1) Contar com parceiros e fornecedores no planejamento
Nas reuniões, desde que feitas com a antecedência necessária, é possível avaliar as condições de performance e atendimento de cada um e checar se os parceiros e fornecedores estão aptos a absorverem a demanda adicional do período.
Dessa forma, haverá tempo para deixar tudo programado e combinado ou se adaptar às necessidades do grupo.
2) Experimentar modelos operacionais alternativos
Por meio do trabalho em conjunto entre os times de marketing e de logística, é possível criar ações para potencializar as vendas, utilizando modelos operacionais alternativos, excepcionalmente preparados para a data.
Estender o horário de funcionamento para processar mais pedidos e combinar a expedição e coleta dos transportadores aos finais de semana são exemplos de iniciativas eficazes em períodos de alta demanda.
3) Ter planos de contingência
É fundamental ter à disposição opções extras de parceiros e transportadores para reorientar a operação, caso haja problemas com os fornecedores usuais. Esse plano de contingência deve constar nas conversas iniciais para evitar surpresas e imprevistos.
4) Estar preparado para a logística reversa
Um aumento absoluto do número de desistências, devoluções e trocas é costumeiramente esperado em datas sazonais, em que a quantidade de pedidos é naturalmente maior. Portanto, considere esse fator no planejamento inicial e prepare sua operação para a logística reversa.
Importante encarar essa modalidade como alavanca para promoção de experiência superior e fidelização de clientes – e não puramente como um custo ou obrigação legal.
5) Medir a satisfação dos usuários
A logística exerce um papel fundamental na satisfação e fidelização de clientes. Através dos feedbacks dos consumidores, o empresário é capaz de identificar o que deu certo ou errado e, assim, pode se preparar melhor para as datas que estão por vir.
“Reunir as opiniões dos consumidores e compartilhar os resultados com a equipe de marketing e a área de negócios é importante para direcionar as estratégias a partir de dados concretos. Fica sempre um aprendizado para o ano seguinte”, finaliza o especialista.
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