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iFood investe US$ 100 mil em embalagens biodegradáveis em parceria com startup growPack

O iFood, empresa brasileira líder em delivery online, acaba de anunciar um investimento de 100 mil dólares para a produção de embalagens biodegradáveis.

Seu objetivo é ampliar a forma de contribuir para a sustentabilidade na cadeia de entrega de alimentos, focando em ESG.

As bandejas com tampa para transporte foram desenvolvidas pela startup growPack, que utiliza tecnologia para extrair a matéria-prima a partir da palha do milho e outros materiais compostáveis.

500 mil unidades para testes

Serão produzidas inicialmente 500 mil unidades para testes. Já em 2022, cerca de 30 mil embalagens foram usadas também em fase de testes, sendo 18 mil entregues gratuitamente para restaurantes parceiros em Campinas (SP).

Em troca, o iFood e a growPack solicitaram feedbacks sobre o uso do material, incluindo questões sobre experiência de montagem, aparência, temperatura e usabilidade.

Alexandre Lima, gerente de sustentabilidade do iFood, destaca que a parceria entre as empresas tem como objetivo construir uma embalagem melhor e mais resistente, que cause menos impacto ambiental durante sua produção e descarte.

Mais de meio milhão de reais em 2023

A parceria entre iFood e growPack começou em 2019, mas foi em 2021 que as empresas voltaram a discutir um modelo de negócio conjunto.

Após ótimos feedbacks na fase de testes em 2022, a empresa fez um investimento de mais de meio milhão de reais em 2023 para focar na ampliação das ações comerciais da fabricante e desenvolver novos moldes para outros tipos de culinária.

Redução da pegada ecológica

Localizada em Vinhedo (SP), a startup growPack utiliza tecnologia mecânica e adaptável a outros tipos de biomassa, além da casca do milho.

O processo não envolve cozimento químico nas matérias-primas, reduzindo a pegada ecológica e os custos de produção.

As bandejas são compostáveis e adequadas para micro-ondas, forno e freezer. São seguras para uso com qualquer alimento embalado e resistentes por até 36 horas em contato com líquidos.

Cadeia produtiva é 100% rastreável

O CEO da growPack, Exequiel Bunge Berg, ressalta que sua cadeia produtiva é 100% rastreável e a tecnologia para fabricação é termomecânica, o que significa que não utiliza químicos nocivos e ainda reduz 80% do consumo de água e metade das emissões, se comparado com a produção de papéis e papelão.

“A growPack inova a partir de uma tecnologia que já é tendência em outros países. Criamos um processo próprio para dar origem a um biomaterial ainda mais funcional e sustentável que a fibra moldada tradicional”, explica Berg.

Os restaurantes parceiros já podem adquirir as embalagens por meio do iFood Shop. 

 


Com informações da
EmbalagemMarca.

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Tags: ESG

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