidar com as exceções.”
A tecnologia também está sendo testada para escanear paletes de refrigerantes e salgadinhos, e já é usada nas operações na unidade da PepsiCo no Texas para leitura de equipamentos de movimentação de cargas que entram e saem do local.
Seu uso será expandido no futuro para validar as entregas aos clientes e garantir 100% de precisão nas operações de picking realizadas por pessoas.
Expansão
A KoiReader começou a trabalhar com a PepsiCo em 2021 e, desde então, tem expandido suas soluções para diferentes aplicações. A PepsiCo está se juntando ao movimento geral da indústria para automatizar seus centros de distribuição buscando otimizar as operações.
No ano passado, a Maersk iniciou um piloto com a empresa de robótica BionicHIVE para uma solução automatizada que classifica, seleciona e armazena pacotes. Esta não é a primeira vez que a transportadora busca aprimorar sua gestão de estoque, já que em janeiro anunciou parceria com a Verity para rastreamento utilizando drones autônomos.
A United Natural Foods também implantou a tecnologia de escanemento em um de seus centros de distribuição em Washington, em março. Enquanto a JD.com, gigante do comércio eletrônico com sede na China, inaugurou recentemente seu terceiro armazém autônomo na Califórnia.