Se empenhando para zerar as emissões de CO2 em toda a cadeia de valor até 2050, o grupo Electrolux anunciou um novo modelo de caminhão movido a energia solar, criado em parceria com a empresa Hitech Electric.
O modelo é equipado com placa fotovoltaica de 400W de potência e promete autonomia de 10h-12h. Segundo a empresa, o caminhão híbrido movido a energia solar é inédito no setor e está rodando desde julho em São Paulo.
Fernando Keske, diretor de sustentabilidade em operações do Electrolux Group América Latina, destacou que a união entre diferentes áreas foi fundamental para o sucesso da implementação:
“O grande desafio em encontrar soluções sustentáveis geralmente são o custo elevado de implementação, mas graças à união entre as áreas de Transportes, Compras, D2C e Sustentabilidade e EHS em Operações, pudemos implementar essa novidade de forma competitiva para o negócio, sem impactar o custo final do consumidor”, disse em nota ao Um Só Planeta.
A Electrolux espera realizar aproximadamente 450 entregas mensais com o modelo solar e, com isso, reduzir em mais 18,75 toneladas as emissões de CO2/ano por veículo implementado – comparado aos caminhões convencionais movidos por combustíveis fósseis.
Os planos de sustentabilidade da Electrolux
Os planos sustentáveis da líder mundial em eletrodomésticos e aparelhos de uso profissional envolvem principalmente o setor de transportes, afinal, estima-se que o mesmo responda por mais de 60% das emissões de gases de efeito estufa em São Paulo.
Segundo a empresa, mais dois modelos solares chegarão nos próximos meses, juntando-se à frota de caminhões elétricos e bicicletas usados para entregas de curta distância e mercadorias menores.
Desde que os caminhões elétricos começaram a rodar em 2021, a emissão de CO2 foi reduzida em quase 200 toneladas, de acordo com a Electrolux. Em média, os veículos realizam quase 2,4 mil produtos mensalmente.
Além da frota mais ecológica, a companhia utiliza empilhadeiras elétricas para reduzir a emissão de gases poluentes em suas operações.
De forma geral, as iniciativas sustentáveis estão funcionando e já ajudaram o grupo a alcançar a meta de redução nas emissões absolutas de carbono (diretas e indiretas em operações – escopos 1 e 2) em 82% em relação a 2015.
O crescimento exponencial da logística verde
A logística verde, também conhecida como logística sustentável, refere-se a uma gestão que integra práticas ambientais em operações logísticas e nos processos que envolvem a cadeia de suprimentos. Os esforços focam em minimizar o impacto do setor no meio ambiente.
O tamanho do mercado global de logística verde foi avaliado em US$ 1,3 trilhão em 2022 e deverá atingir US$ 2,9 trilhões até 2032, crescendo a um CAGR de 8,3% de 2023 a 2032.
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Amanda Moura é formada em Ciências Sociais e do Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e se dedica a estudar comportamento, consumo e tendências.
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