O mercado global está a cada dia mais volátil, com aumento nas demandas de clientes e desafios diversos na cadeia de suprimentos.
Vale lembrar que o supply chain é um dos processos mais complexos e críticos de qualquer empresa, pois envolve desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto final aos clientes.
E, ao longo desse processo, podem ocorrer vários desafios, como atrasos na entrega, problemas de qualidade dos materiais, falta de transparência nas informações, entre outros, como explica James Barroso, diretor de Go To Market Latam da Infor, especialista em software de nuvem empresarial.
“Felizmente, a inteligência artificial pode ajudar a superar muitos desses desafios, trazendo mais eficiência e produtividade para a cadeia de suprimentos”, diz.
Uma pesquisa realizada pelo IBGE, em 2022, mostrou que cerca de 70% das empresas entrevistadas investiu em inovações tecnológicas no ano anterior e 58,4% pretendem expandir seus investimentos em pesquisa e desenvolvimento em 2023.
“A tendência é clara: a inovação vem deixando de ser uma possibilidade e vem se tornando uma necessidade quando falamos de otimizar os processos da cadeia de suprimentos, além de posicionar positivamente a organização no mercado e conseguir novos clientes e investidores – e mantê-los satisfeitos”, conta Barroso.
Confira as dicas do profissional da Infor em Logística 4.0 para otimizar os processos da cadeia de suprimentos utilizando essas tecnologias.